Postagens

Mostrando postagens de Junho 14, 2017

XI Bazar Beneficente Acam Mandacuru em benefício de crianças e adolescentes

Imagem
A Ong Casa de Afonso e Maria (Acam - Mandacuru) realiza Bazar Beneficente de 16 a 18 de junho. O valor arrecadado será destinado às atividades sociais voltadas para a comunidade, na busca pelos direitos de crianças e adolescentes. A Ong Casa de Afonso e Maria Acam - Mandacuru realiza Bazar Beneficente de 16 a 18 de junho no piso térreo do Shopping Benfica em Fortaleza. O valor arrecadado será destinado às atividades sociais voltadas para a comunidade, em busca dos direitos de crianças e adolescentes. Sob a presidência de Gilmaise de Oliveira Mendes, a Acam – Mandacaru trabalha em busca de oportunidades de crescimento para a comunidade do bairro Vicente Pízon. Durante todo o ano é organizado o Bazar com doações de voluntários e amigos no intuito de desenvolver atividades realizadas pela associação. A Associação A Associação Casa de Afonso e Maria – ACAM Mandacaru, fundada em 2010, atenta à sustentabilidade sociocultural e ambiental, desenvolve desde 2011, o projeto Cultura de Paz e Cidadan…

Alunos de Fortaleza são metade dos brasileiros na Olimpíada Internacional de Matemática

Imagem
O Brasil terá seis representantes na Olimpíada Internacional de Matemática, em julho, na competição que acontece este ano no Rio de Janeiro. Entre os estudantes que participarão da competição, estão dois cearenses: Bruno Brasil Meinhart, de 16 anos, e George Lucas Diniz de Alencar, de 18 anos. Os jovens têm idades de 16 a 19 anos e saíram de um processo de seleção que começou na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A Região Nordeste é a que enviará o maior número de representantes para a Olimpíada, com três alunos (dois cearenses e um pernambucano que estuda em Fortaleza) e dois professores como líderes da delegação. Os outros três integrantes da equipe são de São Paulo e Minas Gerais. Bruno Brasil Meinhart, de Fortaleza, está entre os mais jovens da competição, ao lado do pernambucano Davi Cavalcanti Sena, que estuda em Fortaleza na mesma escola de Bruno. O outro cearense George Lucas já participou da Olimpíada e faturou uma medalha de bronze. O paulistano…

Iniciativa busca a inclusão de mulheres negras e indígenas nas áreas da tecnologia

Imagem
do BOL, em São Paulo Reprodução/Facebook/olabimakerspace Projeto é ideia de mulheres que frequentam um espaço de criação tecnológica no Rio de Janeiro Procurando entender as barreiras para uma maior participação das mulheres negras e indígenas em campos ligados à tecnologia, o projeto PretaLab está mapeando histórias de quem atua na área para incentivar um aumento da representatividade destes grupos no setor. O projeto, nascido do espaço "maker" Olabi, no Rio de Janeiro, não se limita às carreiras ligadas às faculdades de engenharia ou informática. Segundo os responsáveis, empreendedoras digitais, pesquisadoras, cientistas de dados, tecnólogas, youtubers, webdesigners, ativistas digitais e mulheres de outras funções também estão convidadas a fornecer subsídios para a pesquisa. Segundo dados do Grupo de Estudos de Gênero da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poligen), só sete mulheres negras se formaram na faculdade ao longo de seus 121 anos. A Poli, como é pop…

NY batiza esquina em homenagem a Prêmio Nobel da Paz Elie Wiesel

Imagem
A cidade de Nova York batizou uma esquina de Manhattan, nesta terça-feira (13), com o nome de Elie Wiesel, um sobrevivente do Holocausto e Prêmio Nobel da Paz falecido em 2016. O prefeito Bill de Blasio, a viúva de Wiesel, Marion, e seu filho, Elisha, participaram da cerimônia, sob um sol arrasador na esquina sudoeste da rua 84 e Central Park West, no Upper West Side, bairro onde Wiesel morava. Considerado principal porta-voz do Holocausto, Wiesel foi homenageado por dedicar sua vida a manter viva a memória do genocídio dos judeus durante a Segunda Guerra Mundial. Nascido na Romênia, tornou-se cidadão americano em 1963. Faleceu em sua casa, em Manhattan, em 2 de julho do ano passado, aos 87 anos. Nesse dia, o governador do estado de Nova York, Andrew Cuomo, ordenou que o topo do One World Trade Center se iluminasse de azul e branco, cores da bandeira israelense, em homenagem a Wiesel. Ele também é conhecido por seu primeiro livro, "A noite", que detalha suas experiências em…

Aprovada em mestrado na Suíça, tataraneta de escrava ressalta luta por educação: 'Mérito dos meus antepassados'

Imagem
A história da família da jornalista Mariana Alves Tavares, de Campinas (SP), pode se resumir à palavra educação. Filha de um vendedor e uma recepcionista, neta de professor, bisneta de funcionária pública e tataraneta de escrava, a jovem, de 24 anos, foi aprovada para o mestrado em antropologia e sociologia do desenvolvimento em universidade de Genebra, na Suíça, e será a primeira geração a sair do Brasil para estudar e contar a história da família. “Eu considero que os méritos do que eu estou tendo hoje são mais méritos dos meus antepassados do que meus. Eles lutaram para transpor as barreiras históricas raciais e sociais para que eu tivesse a oportunidade que eu tenho hoje”, diz Mariana. A jovem trabalhou na Organização das Nações Unidas (ONU), em Brasília (DF), e já esteve em Genebra para dividir experiências com afrodescendentes de diferentes países. Com toda a bagagem e o que ainda está por vir, Mariana diz que a intenção é olhar para o Brasil de forma a entender por que questõe…

As mostras "Coleção Airton Queiroz" e "Leonilson: arquivo e memória vivos" permanecem mais um mês em cartaz

Imagem
As obras da exposição "Coleção Airton Queiroz" e da mostra "Leonilson: arquivo e memória vivos" permanecerão em cartaz por mais um mês. Até o dia 9 de julho, cerca de 380 criações artísticas - 257 da coleção, mais 120 de Leonilson - estarão disponíveis para apreciação do público no Espaço Cultural Airton Queiroz, da Universidade de Fortaleza (Unifor). A visitação é gratuita. Ainda neste mês, no dia 30, a mostra com as obras de José Leonilson (1957-1993) contará com o lançamento do catálogo raisonné, baseado na produção do cearense. É a primeira publicação do tipo dedicada a um artista contemporâneo brasileiro (um levantamento preciso e muito específico a respeito da criação de Leonilson). A iniciativa conta com o patrocínio da Fundação Edson Queiroz. O lançamento acontecerá às 9h, na Biblioteca Central da Unifor, com entrada franca. A ocasião contará com a fala de Ana Lenice Dias (irmã do artista e presidente do Projeto Leonilson), de membros da gestão da Unifor, …

Jardim Botânico do Rio faz 209 anos e tem área amazônica do parque revitalizada

Imagem
Cristina Indio do Brasil - Repórter da Agência do Brasil A limpeza do lago deixa ainda mais evidente a beleza das vitórias-régiasMarcelo Camargo/Agência Brasil O Jardim Botânico do Rio de Janeiro comemorou hoje (13) o aniversário de 209 anos com novidades para o público que vai poder passear em uma área que representa um pedaço da Amazônia na cidade. A limpeza do lago deixa ainda mais evidente a beleza das vitórias-régias. A cabana do pescador semelhante às moradias tradicionais amazônicas, que tinha sido destruída por uma enchente em 1936, recuperou as características originais e abriga no seu interior uma pequena exposição com réplicas de animais da região. A revitalização teve apoio da Agência Nacional de Águas (ANA). O entorno do lago ganhou um projeto paisagístico e exibe plantas de uma coleção do Jardim Botânico que começou na década de 1920, na administração de Pacheco Leão, e que ganhou novas espécies que podem ser observadas pelos visitantes. Algumas delas foram trazidas para…

Brasília recebe Campus Party pela primeira vez

Fabíola Sinimbú - Repórter da Agência Brasil Nesta quarta-feira (14), a partir do meio-dia, os 4 mil campuseiros inscritos na primeira Campus Party realizada em Brasília, poderão ter acesso à arena onde ocorre o maior encontro de tecnologia do universo digital. Serão cinco dias com mais de 250 horas de programação sobre inovação, ciência, empreendedorismo e criatividade. Participante usual do encontro em outras cidades, o analista de sistema José Roberto Pereira foi o primeiro campuseiro a retirar as credenciais desta edição. Para ele, o fato de ser na cidade onde mora gera ansiedade muito maior. “Como sempre vou ao encontro em São paulo e esta será a minha sexta edição, o fato de ser aqui em Brasília, na capital, bate aquela ansiedade. Por isso me esforcei para ser o primeiro”, conta. Brasília recebe Campus Party pela primeira vez from Agência Brasil on Vimeo. O encontro reúne no Centro de Convenções Ulysses Guimarães uma estrutura com quatro palcos temáticos (principal, criatividade…

Mais Visitadas

Conheça o cearensês e saiba como surgiram vocábulos muito usados pelos cearenses

O padrão qualidade do ensino

São Luiz exibe "Vidas Secas" e homenageia Nelson Pereira dos Santos

Inscrições Abertas para o 25º Prêmio CNH Industrial de Jornalismo

JOÃO BATISTA, O MAIOR