Livro sobre Bob Dylan é lançado nesta sexta-feira

Livro será lançado na galeria Sem Título Arte
Livro será lançado na galeria Sem Título Arte
O par formado por rock e filosofia é o assunto do novo livro do pesquisador Daniel Lins, professor do departamento de Sociologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Bob Dylan, a liberdade que canta traz um conjunto de ensaios que estabelece uma ligação entre o músico e nomes renomados da filosofia, como Nietzsche e Foucault.
O autor imergiu na arte de Dylan por cinco anos, pesquisando vida, música e livros do cantor. Depois da conclusão do trabalho, Daniel afirma: “Bob Dylan é filósofo”. O lançamento da obra será na galeria Sem Título Arte, nesta sexta, 24, com discurso do autor e apresentação musical de André Henrique, doutorando em filosofia.
A atitude de Bob Dylan foi uma das características que iniciou o interesse de Daniel pela história. “As pessoas perguntavam ‘de onde veio esse menino fanhoso, desajeitado e mal vestido?’, enquanto isso Bob estava questionando, criando problemas”, afirma. A liberdade aparece logo no título e é discutida em toda a obra, pois Lins acredita que as “rebeldias dylanianas” ajudaram o músico a se reinventar e a transformar pensamentos. Para Daniel, isso é “ser livre”.
Com posfácio do filósofo francês Jean-Luc Nancy, o livro encerra tratando da relação filosófica e do cunho autorreflexivo do rock. O texto foi traduzido por Lilia Benevides e tinha antes sido publicado na revista Rue Descartes, em 2008. O encontro entre Nancy e Lins justifica e expande o conhecimento contido na obra, aprofundando a bibliografia de autores que os dois apresentam. Lins destaca ainda que o livro não é uma biografia de Bob Dylan, mas um olhar mais complexo para sua arte.
SERVIÇO
Lançamento do livro Bob Dylan: a liberdade que canta
Quando: sexta-feira, 24, a partir das 19 horas
Onde: Sem Título Arte (Rua João Carvalho, 66 - Aldeota)
Evento gratuito
Livro à venda por R
Telefone: 98881 8261
O Povo

Comentários

Mais Visitadas

Por que há tão poucas chefs mulheres?

Convém pensar

Fernando Pessoa, instigador da vanguarda portuguesa

Com muito carnaval, Olinda comemora o Dia do Frevo nesta sexta-feira

Documentário sobre papa Francisco chega a cinemas dos EUA em maio