Postagens

Mostrando postagens de Junho 28, 2017

Michel Laub: "A literatura ainda é o espaço da liberdade"

Imagem
Escritor, um dos principais escritores brasileiros de sua geração, fala de polêmicas virtuais, do papel do mal na literatura e de seu romance mais recente, "O Tribunal da Quinta-feira" Por: Carlos André Moreira
Foto: Mateus Bruxel / Agencia RBS Até que ponto a facilidade de comunicação e agreação na internet não tornou fácil também a formação de bandos dispostos a realizar um "linchamento" moral de um determinado personagem, mesmo movido por boas intenções? É esse o foco de O Tribunal da Quinta-feira, romance mais recente do escritor Michel Laub. Aos 44 anos, Laub, nascido em Porto Alegre, mora hoje em São Paulo. Autor de sete romances e um livro de contos, é um dos principais escritores brasileiros de sua geração. Em O Tribunal da Quinta-feira, ele aborda os episódios de humilhação pública que se tornaram periódicos na era das redes sociais. Seu protagonista, um publicitário que está se divorciando, tem uma conversa com um amigo divulgada na internet e passa a ser a…

ONG dá aula para moradores de favelas aprenderem a lidar bem com dinheiro

Imagem
Téo Takar Colaboração para o UOL, em São Paulo Divulgação ONG Bem Gasto ensina conceitos básicos de educação financeira para jovens e adultos A falta de habilidade do brasileiro em lidar com o dinheiro e usá-lo de forma consciente estimulou um grupo de jovens universitários a montar um projeto para ensinar os conceitos básicos de educação financeira principalmente para jovens e adultos carentes. Tudo de graça e para quem estiver disposto a aprender. O Bem Gasto surgiu há cinco anos como uma entidade estudantil dentro da universidade Insper, mas ganhou vida própria recentemente, tornando-se uma organização sem fins lucrativos. A ideia do projeto não é simplesmente ensinar a economizar. A proposta é mostrar como a educação financeira pode ajudar as pessoas a realizar sonhos e até transformar a vida. Somente no ano passado, a entidade ensinou educação financeira para mais de 860 pessoas, a maioria adultos e jovens de baixa renda, moradores de favelas e que frequentam cursos supletivos. …

Estudante com síndrome de Down passa no vestibular de direito no Ceará

Imagem
do BOL, em São Paulo Reprodução/TV Diário Willian Vasconcelos superou preconceitos para realizar sonho Quando Willian nasceu, os médicos do posto de saúde não tiveram coragem de dizer aos pais do garoto que ele tinha síndrome de Down, agora, o rapaz de Sobral (CE) se prepara para um novo desafio. Segundo a TV Diário, o jovem cearense passou no vestibular do curso de direito. Depois de completar o ensino médio em 2016, o caminho para ingressar em uma universidade foi cheio de questões preconceituosas. "Duvidaram da capacidade intelectual dele, fizeram perguntas absurdas, se ele conhecia cores, sabia segurar caneta ou andava só", contou a irmã, Klívia. Apesar da boa pontuação, a aprovação na universidade pública não veio, mas o estudante conseguiu passar em uma instituição privada no curso que sonhava. "Sempre foi muito estudioso, muito sociável e empenhado, extremamente organizado e disciplinado", descreveu a professora Roberta Araújo. Outro sonho de Willian, ser a…

Animal 'mais estranho já descoberto' por Darwin encontra uma família

Imagem
O naturalista britânico Charles Darwin, arquiteto da teoria da evolução, não sabia o que fazer com os fósseis que viu na Patagônia, então os enviou para seu amigo e renomado paleontologista Richard Owen. Ele também ficou perplexo. "Os ossos tinham uma aparência diferente de tudo que ele conhecia", disse Michael Hofreiter, autor sênior de um estudo publicado na terça-feira (27) na revista científica "Nature Communications", que finalmente situa na árvore da vida o que Darwin chamou de "animal mais estranho já descoberto". "Imagine um camelo sem uma corcunda, com pés como os de um rinoceronte esbelto e uma cabeça no formato da de uma saiga (antílope)", disse Hofreiter, professor da Universidade de Potsdam, na Alemanha, à AFP. A Macrauchenia patachonica - literalmente, "lhama de pescoço comprido" - também tinha um longo focinho elástico e as narinas acima dos olhos. Durante quase dois séculos, biólogos e taxonomistas discutiram sobre a l…

Nova versão de Os Trapalhões já tem estreia marcada; confira novo elenco

Imagem
Uma nova versão de Os Trapalhões vai estrear em breve. Só que dessa vez com novos integrantes, são eles: Didico (Lucas Veloso), Dedeco (Bruno Gissoni), Mussa (Mumuzinho) e Zaca (Gui Santana). A proposta é que o grupo seja orientado por Didi (Renato Aragão) e Dedé (Dedé Santana) para mostrá-los como ser um trapalhão de verdade. As gravações foram concluídas nessa segunda-feira, 26, disse Bruno Gissoni que interpretará o aprendiz de Dedé, em entrevista ao Extra. A atração terá nove episódios e está com a estreia marcada para o próximo dia 17 no canal Viva e em agosto na Globo. O programa trará de volta algumas esquetes clássicas, porém atualizadas. Entre elas os famosos musicais. A ideia é seguir um modelo semelhante ao da Escolinha do Professor Raimundo que renovou o programa e os personagens. Nego do Borel e Ernani Morais também estarão presentes, interpretando Tião e Sargento Pincel, respectivamente. Sobre a colaboração de Didi (Renato Aragão), que também ajuda com o roteiro das esq…

Escolas privadas já podem aderir ao Sistema de Avaliação da Educação Básica

Imagem
As escolas privadas do ensino médio já podem aderir ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017. A inscrição começou hoje (27) e vai até o dia 14 de julho, e pode ser feita pelo site do Prova Brasil.
A partir deste ano, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não será mais usado para a emissão do boletim por escola, por isso o Saeb servirá para que as escolas possam medir seu desempenho. A participação é facultativa para as escolas privadas e obrigatória para as escolas públicas. A adesão por meio do sistema on-line só é exigida das escolas privadas, que também deverão pagar para participar da avaliação. A taxa de adesão varia de R$ 400 a R$ 4 mil, de acordo com o número de alunos matriculados. Todas as escolas que participarem do Saeb e que cumprirem os critérios determinados terão seu Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) calculado. O índice, que combina resultados do censo escolar e do Saeb, é divulgado a cada dois anos. A aplicação dos testes e questionári…

Evento católico "Com Deus tem Jeito!" oportuniza moradores de rua

Imagem
"Com Deus, tem Jeito!" acontece no  CEU  (Condomínio Espiritual Uirapuru) dia 1º de Julho, com serviços, ajuda e oportunidade de mudança para pessoas que vivem nas ruas de Fortaleza O Evento "Com Deus, tem Jeito!" será realizado pela Obra Lumen de Evangelização, juntamente com a Fazenda da Esperança, CEU  (Condomínio Espiritual Uirapuru) e Comunidade Canção Nova (em unidade com mais de 100 comunidades, movimentos e pastorais) no dia 1º de Julho de 2017, no CEU,  em Fortaleza-CE.  Dessa forma, serão disponibilizados para centenas de pessoas em situação de rua que se encontram na criminalidade, prostituição e dependência química, uma experiência pessoal com Jesus e a sua misericórdia, capaz de transformar e mudar as suas vidas. Aqueles que permitirem ser alcançados pela misericórdia e tomarem a decisão,  já terão a oportunidade de serem encaminhados no mesmo dia para casas de recuperação, deixando assim as ruas, as drogas; e iniciando uma nova vida! O Evento Motivado…

Mais Visitadas

Trinta Anos de Ordenação Sacerdotal do Pe. Geovane Saraiva

Deus, alimento e remédio

Filme luso-brasileiro com índios Krahô vence Festival de Cinema de Lima

Parabéns, Padre Geovane!

Evento em São Paulo discute as questões do homem contemporâneo