Pular para o conteúdo principal

Dez anos sem Dom Aloísio

Padre Geovane Saraiva*
A partir do mistério da encarnação, como é importante pensar e meditar na salvação que nos é oferecida como dom e graça! Cristo Jesus, com seu glorioso nascimento, entrou na nossa história e penetrou no profundo do Universo, convencendo-nos de que ele é o centro misterioso de toda a criação. Alicerçados na vontade de Deus, somos chamados sempre mais a buscar sua verdadeira imagem, “na graça salvadora de Deus que se manifestou a todos os homens” (Tt 2, 11).

Resultado de imagem para dom aloísio lorscheider saraivaÉ na alegre, afável e harmoniosa esperança da frágil criança na manjedoura de Belém, bem dentro do contexto do Natal do Senhor, que recordamos Dom Aloísio Lorscheider, que há dez anos partiu deste mundo (23/12/2007). Quem teve a graça de conhecê-lo, de com ele conviver e trabalhar, pôde atestar, agradecido ao bom Deus, sua vida como sendo uma dádiva do céu para o povo brasileiro, sempre lembrado de sua fecunda presença de 22 anos entre o povo cearense. Era um profeta de voz doce, e, diante da insensatez do mundo, ecoou essa voz bem alto e em bom tom, em circunstâncias de muito sofrimento e ausência de liberdade da vida do povo brasileiro.

O Cardeal Lorscheider anunciou com força a esperança cristã, em conformidade com o Evangelho, sendo um sinal vivo de Deus. Identificado com o a Boa Nova de Jesus, sonhava em ver a criatura humana vivendo em melhores condições de vida e com mais dignidade, sobretudo aqueles que Deus colocou como ovelhas do seu rebanho. Também travou uma árdua e envolvente luta a favor da redemocratização, da liberdade de expressão e do fim da tortura em nosso querido Brasil, dentro da dura realidade da falta de liberdade vivida pelo povo brasileiro, sem jamais se cansar.

Certamente, a exigente e acintosa realidade do Nordeste brasileiro o levou a redescobrir a verdadeira face de Deus, numa vida inteiramente aberta ao seu Senhor e aos irmãos, traçando, assim, os passos de sua ação pastoral, dentro da coerência franciscana, longe de intolerância e intransigência, sendo um sinal vivo do Seu amor, no sonho de uma sociedade mais inclusiva, sem nunca lhe faltar a ternura e a coragem do bom pastor.

Vamos render graças ao Deus da vida por Dom Aloísio, na Missa das 19 horas de 23 de dezembro de 2017, na Paróquia de Santo Afonso, Parquelândia – Fortaleza-CE.


Pároco de Santo Afonso e vice-presidente da Previdência Sacerdotal, integra a Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza - geovanesaraiva@gmail.com

Comentários