Pular para o conteúdo principal

Criador de Girls in The House lança livro na Capital

O verbo “viralizar” encontra nas redes sociais seu uso corrente: quando um conteúdo viraliza, significa dizer que ele se espalha rapidamente pela internet, vira assunto do Twitter ao Facebook. Para ajudar, aplicação numa frase: o youtuber Raony Phillips e sua websérie Girls in The House (GITH) viralizam a cada novo vídeo. Feita com os personagens de The Sims, jogo eletrônico de simulação da vida real, a série narra as experiências vividas pelas protagonistas Duny, Honey e Alex na pensão da Tia Ruiva. Carioca de 24 anos, Raony criou o universo de GITH em 2014 e faz tudo na produção, dos roteiros à edição, passando pela dublagem. Amanhã, 18, o Vida&Arte Convida recebe Raony como principal atração. O evento, uma parceria com a Livraria Cultura, começa às 15 horas.
Os vídeos feitos por Raony, postados no YouTube, conquistaram os internautas pelo despojamento, menções pop e humor escrachado. Não por acaso, muitas das frases das personagens se espalham pelas redes sociais. Entre algumas, estão “Esse micão que você tá pagando, é no crédito ou débito?”, proferida pela sarcástica Duny, e “Eu vou expor ela”, numa paródia feita por Raony do reality show da família Kardashian.
No entanto, Raony e GITH acabaram dando passos que ultrapassaram as telas dos computadores e smartphones. No ano passado, a websérie chegou a ser exibida na televisão, numa parceria com o canal TNT. Já no último mês de agosto, Raony escreveu Meu Livro. Eu que escrevi, obra assinada pela protagonista Duny. No Vida&Arte Convida, o youtuber participará de um bate-papo aberto ao público sobre a websérie e a experiência do livro. A conversa será mediada pelo repórter Iury Figueiredo. “O livro é cheio de referências à série, é cheio de sarcasmo e ironia, bem como a forma que Duny fala”, aponta o mediador. “Um dos pontos a serem abordados é esse processo de produzir o livro. Saber como é isso de pegar conteúdo de uma mídia que é mais rápida, com um trabalho voltado à comédia, e fazer aquilo que funciona na internet funcionar também na literatura”, adianta Iury.
Maycon Geissler, assistente de marketing e eventos da Livraria Cultura em Fortaleza, aponta para a possibilidade de aproximação dos jovens com a leitura a partir de obras escritas por figuras da Internet. “Isso tem impactado o meio literário, tem muito youtuber e digital influencer lançando livro. De repente, isso pode ser um caminho para quem está afastado da literatura. Quando vimos que o Raony ia lançar um livro, a gente sabia que o publico dele é muito jovem e entendemos que seria mais uma porta de entrada para a literatura. Literaturas alcançam públicos diferentes e o importante é fazer com que as pessoas leiam”, defende Maycon.
Nas edições anteriores do V&A Convida, o evento recebeu o rapper Criolo, os irmãos quadrinistas Gabriel Bá e Fábio Moon e o escritor Raphael Montes. Além do tema central e da presença do convidado, a programação também conta com atividades paralelas. Às 15 horas, o dia abre com o Encontro de Blogueiros, que vai discutir o futuro da editora DC Comis a partir da estreia do filme Liga da Justiça. O espaço infantil começa às 17 horas, com a contação de histórias de Camila Barbosa. O bate-papo com Raony é aberto ao público e começa também às 17 horas. A partir das 18h30min, o carioca participa de uma sessão de autógrafos com os fãs. Para participar da sessão, é necessário retirada de senha.
SOBRE GIRLS IN THE HOUSE.
O primeiro vídeo da websérie foi postado no canal do YouTube de Raony (chamado por ele de “Rao TV”) em 19 de novembro de 2014. Hoje, o episódio inicial já soma mais de 6 milhões de visualizações e GITH chegará, no ano que vem, à quarta temporada. No canal do carioca, são quase 1,5 milhão de inscritos que acompanham as aventuras e desventuras de Duny, Alex e Honey. Alguns episódios contam com a “participação especial” de figuras célebres na cultura pop, como Kim Kardashian, Beyoncé e Dua Lipa. Girls in The House chegou até a ganhar uma websérie derivada focada em Duny, a Disk Duny. O canal tem, ainda, clipes e vídeos especiais protagonizados pelas personagens.
PROGRAMAÇÃO
15 horas
Encontro de Blogueiros: Liga da justiça e o futuro da DC Comics nos cinemas
Com Davi Rocha (Bacontástico), Rildon Oliver (CosmoNerd) e Renan Lelis (Poltrona Nerd)
17 horas
Entrevista aberta com Raony Phillips, criador de Girls In The House
Mediação de Iury Figueiredo, repórter do Vida&Arte
17 horas
Espaço Infantil: Contação de histórias com Camila Barbosa.
18h30
Sessão de Autógrafos com Raony Phillips
SERVIÇO
Vida&Arte Convida Raony Phillips
Quando: amanhã, 18, a partir das 15 horas
Onde: Livraria Cultura (Av. Dom Luís, 1010, Aldeota)
Entrada franca
Mais informações: goo.gl/pbVHhc
JOÃO GABRIEL TRÉZ
O Povo

Comentários