Pular para o conteúdo principal

Entidades lançam Frente Nacional Contra a Censura

Objetivo é se opor abertamente à censura às artes que tomou conta do pais, como na exposição Queermuseu ou a Pedro Morareida no Palácio das Artes.

Cntenas de pessoas estiveram presentes no Grande Teatro do Palácio das Artes – local marcado por manifestações contra e a favor da censura.
Centenas de pessoas estiveram presentes no Grande Teatro do Palácio das Artes – local marcado por manifestações contra e a favor da censura. Foto (Mídia Ninja)
Por Charles Mascarenhas
Entidades culturais lançaram a Frente Nacional Contra a Censura (FNCC), na noite dessa terça-feira (21), no Palácio da Artes, no centro de Belo Horizonte (MG). O objetivo é se opor abertamente à censura às artes que tomou conta do pais nos últimos meses.
Centenas de pessoas, entre artistas, movimentos pela liberdade e democracia e cidadãos comuns, estiveram presentes no Grande Teatro do Palácio das Artes – local marcado por manifestações contra e a favor da censura tendo como objeto a exposição 'Faça você mesmo sua Capela Sistina', de Pedro Pedro Moraleida –, para entender e participar da Frente, movimento encabeçado por artistas, mas que ganhou a simpatias de milhões por todo o Brasil.
Presente ao evento, o Secretário Municipal de Cultura, Juca Ferreira, comentou sobre o movimento: “A criação dessa frente possibilita o encadeamento não só dos artistas, pois não estamos tratando aqui de uma questão corporativa, não é a defesa da liberdade de expressão dos artistas apenas, é a defesa de um direito conquistado por toda a sociedade brasileira de se manifestar, de crer no que quiser crer”, destacou.
O Secretário Estadual de Cultura, Ângelo Oswaldo também esteve no Palácio das Artes, se posicionou a favor da criação da Frente e lamentou o fechamento do “Queermuseu” em Porto Alegre.
Ainda em seu discurso, Ângelo Oswaldo relembrou que em 2002 foi feita a primeira exposição das obras de Pedro Moraleida (“Faça Você Mesmo Sua Capela Sistina”) e que esta teve repercussão internacional, revelando Moraleida para o mundo.
Sobre os boicotes às artes no Brasil, Ângelo Oswaldo foi enfático. “Cada um tem o direito de ver o que quiser, mas não pode restringir o direito do que o outro pode ver. Há um jogo de interesses e desvirtuamentos de visões por trás disso tudo”.  
A Frente Nacional Contra a Censura (FNCC) organiza atos para as principais cidades do país, como Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Salvador.
Confira o Vídeo Oficial de Lançamento da Frente Nacional Contra a Censura, exibido no Palácio das Artes:


Redação DomTotal

Comentários