Pular para o conteúdo principal

Conheça 10 cemitérios considerados atração turística

por Marlyana Lima - Editora

Pode parecer estranho, mas não são poucas as pessoas que gostam de visitar cemitérios famosos, mundo afora. É o chamado necroturismo. Mórbido? Nem tanto! A verdade é que existem turistas que não dispensam uma conferida nesses locais quando estão de passagem pelas principais cidades do mundo. 
Alguns são visitados por serem a última morada de personalidades. Outros por conta da riqueza arquitetônica de seus túmulos e criptas. Há também os que são cercados por áreas verdes e inspiram a meditação. O fato é que os cemitérios mais populares do mundo chegam a oferecem tours guiados com especialistas. 
De olho nesse nicho, o site HostelBookers, especialista em hospedagem, elaborou uma lista com os mais belos e simbólicos cemitérios do mundo. Confira:

Père Lachaise - França

paris
Paris tem fama de possuir os mais belos cemitérios da Europa. O mais conhecido é o Père Lachaise. Na cidade mais visitada do mundo, esse campo santo é tão movimentado que tem horário de visitas definido. A maioria dos turistas é atraída pela extensa lista de “moradores” ilustres. Fãs de Jim Morrison, Édith Piaf, Allan Kardec, Balzac, Proust, Chopin, Modigliani, Maria Callas, Molière, Oscar Wilde, entre outros nomes marcantes, não medem esforços para prestar homenagem a seus ídolos. O local foi projetado pelo arquiteto Alexandre Théodore Brongniart, em 1803.

Arlington National Cemetery - Estados Unidos

arlington-875457_1280
Fica no Condado de Arlington, na Virginia, o mais tradicional cemitério militar dos Estados Unidos que chega a atrair quatro milhões de visitantes todo ano. O simbolismo patriótico norte-americano preenche o espaço cujas lápides homenageiam americanos mortos desde a Guerra da Independência até a Guerra do Iraque. Entre os destaques estão o Memorial de Iwo Jima e o Túmulo do Soldado Desconhecido. Lá também estão enterrados membros da família Kennedy, incluindo o ex-presidente John F. Kennedy.

Neptune Memorial Reef - Estados Unidos

Neptune_memorial_reef_10
Em vez de sete palmos abaixo do chão, os "moradores" desse "cemitério" ficam a 12 metros de profundidade. Projetado para ser o maior arrecife criado pelo homem, a obra foi elaborada como uma tentativa de recriar a Cidade Perdida de Atlantis, mas acabou transformada em mausoléu subaquático para restos mortais cremados de moradores da Flórida. Apelidado de “a cidade dos mortos”, o local passou a atrair mergulhadores, turistas e curiosos interessados em observar a vida marinha presente no ambiente.

La Recoleta - Argentina

La Recoleta
Incluído nos roteiros turrísticos de Buenos Aires, é conhecido por abrigar figuras ilustres argentinas, de ex-presidentes a músicos e escritores. Nada que supere, no entanto, a fama  do túmulo da ex-primeira dama Eva Perón. Muitos visitantes também se interessam por sua arquitetura neoclássica e pelos belos jardins que rodeiam o local.

Catacombe dei Cappuccini - Itália

Catacombe dei Cappuccini 
É na região siciliana, mais precisamente em Palermo, que se encontra um dos cemitérios mais exóticos e macabros do mundo. É preciso coragem para passear entre as subterrâneas Catacumbas dei Cappuccini. Ali, os restos mortais estão expostos nas paredes e alguns pendurados em ganchos. O local ficou famoso, desde o século 16, pelo processo de embalsamento utilizado.

Okunoin - Japão

Okunoin
Fica em Koyasan, o maior cemitério japonês com suas mais de 200 mil sepulturas. Localizado em uma encosta do Monte Koya, a cerca de 50 Km de Osaka, é extremamente bem cuidado e se assemelha mais a templo de meditação. Também é considerado o local mais sagrado de Koyasan, já que abriga o mausoléu de Kobo Daishi, fundador da seita budista Shingon.

Cemitério Alegre - Romênia 

Merry Cemetery
Apesar de soar contraditório, o local onde os moradores de Sapânta (norte da Romênia) sepultam seus mortos, ganhou esse nome desde que suas lápides começaram a ser trocadas. Em lugar do cinza, elas ganharam cores e desenhos de arte primitiva.

St. James Cemetery - Reino Unido

Highgate Cemetery
Nesse caso, há dois motivos que atraem visitantes: a arquitetura gótica e o túmulo de Karl Marx, que está enterrado com sua esposa, no setor reservado para os banidos da Igreja Anglicana. O local, no norte de Londres, também tem fama de mal-assombrado.

Hollywood Forever - Estados Unidos

Hollywood Forever
Localizado na Avenida Santa Monica, em Los Angeles, abriga grandes nomes da cultura norte-americana. Ali foram sepultados astros como Rodolfo Valentino, George Harrinson e o roqueiro Johnny Ramone, cujo túmulo tem um busto tocando de guitarra.

Staglieno - Itália

Staglieno
É um dos maiores da Europa. Fica em uma encosta no bairro de mesmo nome, em Gênova, e é famoso por seus túmulos elaborados e esculturas de artistas como Leonardo Bistolfi, Augusto Rivalta, Giulio Monteverde e Edoardo Alfieri. 

Zentralfriedhof - Áustria

Zentralfriedhof
É o cemitério central de Viena e o segundo maior da Europa. O espaço é tão amplo que é permito trânsito privado de carros dentro do cemitério e há um ônibus para transportar os visitantes. Inaugurado em 1874, tem áreas para protestantes, budistas, judeus, mórmons e muçulmanos. Dentre os famosos túmulos que abriga, destacam-se grandes nomes da música clássica, como Beethoven, Brahms, Schubert e Strauss.

Diário do Nordeste

Comentários