Pular para o conteúdo principal

Concurso do Vaticano premiará livro e produção jornalística

Ao menos duas obras serão premiadas pela Fundação Vaticana Centesimus Annus Pro Pontifice em 2019

Da redação, com CNBB
Em sua quarta edição, concurso do Vaticano premiará livro e produção jornalística
O concurso internacional “Economia e Sociedade” está com as inscrições abertas até o dia 24 de maio de 2018 para publicações e trabalhos jornalísticos sobre temas relativos à Doutrina Social da Igreja Católica. Os prêmios, promovidos pela Fundação Centesimus Annus – Pro Pontifice, serão no valor total de 50 mil euros.
A premiação tem como objetivo promover o conhecimento da Doutrina Social da Igreja Católica e é conferido a cada dois anos, sendo a próxima edição em 2019.

Livro

A primeira categoria do concurso conferirá uma premiação no valor de 30 mil euros a um livro. A obra deve ter sido publicada a partir de 1º de janeiro de 2009 e “distinguir-se pela sua original contribuição à explicação, aprofundamento ou aplicação da Doutrina Social da Igreja”, além de ter “uma reconhecida solidez doutrinal e qualidade excepcional”.
“A Fundação Centesimus Annus – Pro Pontifice pretende premiar contributos que sejam compreensíveis pelo público em geral e que expressem com vigor um compromisso cristão na atividade econômica e social”, lê-se no edital.
De acordo com a fundação, o júri terá em consideração trabalhos publicados em língua francesa, inglesa, italiana, portuguesa, espanhola e alemã. Se os vencedores forem mais do que um, o prêmio será dividido entre eles.

Jornalismo

Denominada “Jornalismo e meios de comunicação social”, a segunda premiação distribuirá aos vencedores 20 mil euros. A fundação poderá subdividir a quantia entre dois ou mais trabalhos de jornalismo sobre temas relativos à Doutrina Social da Igreja.
O júri levará em consideração trabalhos de “excepcional qualidade publicados por meios de reconhecida importância nacional ou internacional a partir de 1º de janeiro de 2016 em língua francesa, inglesa, italiana, portuguesa, espanhola e alemã”.

Para participar

Os candidatos à premiação devem enviar suas obras para o seguinte endereço:
Fondazione Centesimus Annus – Pro Pontifice
Segreteria del Premio Internazionale
Cortile San Damaso 00120 Città del Vaticano
centannus.award@foundation.va
Mais informações no site: http://www.centesimusannus.org

Edição de 2017

Neste ano, a cerimônia de entrega do Prêmio Internacional “Economia e Sociedade” ocorreu em 18 de maio, no Palazzo della Cancelleria por ocasião do Congresso Internacional da Fundação Centesimus Annus – Pro Pontifice, organizada em Roma e no Vaticano, entre os dias 18 e 20 de maio. O evento foi presidido pelo secretário do Estado da Cidade do Vaticano, cardeal Pietro Parolin.
O prêmio principal foi atribuído a Markus Vogt, autor da obra “Prinzip Nachhaltigkeit. Ein Entwurf aus theologisch-ethischer Perspektive” (Princípio da sustentabilidade. Um rascunho de uma perspectiva teológico-ética). A obra foi publicada em Munique, na Alemanha, no ano de 2009. A versão premiada é a terceira edição, de 2013.
Para a seção especial dedicada ao trabalho de jornalismo, foram premiados trabalhos da França e da Alemanha:
Padre Dominique Greiner , pelo seu blog “La doctrine sociale sur le fil” (A Doutrina Social em tópico), publicado no site do jornal La Croix (www.doctrine-sociale.blogs.la-croix.com);
Burkhard Schäfers, para a transmissão de rádio “Oswald von Nell-Breuning – Foi von der katholischen Soziallehre geblieben ist”, sobre o padre jesuíta alemão considerado o fundador da Doutrina Social Católica. A série foi veiculada pela primeira vez no Deutschlandradio Kultur/Religion em 8 de março de 2015.

Comentários