Pular para o conteúdo principal

Pianista Benjamim Taubkin encerra calendário 2017 do projeto Mestre & Aprendiz

Músico participará de debate na quinta (30), no Centro Cultural Belchior, e realizará o concerto “Música de Dentro” no sábado (2), no Teatro Tapera das Artes em Aquiraz
Foto: Rodrigo Apoena Clemente
Para finalizar as atividades de 2017 do projeto “Encontro Mestre & Aprendiz”, o pesquisador musical e pianista fará concerto no Teatro da Tapera das Artes, na cidade de Aquiraz, no dia 02 de dezembro, gerando diálogos criativos e musicais entre jovens estudantes de música.
Além disso, em Fortaleza, numa parceria do projeto Mestre & Aprendiz com a Plataforma Sinfonia do Amanhã, Benjamim Taubkin participará na quinta-feira (30), às 19h, do ciclo de Diálogos Sinfonia, um polo de discussão mediada com grandes artistas da música instrumental nacional. O encontro entre músico e público será no auditório do Centro Cultural Belchior.
Já no sábado (02), às 19h, no Teatro Tapera das Artes, em Aquiraz, o pianista realizará o concerto “Música de Dentro”. Para a apresentação será respeitada a capacidade máxima de 350 pessoas no teatro, onde serão distribuídos ingressos 1 hora antes do evento. A entrada é gratuita.

Sobre Benjamim Taubkin

A música brasileira e seu diálogo com as outras culturas vem sendo o campo de atividade do pianista, arranjador, compositor e produtor. Benjamim iniciou o estudo do piano aos 18 anos e logo passou a se dedicar integralmente a esta atividade. Participou como músico e/ou produtor em mais de 150 projetos. É responsável pelo projeto Núcleo Contemporâneo – gravadora, produtora e um centro cultural na cidade de São Paulo.
Desde 1997 iniciou diferentes projetos musicais como a Orquestra Popular de Câmara, o conjunto de choro Moderna Tradição, o grupo de musica tradicional Abaçaí, o quarteto de jazz Trio + 1, o Coletivo América Contemporânea, que reúne músicos e repertório de países da América do Sul, e outros inúmeros projetos. Vem colaborando com músicos de diversos países como Marrocos, África do Sul, Índia, Israel, Espanha e Colômbia. Tem se apresentado regularmente do piano solo à orquestra sinfônica em festivais e centros culturais no Brasil, América Latina, Canadá, Estados Unidos, Europa e Oriente Médio. Realizou também concertos e residências artísticas no Marrocos e na Coréia.
Neste ano, o músico teve dois filmes lançados – O Piano que Conversa, que acompanha cinco encontros musicais com Taubkin, envolvendo 20 músicos de várias partes do mundo e Musica Pelos Poros, que documenta uma residência musical na Fazenda da Serrinha, reunindo 11 artistas de diversos países. Ambos filmes ganharam prêmios de público nos festivais In Edit e Festival Latino- Americano de Cinema.

Sobre o projeto “Encontro Mestre & Aprendiz”

Este é o segundo ano do projeto “Encontro Mestre & Aprendiz”, que já trouxe para o diálogo no teatro Tapera das Artes nomes como Hermeto Pascoal, Fábio Pascoal, Toninho Ferragutti, Duo Siqueira Lima, Francis e Olívia Hime dentre tantos outros grandes mestres da música instrumental brasileira, sob a direção artística, musical e pedagógica do Maestro Ênio Antunes.
Para Ritelza Cabral, idealizadora da Tapera das Artes, o projeto é muito relevante em vários aspectos. “Como ação formativa trouxe grandes ganhos para os aprendizes durante os diálogos com os mestres. Como iniciativa de formação de plateia conquistou patamares inesperados com casa cheia sempre e no que concerne as parcerias foram fidelizadas, por toda a repercussão positiva do projeto Mestre & Aprendiz. Muito nos alegra perceber que estamos oferecendo um produto cultural de tamanha envergadura, com acesso gratuito para toda população”, diz.
O Projeto Mestre & Aprendiz tem realização do Centro de Pesquisa e Difusão da Arte-Imaginário, Co-realização da Tapera das Artes, e parceria com a Plataforma Sinfonia do Amanhã, patrocínio da Nacional Gás, Indaiá, Sistema Verdes Mares, Usibras, Grupo FAN, M Dias Branco, Banco do Nordeste, Cagece, Acal, e Esmaltec. E conta com apoio institucional da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará e consultoria executiva da Quitanda das Artes. Agradecimento especial à Enel Distribuição Ceará.

Associação Tapera das Artes

A Tapera das Artes surgiu em 06 de junho de 1983, com a finalidade de prestar serviços dedicados a terceira idade. Em 1996 direcionou suas atividades para projetos culturais voltados ao desenvolvimento social de crianças, adolescentes e jovens oriundos de famílias de baixa renda, através de programas específicos de Educação para a Arte.
Em 1998, centrou suas ações no ensino de pífano para um grupo inicial de crianças e adolescentes, em sua maioria filhos de comerciantes, caseiros, pescadores e rendeiras domiciliados nas adjacências do distrito de Tapera, em Aquiraz. O sucesso que o programa gerou na comunidade possibilitou em pouco tempo a sua expansão, propiciando nos anos seguintes a inclusão de novas ações educativas, e a cada ano se percebe maior maturidade e aprofundamento das ações pedagógicas, cujo impacto na vida dos aprendizes pode ser mensurado através de mecanismos de avaliação constante. Com grande capilaridade e relações institucionais de profundo respeito no meio artístico cultural cearense, a repercussão do trabalho desempenhado pela instituição hoje rompe as fronteiras do Estado do Ceará, trazendo ao seu palco o diálogo artístico com grandes mestres brasileiros e internacionais.
Serviço
Diálogos Sinfonia com Benjamim Taubkin
Quando: 30/11 (quinta-feira), às 19h
Local: Centro Cultural Belchior (Onde: Rua dos Pacajus, 123 – Praia de Iracema).

Concerto “Música de Dentro”
Quando: 02/12 (sábado), às 19h
Local: Teatro Tapera das Artes (Rua Antônio Gomes dos Santos, S/N – Centro, Aquiraz / Ao lado do Parque Ecoeducativo Engenhoca)
Informações: (85) 3361-2704 / 987548496

Com informações da Assessoria de Comunicação
Boa Notícia

Comentários