Pular para o conteúdo principal

Sem pegar trânsito e sem suar! App oferece serviço de carona de bike em que passageiro não precisa pedalar

Bikxi - Lançamento do serviço no Condomínio Pátio Malzoni - foto © Carlos Alkmin
Os grandes congestionamentos são problema todos os dias nas metrópoles. Em resposta a esse cenário (nada agradável!), diversas alternativas de transporte para fugir do trânsito pipocam por aí. Nós, do The Greenest Post, compartilhamos várias delas na seção Mobilidade do nosso site.
Ainda assim, o paulistano continua em maus lençóis: na capital de São Paulo, gasta-se em média 1,5 mês por ano apenas em deslocamentos. Sem falar na concentração de CO2, que já atinge níveis recordes. Em 2017 atingimos o mais alto índice registrado nos últimos 800 mil anos, de acordo com relatório divulgado pela World Meteorological Organization.
Nesse contexto, apresentamos a Bikxi, mais uma solução inovadora que visa ajudar a população a fugir do trânsito de maneira sustentável. O serviço oferece caronas em bicicletas duplas elétricas, que são guiadas por profissionais treinados especialmente para pedalar nas ciclovias e ciclofaixas da cidade de São Paulo.
Com a Bikxi, o passageiro possui todos os benefícios de uma bicicleta, evitando o congestionamento e chegando mais rápido e mais disposto ao seu destino, com uma diferença: ele tem a opção de pedalar ou não.
As viagens podem ser solicitadas tanto por aplicativo, disponível em versões para celular Android e Iphone, quanto na própria ciclovia. Basta fazer sinal para um Bikxer, assim como fazemos para um táxi na rua.
O serviço, que é inédito no mundo, foi criado pelo economista Danilo Lamy, de apenas 30 anos. Danilo trabalhou por três anos em Nova York e, quando retornou ao Brasil, estava cansado de enfrentar os congestionamentos de São Paulo. Decidiu então trocar o carro pela bicicleta e viu que, além de chegar mais disposto e feliz ao trabalho, levava menos da metade do tempo para se locomover do que de carro.
Motivado em levar estes benefícios da bicicleta para mais pessoas e criar uma cidade mais sustentável e eficiente, Lamy criou a Bikxi, uma startup que busca trazer uma alternativa sustentável, rápida e divertida de mobilidade urbana: “Percebi que muitos não usavam a bicicleta, pois tinham o receio de chegar suado ou porque tinham medo de guiar uma bicicleta na cidade. Com a Bikxi, a pessoa tem uma experiência única, havendo todos os benefícios e agilidade de uma bicicleta comum, mas sem ter que se preocupar com nada, pois há um motorista pedalando por ela. O passageiro pode simplesmente relaxar e curtir sua viagem e, ao mesmo tempo, melhorar sua qualidade de vida, otimizar seu tempo de deslocamento e contribuir para uma cidade mais sustentável”, explica Lamy.
Segundo ele, a bicicleta foi desenvolvida exclusivamente para o serviço. São dois bancos de couro, sistema elétrico de pedal assistido, bagageiro, porta-luvas e pedais independentes, para garantir que o passageiro pedale apenas se quiser.
A empresa ainda oferece ao passageiro um capacete, touca higiênica para a cabeça e capa de chuva para dias com garoa. As bicicletas circulam por um trecho de mais de 20 quilômetros, totalmente conectado por ciclovias e ciclofaixas, que passa pelas regiões do CEAGESP, Avenida Faria Lima, Parque do Ibirapuera, Avenida Berrini e Ponte do Morumbi.
Para o lançamento da empresa, foi criada uma frota de 10 bicicletas que atuam de segunda à sexta-feira das 07h às 20h30.
E aí, bora experimentar?

Comentários