Postagens

Mostrando postagens de Março 4, 2017

O livro "As Cidades de Rubem Braga e W. Benjamin", de Ana Karla Dubiela, terá pré-venda neste domingo (5)

Imagem
A jornalista e pesquisadora Ana Karla Dubiela abre a pré-venda de seu próximo livro, "As cidades de Rubem Braga e W. Benjamin", neste domingo (5), às 17h, na Galeria Mestre Rosa (São João do Tauape). A publicação é a última edição de uma trilogia sobre a obra do escritor capixaba Rubem Braga (1913- 1990). Antes desta, a autora publicou "A traição das elegantes pelos pobres homens ricos" (2007) e "Um coração postiço" (2011). A pré-venda está aberta para bancar o que resta dos custos de impressão do livro. O lançamento oficial de "As Cidades" está agendado para os dias 19 de abril, na Bienal Internacional do Livro do Ceará, em Fortaleza, e 12 de abril, na Livraria da Travessa, em Botafogo, Rio de Janeiro (RJ). O livro é baseado na pesquisa de Doutorado em Literatura Comparada que Ana Karla fez pela Universidade Federal Fluminense (UFF), sob orientação da professora Lúcia Helena (UFRJ/ UFF). Em entrevista por telefone, ela pontua o que distingue a…

Professores descobrem sítio arqueológico supostamente pré-histórico em Boa Viagem

Imagem
Professores da rede pública de Boa Viagem descobriram um sítio arqueológico na zona rural deste município sertanejo do Ceará. A descoberta começou a ser divulgada nas redes sociais. São dezenas de gravuras rupestres. Conforme um dos professores exploradores, Deusilan Carvalho, as provas históricas foram encontradas na localidade de Holanda, no distrito de Ipiranga, na zona rural deste Município. Foto > Deusilan Carvalho Na exploração, realizada recentemente na companhia do professor Eliel Júnior e de amigos, eles encontraram as gravuras dentro de cavernas, na Serra da Borracha. As pinturas, enigmáticas lembram pessoas e animais. Para o explorador, além de encantarem pela beleza, provavelmente são mensagens a serem decifradas por especialistas, arqueólogos. Na avaliação do professor Eliel Júnior, Boa Viagem possui um forte potencial arqueológico, todavia é mal explorado e os órgãos responsáveis por esse tipo de pesquisa não se interessam. “Estes locais dependem apenas de voluntários…

Lições da vida

Imagem
Pe. Geovane aproveita o seu pastoreio para semear a cultura de paz advinda da sua vocação sacerdotal. Paulo Eduardo Mendes*
A dinâmica religiosa de um Pastor da Igreja Católica apresenta "Lições Para a Vida", num contexto de belíssima contribuição pastoral. É a difusão do bem em escritos leves no estilo de crônicas. O autor é portador de dom jornalístico, mesmo na sua nobre função sacerdotal. Trata-se do padre Geovane Saraiva, que sempre enfoca fatos da vida real, numa visão carinhosa do seu conviver com personalidades de rara potencialidade para o humanismo tão necessário à atualidade da violência que nos inquieta.
Pe. Geovane aproveita o seu pastoreio para semear a cultura de paz advinda da sua vocação sacerdotal. Dono de uma cultura exemplar, o autor trabalha o seu verbo fácil a fim de apontar vultos cuja grandeza tem o rito das orações espontâneas. Reza pela cartilha dos bem aventurados quando aponta luminosidades da existência humana. Cerca-se de Dom Helder e de Madre …

O romance do Nordeste

Imagem
Gonzaga Mota*
Não houve no Nordeste brasileiro o romance modernista, mas sim o ciclo pré-modernista e o pós-modernista. O primeiro, de Franklin Távora e Domingos Olympio, colocava em plano secundário os elementos sociais e na fase principal da cena, de forma invulgar, a chamada ação episódica. No segundo, com destaque, entre outros, para a  incomparável Rachel de Queiroz e para José Américo de Almeida, os elementos sociais superam a ação episódica, traduzindo com rigor o documentário. Mas, ao fechar-se o segundo ciclo, Graciliano Ramos abre a terceira fase: acrescenta ao documentário, sem anular a irradiação social, as indagações psicológicas. Por trás das obras dos autores mencionados, existem componentes políticos, econômicos e religiosos compatíveis com os momentos em que foram escritas. A literatura nordestina, com certeza, é a que apresenta com maior realismo as características de um povo que mata e reza para não morrer. A visão do intelectual, além de ser abrangente, é caracteriz…

Prêmio Nobel da Paz 2017 tem mais de 300 candidatos

Imagem
Ao todo, 318 indivíduos e instituições foram indicados ao Prêmio Nobel da Paz 2017 - informou o Instituto Nobel, nesta quinta-feira (2). Os nomes dos indicados são mantidos em segredo por 50 anos, mas os chamados "padrinhos" - entre eles parlamentares, ministros, ex-premiados e acadêmicos - são livres para revelar o nome de seu indicado. Entre os candidatos, estariam os Capacetes Brancos sírios, o blogueiro saudita encarcerado Raif Badawi e Edward Snowden, o analista que revelou o esquema do programa americano de segurança eletrônica da Agência de Segurança Nacional americana (NSA, na sigla em inglês). A lista inclui até o presidente Donald Trump, indicado por um cidadão americano que preferiu não se identificar e que deseja que o republicano seja reconhecido por "suas metas de paz por meio de uma forte ideologia". Altamente crítica das primeiras ações presidenciais de Trump, a União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU, na sigla em inglês) também está na lista. …

'Um Limite Entre Nós' retrata família negra nos EUA dos anos 1950

Imagem
Por Neusa Barbosa Trazendo no elenco a vencedora do Oscar 2017 como melhor atriz coadjuvante, Viola Davis, o drama “Um Limite Entre Nós” tem em sua origem teatral sua grande força dramática. Escrita pelo dramaturgo August Wilson (1945-2005) e vencedora do prêmio Pulitzer em 1987, a peça original é um primor de profundidade no seu retrato da América negra proletária de meados dos anos 1950. Denzel Washington, que dirige e protagoniza o filme, também interpretou na remontagem de 2010 – que deu a ele e também à colega Viola o prêmio Tony -, um dos personagens mais magnéticos e contraditórios do teatro norte-americano, Troy Maxson. Lixeiro em Pittsburgh, em 1957, Troy vive uma meia-idade estabelecida em torno de muitas revoltas. A pior delas, não ter tido condições de abraçar uma carreira como jogador de beisebol, o que ele atribui ao racismo. Diversos obstáculos, sem dúvida, cortam sua trajetória até agora, como a luta para tornar-se o primeiro negro motorista do caminhão de lixo da empr…

Países pobres são os que mais acolhem

Imagem
A maioria das 3,2 milhões de pessoas que se viram obrigadas a deixar as suas casas devido à guerra, ao longo do último ano, encontraram refúgio em países de baixos e médios rendimentos, mostra um estudo realizado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), divulgado esta semana.

«Os países que mais recebem pessoas deslocadas são os mais pobres», realçou Filippo Grandi, Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, acrescentando que atualmente, o mundo «enfrenta não só uma crise de números, mas de cooperação e de solidariedade».

De acordo com o responsável, mais da metade dos novos refugiados do primeiro semestre de 2016 fugiram da Síria e ficaram por países como «Turquia, Jordânia, Líbano e Egito». Outros fugiram do Iraque, Burundi, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Eritreia, Somália e Sudão do Sul.

Os responsáveis do ACNUR explicam que em comparação com as suas populações, o Líbano e a Jordânia «abrigam a maior quantidade de …

(Des) Conectados

Imagem
Um dia vi uma imagem que prendeu por momentos o meu olhar. Na foto, uma avozinha entrada em anos, sentada num sofá familiar de uma pequena sala. A seu lado, também sentados, estavam quatro jovens. Ela, no meio, a olhar para o nada. Eles, cabeça inclinada, com os olhos fixos nos seus telemóveis. No centro superior da foto, um balão-legenda rezava assim: «Muito obrigado, queridos netos, por me terem vindo visitar». 
Não riam! É sério! Cada vez me convenço mais que as novas tecnologias aproximam quem está longe e afastam… quem está perto. Com o passar do tempo algumas formas de comunicação ficaram obsoletas. Usar o telefone fixo ou escrever cartas está em desuso. Um PC, um tablet, um telemóvel ou um smartphone, estão ao alcance de qualquer um e é através deles, e das suas aplicações, que mais interagimos. Mas não sei se nos comunicamos!
O Skype, o WhatsApp e as redes socias Facebook, Twitter, Instagram fazem próximo quem está longe, aproximando emigrantes das suas famílias, ajudam a faze…

MEC amplia prazo de pré-seleção do Fies

Imagem
Da Agência Brasil O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o período de pré-seleção da lista de espera do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O prazo se encerraria hoje (3), mas foi estendido para o dia 17 de março. A mudança foi publicada hoje (3) no Diário Oficial da União. Os estudantes interessados devem monitorar o site do programa para checar a divulgação do resultado. Caso apareça como pré-selecionado, o estudante deve acessar o Sistema Informatizado do Fies (SisFies) e efetivar a inscrição em cinco dias úteis, a partir da data de divulgação do resultado no sistema. No ato da inscrição, o candidato deve escolher a instituição bancária e a agência de sua preferência. Depois de inscrito no sistema, o estudante deve validar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de educação superior em até dez dias. Por mais dez dias, o candidato (ou seus fiadores) deve comparecer a um agente financeiro do Fies para formal…

Seminário sobre Twitter no Vaticano: Papa, um líder nas redes sociais

Imagem
Cidade do Vaticano (RV) – O Papa Francisco, presente diariamente nas redes sociais, tem oferecido uma referência importante para os milhares de seguidores – 32 milhões só no Twitter, na sua conta @Pontifex, em mensagens divulgadas em nove línguas diferentes. Nesta sexta-feira (3) mesmo o Pontífice lançou um tuíte que diz: “o jejum  não é somente privar-se do pão. É também dividir o pão com o faminto”. A participação de Francisco como um líder “social” foi opinião unânime e compartilhada entre os participantes de um workshop sobre Twitter e diplomacia (“Twitter Diplomacy at the Holy See”), realizado na manhã desta sexta-feira (3), no Vaticano. Diplomatas e personalidades da Igreja concordaram sobre o papel positivo do Papa na mídia digital, porque sabe tocar a mente e o coração, através de temas de grande importância para todos, crentes e não-crentes. O secretário da Secretaria para a Comunicação da Santa Sé, Mons. Lucio Adrian Ruiz, afirmou que “onde está o homem, ali também está a I…

Mais Visitadas

Conheça o cearensês e saiba como surgiram vocábulos muito usados pelos cearenses

O padrão qualidade do ensino

São Luiz exibe "Vidas Secas" e homenageia Nelson Pereira dos Santos

Inscrições Abertas para o 25º Prêmio CNH Industrial de Jornalismo

JOÃO BATISTA, O MAIOR