Postagens

Mostrando postagens de Junho 1, 2017

Estudantes criam o “Sertão Transviado”, jornal que fala das minorias no Cariri

Imagem
Alunos do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri perceberam na região uma deficiência no jornalismo, em matérias com pouco conteúdo aprofundado. Além disso, eles tinha a carência em assuntos que abordassem questões de gêneros e a luta das minorias. Pensando nisso, diversos alunos se reuniram para a produção da 1ª Edição do jornal Sertão Transviado, como explica a reportagem da Rede Jangadeiro FM. De acordo com um dos idealizadores do projeto, Ribamar Júnior, o objetivo é mostrar uma outra visão do Cariri, a da cultura da resistência. “Ainda temos essa paixão pelo papel e de fazer uma notícia mais demorada, uma notícia que as pessoas tenham aquele olhar mais lento sobre o personagem, sobre o fato que a gente quer contar. São pautas que transbordam, histórias que não cabem em uma pauta ou uma coluna. Surgiu nesse sentindo para contar outra versão do Sertão”, afirma. A edição deste mês é a primeira do ano, mas os estudantes já produziram outros quatro jornais em 2016. Rib…

Coleções de museus gerenciados pelo Ibram estão disponíveis no Google Arts & Culture

Imagem
Uma foto da família imperial na varanda da casa da princesa Isabel, em Petrópolis, feita por Otto Hess. As jóias, as pinturas, a carta de D. Pedro I a seu pai anunciando a independência do Brasil. As coleções de cinco museus gerenciados pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) estão disponíveis no Google Arts & Culture. Ao todo, são mais de 1.300 obras de arte e 18 exposições virtuais entre o acervo digitalizado do Museu Lasar SegallMuseu Histórico Nacional, Museus Castro MayaMuseu Nacional de Belas Artes e Museu Imperial. O Ibram é responsável por 30 museus espalhados pelo Brasil, e este projeto é o primeiro passo para disponibilizar digitalmente, para as pessoas do mundo todo, algumas das maiores riquezas culturais do Brasil. Nesta primeira fase, mais de 450 obras foram capturadas com a Art Camera do Google, uma câmera capaz de digitalizar com uma super-resolução e revelar detalhes que poderiam passar despercebidos a olho a nu. Pessoas de diferentes países agora podem vi…

Cinema Majestic, o primeiro cineteatro, surgiu há 100 anos

Imagem
Os cavalos dos filmes de faroeste pareciam ter invadido a sala de projeção quando o público empolgado batia os pés no piso de madeira, imitando o som dos galopes. Francisco Aragão Marques, 68, "não tinha hábito de ver filme e não podia nem entrar no cinema", porque era menor de idade, à época, mas lembra bem - e quase visualiza a memória, de tão forte - dos comentários onipresentes em Fortaleza sobre o primeiro cineteatro da cidade: o Cine Majestic, inaugurado em 1917, na Praça do Ferreira. Se ainda existisse o antigo prédio, o piso de madeira, rico artigo arquitetônico e, por tabela, instrumento de sonoplastia, seria vizinho da banca de revistas de Aragão e completaria 100 anos, em julho próximo. Lobrás O espaço hoje é ocupado pelas lojas, escritórios e consultórios médicos do Edifício Lobrás, localizado no número 1071 da Rua Barão do Rio Branco. Assim como várias construções que se perderam entre prédios e comércios modernos, o Majestic resiste apenas na lembrança de quem …

Sgt. Peppers, dos Beatles, completa 50 anos como obra-prima das artes

Imagem
Marcos Sampaio Houve um tempo, lá pelo fim dos anos 1960, que os Beatles deixaram de existir. Depois de transformar a juventude com seus cabelos compridos, guitarras e som frenético, eles saíram do mapa e foram substituídos por um quarteto de bigodudos, trajando roupas coloridas que atendia pelo gigantesco nome de Banda Clube de Corações Solitários do Sargento Pimenta. Ao lado deles, um exército de notáveis formado por nomes como o da atriz mirim Shirley Temple e do bruxo Aleister Crowley. “A primeira coisa de que lembro é voar de volta para a América com o nosso empresário de turnês Mal Evans. Durante nossa refeição, estávamos falando sobre sal e pimenta, o que foi entendido ‘sargento Pimenta’”, lembra Paul McCartney, na reedição do disco Sgt Peppers Lonely Hearts Club Band, lançado em 1967 e recebido como um susto de proporções incalculáveis. “Eu então tive a ideia para a música Sgt. Peppers... e pensei que seria interessante para nós fingir, durante a execução do disco, que éramos …

Um em cada cinco jovens está desempregado na América Latina

Imagem
Em 2016, a taxa de desocupação juvenil saltou de 15,1% para 18,3%, como consequência da contração econômica vivida na região. "Os jovens são os primeiros a ser despedidos com a desaceleração (econômica) e os últimos a ser contratados quando chega a recuperação". (AFP)
O desemprego juvenil saltou três pontos em 2016 e agora atinge 18% da força de trabalho na América Latina, em uma situação dramática, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Na região, um em cada cinco jovens está desempregado e mais de 20 milhões nem estudam nem trabalham.
"É uma situação dramática", alertou José Manuel Salazar, diretor regional da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para América Latina e Caribe, durante sua exposição no II encontro de Jovens da Aliança do Pacífico.
Em 2016, a taxa de desocupação juvenil saltou de 15,1% para 18,3%, como consequência da contração econômica vivida na região.
A cifra é o dobro da taxa geral de desocupação, que no ano passado chego…

Plataforma gratuita vai ajudar municípios a localizar crianças fora da escola

Imagem
Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil
Uma plataforma gratuita pode ajudar municípios a localizar crianças que estão fora da escola. Lançada hoje (1º), a chamada Busca Ativa Escolar tem como objetivo apoiar os governos na identificação, no registro, controle e acompanhamento de crianças e jovens de 4 a 17 anos de idade que estão fora da escola ou em risco de evasão. Todo o processo é feito pela internet e a ferramenta pode ser acessada em qualquer dispositivo como computador de mesa, computador portátil, tablet e celular (seja pelo envio de SMS ou uso de aplicativos em smartphones). Há também formulários impressos para agentes que não têm acesso a dispositivos móveis. O processo começa com um alerta sobre uma criança ou adolescente que esteja fora da escola. Ao encontrá-la, o agente comunitário envia o alerta, por meio de SMS, aplicativo e site. A partir daí, um grupo intersetorial de profissionais inicia uma série de ações, que vão desde uma conversa com a família, para enten…

Termina hoje o prazo de inscrição no Sisu

Imagem
Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil Página do Sisu na internet -Reprodução/Agência BrasilTermina hoje (1º) o prazo de inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A inscrição pode ser feita pela internet, no site do programa. Para se inscrever, o candidato precisa apenas do número de inscrição e senha cadastrados no Exame do Ensino Médio (Enem) de 2016. Até a tarde de ontem (31), o Sisu registrou 748.185 inscritos, de acordo com balanço do Ministério da Educação (MEC). Também hoje os estudantes têm acesso ao último cálculo da nota de corte. Ao longo do período de inscrição, uma vez por dia, o MEC divulgou a nota de corte de cada curso, de acordo com as inscrições feitas até aquele o momento, e a classificação parcial do candidato na opção de curso escolhida. Na hora da inscrição, os candidatos podem escolher até dois cursos por ordem de preferência. Até o fim do período de inscrição, o estudante poderá alterar a opção de curso. Também deve definir se deseja concorrer a vaga…

Mais Visitadas

Trinta Anos de Ordenação Sacerdotal do Pe. Geovane Saraiva

Deus, alimento e remédio

Filme luso-brasileiro com índios Krahô vence Festival de Cinema de Lima

Parabéns, Padre Geovane!

Evento em São Paulo discute as questões do homem contemporâneo