Postagens

Mostrando postagens de Março 14, 2017

Em Porto Alegre, estão abertas inscrições para diversas aulas sobre literatura, cinema, artes visuais, fotografia e cinema

Imagem
O verão está quase acabando, mas o calendário de cursos e oficinas culturais, que costuma ser movimentado nesta época do ano, não dá mostras de arrefecer com o final da temporada. Em Porto Alegre, estão abertas inscrições para diversas aulas que se iniciam até o final do mês sobre literatura, cinema, artes visuais, fotografia e cinema (veja  abaixo). Na agenda de cursos da Capital, há desde os temas mais fundamentais sobre alguma área, como "Princípios básicos da fotografia", do Projeto Contato, até recortes mais específicos e aprofundados em determinado tema, como "À queima-roupa: a literatura policial americana no cinema", do Cine Um, com César Almeida. Esta será a sexta turma que Almeida recebe no projeto – ele já deu aula sobre spaghetti western, blaxploitation e filmes de zumbi, entre outros assuntos. – O público é bem variado. Tem desde jovens de 17 anos até idosos. Faço pelo prazer de falar sobre temas que gosto muito, e também para compartilhar esse gosto …

Box de fotolivros visa descortinar as sutilezas do cotidiano fortalezense no CDMAC

Imagem
Perceba o que diz o teórico Walter Benjamin (1892-1940) no livro "Rua de mão única" (Brasiliense, 1995), uma de suas principais obras: "Saber orientar-se numa cidade não significa muito. No entanto, perder-se numa cidade, como alguém que se perde numa floresta, requer instrução. Nesse caso, o nome das ruas deve soar para aquele que se perde como o estalar do graveto seco ao ser pisado, e as vielas do centro da cidade devem refletir as horas do dia tão nitidamente quanto um desfiladeiro. Essa arte aprendi tardiamente; ela tornou real o sonho cujos labirintos nos mata-borrões de meus cadernos foram os primeiros vestígios". Os escritos são as percepções que o estudioso compilou a respeito de seu andar pela urbe, exercício corriqueiro, porém carregado de subjetividade. Nesse processo de documentação do real, é curioso notar, então, que Benjamin como que inaugura um olhar aperfeiçoado sobre o cotidiano, trabalhando com um conceito que emerge da necessidade de se perceb…

Empatia é tema de curso gratuito por iniciativa da ONG Comunicação e Cultura

Imagem
Empatia enquanto capacidade de entender o outro. A concepção é base do programa Turma Legal, iniciativa da ONG Comunicação e Cultura, que promove curso online gratuito para professores de 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Através do projeto, o assunto deve ser levado para salas de aula de todo o País de abril a dezembro deste ano. As inscrições estão abertas na internet até sexta-feira, 17. O Turma Legal surgiu em 2013, quando a implantação do tema teve início em 15 escolas da Região Metropolitana de Fortaleza. Para Zeneida Meneses, professora da Escola de Educação Bilíngue Francisco Suderland Bastos Mota, no bairro Itaperi, a participação no curso trouxe resultados visíveis no relacionamento entre os alunos. “Passou a haver mais sensibilidade nas atitudes para com os colegas”, afirma. A experiência, na época, foi alicerçada no programa finlandês KiVa, de combate ao bullying. Entre 2015 e 2016, o programa, já mais adaptado à realidade brasileira, foi expandido para o interior do Es…

Projeto Arte da Palavra aproxima o público da literatura

Imagem
Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil O projeto Arte da Palavra, lançado este mês em 12 estados pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), vai divulgar até dezembro a literatura no país, promovendo a democratização e facilitando o acesso da população à obra literária. O programa vai percorrer Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Pernambuco, Tocantins, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul. O técnico de Literatura do Sesc, Henrique Rodrigues, disse, em entrevista à Agência Brasil, que a entidade já promove muitas atividades de fomento à leitura usando sua rede de bibliotecas, mas decidiu agora criar esse projeto inédito de promoção da literatura, “fazendo o Brasil se conhecer”, com a forma de circuitos. “Essa é a primeira vez que a gente está criando um circuito nacional de promoção da literatura”. O primeiro circuito do Arte da Palavra envolve bate-papos do público com escritores, “que vão para estados onde não vivem”. Por exemplo…

Candidatos na lista de espera do ProUni devem comprovar informações até amanhã

Imagem
A documentação necessária pode ser verificada no site do ProUni. (Divulgação)
Os candidatos que estão na lista de espera do Programa Universidade para Todos (ProUni) têm hoje (13) e amanhã (14) para levar a documentação solicitada às instituições de ensino superior. O resultado da lista de espera está disponível desde sexta-feira (10) e pode ser consultado nas próprias instituições.
O candidato que constar na lista deve apresentar à instituição os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição. Cabe ao estudante verificar os horários e o local em que isso deve ser feito. A documentação necessária pode ser verificada no site do ProUni.
A lista de espera do ProUni será usada pelas instituições de ensino na convocação de candidatos para preenchimento de bolsas eventualmente não ocupadas. As instituições recebem a classificação dos estudantes por curso e turno, segundo as notas obtidas no Exame Nacional do ensino Médio (Enem) de 2016.
O ProUni oferece bolsas de estudo…

Consumo de drogas mata cerca de meio milhão de pessoas por ano, alerta OMS

Imagem
Segundo diretora-geral da OMS, situação está piorando. (Divulgação)
A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, alertou hoje (13) que o consumo de drogas mata cerca de 500 mil pessoas todos os anos no mundo.
“A OMS estima que o uso de drogas seja responsável por cerca de meio milhão de mortes todos os anos, mas esse número representa apenas uma pequena parte de todo o dano causado pelo problema mundial das drogas”, disse.
Durante discurso em Viena, na Áustria, Margaret destacou ainda que, em alguns aspectos, a situação está piorando, e não melhorando, já que muitos países vivenciam o que ela chamou de crise de emergência sanitária decorrente de mortes por overdose.
“Gostaríamos de ver mais usuários de drogas sendo canalizados por meio de sistemas públicos de saúde do que por meio de cortes e sistemas de justiça criminal”, apontou a entidade.
“À medida em que muitos países e agências internacionais continuam a lidar com o problema das drogas e suas inúmeras dimens…

Campanha tenta derrubar preconceitos contra índios

Imagem
Se ao longo dos anos o `homem branco´mudou hábitos e não deixa de ser `homem branco´, porque é que os índios, só porque se foram adaptando aos tempos modernos, deixam de ser índios? Esta é a pergunta deixada pelo filme promocional da nova campanha do Instituto Socioambiental (ISA), que pretende chamar a atenção, que para terem as suas identidades e os seus direitos respeitados, os indígenas não precisam viver parados no tempo ou num museu. 
«Parte da população criou no imaginário a figura do índio `puro´, o índio mais índio do que os outros, como se aqueles que fugissem desse estereótipo não merecessem ter os seus direitos garantidos. Queremos quebrar esse preconceito», afirma Mariana Borga, diretora criativa da J. Walter Thompson, a agência parceira do ISA responsável pela campanha. 
Filmado numa comunidade da etnia baniwa, no Alto Rio Negro, no estado do Amazonas, no Brasil, o vídeo promocional é um convite a que se olhe para os povos indígenas com mais generosidade e respeito. «Est…

Mais Visitadas

Trinta Anos de Ordenação Sacerdotal do Pe. Geovane Saraiva

Deus, alimento e remédio

Filme luso-brasileiro com índios Krahô vence Festival de Cinema de Lima

Parabéns, Padre Geovane!

Evento em São Paulo discute as questões do homem contemporâneo