Postagens

Mostrando postagens de Junho 16, 2017

Opção

Imagem
Gonzaga Mota*
Observando-se o pensamento de filósofos clássicos, neoclássicos e modernos, nota-se uma preocupação com a verdade e a existência. Por isso, muitos deles foram formadores de Escolas que serviram e ainda servem de orientação às pessoas e, principalmente, às lideranças. Apesar das controvérsias, todos buscaram formas para justificar, de acordo com suas teses e convicções, o sentido da vida, da moral, da ética, da justiça, etc. Ademais, sempre é importante entender que a política é dinâmica, conforme o Estado e Governo, já a ética é permanente. Diante desta linha de raciocínio, para reflexão do leitor, segue um poema/prosa intitulado “Opção”. Para exercer funções públicas é fundamental: pensar no povo e não no poder; defender a liberdade; cumprir as Leis; definir as diretrizes básicas; executar as políticas prioritárias; evitar a corrupção e a demagogia; fugir da fisiologia e do tráfico de influência; ouvir as verdadeiras e sinceras avaliações; desprezar os gananciosos e adul…

Universitários de Aracati criam aquário que pode ser controlado por app de celular

Imagem
Imagine um aquário que pode ser monitorado à distância a partir de um aplicativo. E que é capaz de fornecer informações sobre a qualidade da água, o nível de oxigênio e outros detalhes. Essa foi a ideia dos estudantes Gabriel Rodrigues e George Lincoln, do campus de Aracati do Instituto Federal de Educação (IFCE). Eles reuniram os conhecimentos que adquiriram nos cursos de técnico em Aquicultura e bacharelado em Ciência da Computação para criar um aquário inteligente e automatizado. O projeto é coordenado pela professora Carina Oliveira e é desenvolvido no LAR, o Laboratório de Redes de Computadores e Sistemas que funciona no campus. Para montar a primeira versão do sistema, eles contaram com o apoio dos professores Glácio Sousa, que fez a doação de um aquário, e Marcos Scárdua, que disponibilizou os peixes. Gabriel Rodrigues, que está no quarto semestre do curso técnico em Aquicultura, conta como o aquário funciona. “Nós pensamos principalmente nas pessoas que não sabem como manter …

Editoras do País apostam em obras para crianças

Imagem
por Adriana Martins - Editora assistente Pela lista de publicações no site, dá para ter uma ideia do nicho de público: são 127 títulos infantis e juvenis contra 35 adultos. Fundada em 2003, a editora Zit segue uma estratégia que nunca perdeu lugar no mercado - a manutenção de selos e coleções voltados especificamente aos leitores miúdos. É assim tanto com editoras menores e especializadas - como Biruta, Pulo do Gato e Salamandra - quanto com as maiores, que mantêm selos exclusivos para crianças e jovens - a exemplo da Cia das Letras (Cia das Letrinhas), Rocco (Pequenos Leitores) e Zahar (Pequena Zahar). Sem falar nos clubes de assinaturas específicos para esses leitores - Leiturinha, Boox, Petite Book, entre outros. Algumas editoras também inauguraram seus próprios serviços de assinaturas. Entre os predicados que atestam a qualidade de um livro infantil estão o texto interessante - sem ser bobo, ou seja, que não duvide da inteligência de seu leitor -, temas relevantes e, obviamente, i…

Caixa Cultural recebe homenagem a Vinicius de Moraes, Mário de Andrade e Jorge de Lima

Imagem
A série musical "Nascente e Foz: mestres da literatura brasileira e a MPB contemporânea" reunirá show, intervenções poéticas e debates na Caixa Cultural Fortaleza entre os dias 16 a 18 de junho, para homenagear três grandes nomes da literatura brasileira, Vinicius de Moraes, Mário de Andrade e Jorge de Lima. Os atores Miriam Freeland, Julia Lemmertz e Orã Figueiredo se juntam ao Coletivo Chama, Thiago Amud e banda Pietá para realizarem o tributo às obras. No primeiro dia, o Coletivo Chama e a atriz Miriam Freeland prestam homenagem ao poeta Mário de Andrade, um dos pioneiros no gênero moderno brasileiro. Logo após a interpretação de Miriam, eles recebem o jornalista e teatrólogo Oswald Barroso para debater sobre a obra de Mário. No sábado, 17, o homenageado será o escritor Jorge de Lima, artista que tinha como inspiração as matrizes africanas na cultura brasileira. Na ocasião, Thiago Amud e Júlia Lemmertz levam à cena a obra de Jorge através de interpretações artísticas e p…

Alceu, Elba e Geraldo trazem turnê para o Ceará

Imagem
Em 1972, os jovens Alceu Valença e Geraldo Azevedo estrearam no mercado fonográfico com um disco que levava o nome dos dois. O álbum, contudo, ficou conhecido por Quadrafônico, palavra grafada em selo que ia no disco, indicando que aquele som era estéreo 4.0. Tornou-se um clássico da psicodelia brasileira. E marcou um encontro que iria se tornar bem mais grandioso anos à frente. Na mesma década, os primos Elba e Zé Ramalho também iniciaram carreira na música brasileira. Parceiros de vida e de música, aqueles quatro nomes se encontram em 1996 para lançar o álbum de estúdio O Grande Encontro, sucesso que deu origem a outros dois discos, sendo um de estúdio e outro ao vivo, ambos sem a participação de Alceu Valença. Comemorando duas décadas de lançamento do projeto, uma nova turnê começou a viajar o Brasil no ano passado, resgatando sucessos e dando novas leituras aos arranjos originais. O show virá novamente a Fortaleza neste sábado, como parte do Arraiá do Aquaville. A cantora Kátia C…

Central do Brasil: filme retrata migração nordestina e celebra cinema Brasileiro

Imagem
Nesta segunda-feira, 19 de junho, celebra-se o Dia do Cinema Brasileiro. A data coincide com o início da Semana do Migrante. Há um filme brasileiro de 1998, dirigido por Walter Salles, que une essas duas realidades: “Central do Brasil”. A sinopse comprova: “Dora (Fernanda Montenegro) trabalha escrevendo cartas para analfabetos na estação Central do Brasil, no centro da cidade do Rio de Janeiro. Ainda que a escrivã não envie todas as cartas que escreve – as cartas que considera inúteis ou fantasiosas demais -, ela decide ajudar um menino (Vinícius de Oliveira), após sua mãe ser atropelada, a tentar encontrar o pai que nunca conheceu, no interior do Nordeste”. O filme, na verdade, invoca a realidade dos migrantes do nordeste brasileiro. Milhares de pessoas que deixam o sertão em busca de melhores oportunidades na cidade grande. Esse fenômeno aumentou o contingente de pessoas que enfrentam inúmeras dificuldades nos centros urbanos. Antes da revolução tecnológica da telefonia celular, nu…

Migrantes no mundo: milhões de pessoas entre as sombras e luzes

Imagem
Segundo dados das Nações Unidas, o número de migrantes no mundo alcançou a marca de 244 milhões em 2015, isto significa um aumento de 41% em relação ao ano 2000, dentro desta cifra, 20 milhões são refugiados. No entanto, há diferenças nas regiões do mundo: na Europa, América do Norte e Oceania, os migrantes são pelo menos 10% da população; na África, Ásia e América Latina e Caribe, menos de 2% são estrangeiros. Uma atualização desta situação será feita na apresentação de um novo relatório da ONU na Sala de Leitura do Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro, no próximo dia 20 de junho. Os especialistas, ouvidos pela BBC de Londres, Inglaterra, mostram que há diferença entre as ondas migratórias de agora e do século passado. Eles calculam que naquela época cerca de 50 milhões de pessoas, a grande maioria europeus, deixaram o continente em direção ao novo mundo, como eram chamados na época as Américas e a Oceania. Essa primeira grande onda migratória da história levou milhões de britânicos…

Corpo Artístico do Municipal do Rio mostra resistência e encena novo espetáculo

Imagem
Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil
Os bailarinos Cícero Gomes e Márcia Jaqueline no espetáculo Carmina Burana, no Theatro Municipal do Rio de JaneiroJúlia Ronai/Divulgação/Theatro Municipal  Mesmo enfrentando dois meses de atraso de salários e sem o pagamento do décimo terceiro de 2016, o corpo artístico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro estreia hoje (15) o espetáculo Carmina Burana, uma cantata composta nos anos 30 do século passado pelo alemão Carl Orff, que reunirá pela primeira vez neste ano o Corpo de Baile, o Coro e a Orquestra Sinfônica do teatro, vinculado à Secretaria de Estado de Cultura. A ideia de encenar a cantata com uma coreografia foi do diretor artístico do Theatro Municipal, André Heller-Lopes. “Mas a glória da coreografia é toda do Rodrigo Neri [do Corpo de Baile] e das diretoras artísticas do Ballet, Ana Botafogo e Cecília Kerche”, disse. Popularização Apesar do momento difícil que o estado do Rio de Janeiro e o país atravessam, segundo Heller-Lopes, é um…

Campus Party em Brasília é vitrine para startups

Imagem
Fabíola Sinimbú - Repórter da Agência Brasil

Profissionais e entusiastas da tecnologia participam da Campus Party em Brasília Marcelo Camargo/Agência Brasil Mais de 50 grupos de empreendedores exibem seus modelos de negócio no espaço destinado às startups na primeira Campus Party realizada em Brasília, que acontece até domingo (18) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A programação também inclui painéis e workshops voltados para o empreendedorismo, além de encontros de negócios. Na expectativa de encontrar um investidor para sua inovação, o desenhista industrial Murilo Lana levou a ideia da startup PMK, que tem o objetivo de produzir impressoras 3D domésticas e periféricos em larga escala. O modelo de negócio já recebeu investimento para desenvolver o produto, mas agora precisa escalonar a produção. Saiba MaisCampus Party: criar cidades inteligentes ainda é desafio para o BrasilBrasília recebe Campus Party pela primeira vez “O nosso foco são escritórios de arquitetura, de engenha…

Feira do Livro de Brasília começa hoje com o tema Inclusão e Cidadania

Imagem
Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil Começa hoje (16) e vai até o dia 25 de junho a 33ª Feira do Livro de Brasília. O evento, realizado na área externa do Shopping Pátio Brasil, reúne uma média de 90 estandes e cerca de 50 expositores de livrarias e editoras de várias partes do país. Além da venda de livros, a feira terá espaço para a realização de debates, conversa com autores, homenagens, leitura de poemas e saraus. De acordo com um dos organizadores, Gabriel Lima, a feira pretende atrair crianças, jovens e adultos de todas as idades e traz como tema principal para os debates a inclusão e a cidadania, com foco no protagonismo dos jovens autores e leitores. “O que a gente quer passar é que podemos resgatar os valores da leitura e aliar ao mundo moderno da internet”, disse à Agência Brasil. A relação entre literatura e internet também terá espaço no evento, que debate ainda temas que estão na ordem do dia como o debate de gênero e a presença das mulheres na literatura, o bully…

Santo Antônio, servidor de Deus e dos pobres

Imagem
Padre Geovane Saraiva*

Santo Antônio nasceu em Lisboa em 1195 e morreu na cidade de Pádua, Itália, em 1231, cognominado por Santo Antônio de Lisboa ou de Pádua. No batismo recebeu o nome de Fernando. Mas, ao ingressar bem jovem na vida religiosa, trocou de nome, passando a se chamar Antônio. Depois de uma intensa e ardorosa vida marcada pela ascese, junto aos agostinianos de Coimbra, escolheu ser discípulo de São Francisco de Assis, que com este se encontrou na Porciúncula em 1221.
Santo Antônio foi uma grande figura humana de coração, exemplo e referencial para os cristãos. Brilhante foi sua inteligência e exímio conhecedor do Livro Sagrado, destacando-se, igualmente, pela profecia, sem esquecer sua caridade com os pobres e necessitados. O ideal cristão do referido santo consistiu em colocar sua vida e sua segurança nos valores eternos, convencendo-se de que eles jamais passarão. Tornou-se universalmente conhecido e venerado pelo povo cristão, em toda a extensão da terra.
Que saibamos…

Deus, amor e comunhão

Imagem
Padre Geovane Saraiva*

O Mistério da Eucaristia ou transubstanciação como dogma, chama nossa atenção e faz-nos pensar, a partir do sólido fundamento do edifício eucarístico, na festa de Corpus Christi, na ceia, o sacrifício do Cordeiro de Deus. É importante que fique sempre e cada vez mais claro que as substâncias do pão, no corpo de Jesus, e do vinho, no mesmo sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, permanecem inalteradas nas espécies do pão e do vinho. Ora, devemos, de modo sobrenatural, transformar-nos em Cristo, como o pão se transforma no corpo de Cristo e o vinho no Seu sangue. É Cristo entrando no nosso mundo, não só para chamar a atenção das pessoas, mas para que todos participem da vida de Deus.
Nosso Deus é solidário e próximo de seu povo; é um Deus comunhão que quer não só partilhar a vida entre si, mas quer entrar na vida daqueles que abraçam a fé, buscam respeito, acolhida e compreensão solidária. Pela força da eucaristia, numa enorme vontade de superar diferenças e antagonis…

Mais Visitadas

Conheça o cearensês e saiba como surgiram vocábulos muito usados pelos cearenses

Arquivos de cartórios do Ceará integrarão árvore genealógica mundial

COPA DO MUNDO

São Luiz exibe "Vidas Secas" e homenageia Nelson Pereira dos Santos

Carta ao eleitor V