Postagens

Mostrando postagens de Setembro 4, 2017

Menina cega chega à final de Olimpíada de Matemática

Imagem
Colaboração para o UOL A Bacello / El Observador 3.set.2017 - A professora Analia Lira aprendeu braile para ensinar a estudante María Luisa Carballo María Luisa Carballo foi umas das 1500 finalistas da Olimpíada de Matemática realizada no bairro de Casavalle, em Montevidéu. O desafio organizado pelo centro educacional Los Pinos tem na jovem de dez anos uma competidora especial: a menina perdeu a visão há três anos por causa de um glaucoma congênito. Para superar as dificuldades em sala de aula, a garota conta com a ajuda da educadora Analia Lira, que aprendeu braile para ensinar a estudante. "Entrei na escola com cinco anos. Analia está conosco desde o começo, porque ela era professora da minha irmã. Ela me deu aula no segundo, no quinto e no sexto ano", disse María Luisa ao site do jornal uruguaio "El Observador", em entrevista publicada neste domingo (3). A docente explicou como ela teve de se adaptar às dificuldades da menina. "No segundo ano, ela era uma …

"Abecedário de personagens do folclore brasileiro" reúne o panteão mestiço de seres fantásticos

Imagem
por Dellano Rios - Editor de Área Saci, Curupira e Canhambora (em sentido horário): seres ganham “corpo” pela arte de Cezar Berje Em "Deuses Americanos" (e na série de TV/web derivada do romance), Neil Gaiman apresenta um panteão de divindades estrangeiras vivendo entre os mortais nos EUA. São deuses nórdicos, africanos, anglo-saxões que atravessaram oceanos para chegar ao "novo mundo", ao lado de invasores e escravos, e hoje subsistem tais quais suas concepções mais conhecidas. Em sua ficção, o inglês Neil Gaiman segura um espelho capaz de desnudar a imagem que reflete. Por um lado, mostra algo que ainda é difícil para muitos norte-americanos reconhecerem - que seu país foi e é formado por imigrantes, refugiados e por gente que foi traficada para lá. Na identificação de seus deuses com suas fontes originais, sem grandes transformações causadas pelos tempos que passaram deste lado do Atlântico, ele termina por mostrar o quanto essas culturas ainda têm dificuldade em…

Morre a professora e escritora cearense Luiza de Teodoro

Imagem
Morreu neste domingo (3) a educadora e escritora Luiza de Teodoro Vieira. Ela é autora de diversos livros, que foram usados para alfabetizar estudantes. Neste ano, foi agraciada com a maior honraria do Governo do Estado, a Medalha da Abolição. O corpo será velado hoje, a partir das 21h30min, na Igreja Comunidade do Amor, no bairro Rodolfo Teófilo. Em nota, o Theatro José de Alencar e o Sistema Estadual de Teatros se solidarizam com os parentes, amigos e alunos da professora. “A educadora teve sua trajetória marcada por uma incansável luta pela promoção da educação e do conhecimento em nosso estado. A ela o reconhecimento e a gratidão por oportunizar a muitos um bem tão precioso”. Na rede estadual de ensino, ela dá nome a uma Escola Estadual de Educação Profissional, em Pacatuba. O pai foi jornalista, dono do jornal independente “O Imparcial”, e também foi funcionário público da Secretaria da Polícia. A mãe, professora de uma escola municipal em Maracanaú, a quem acompanhava em diversa…

Florença vista de cima

Imagem
Uma espetacular viagem de drone sobre o berço do Renascimento Italiano Aqueles que tiveram a sorte de nascer em Florença, berço do Renascimento Italiano, estão familiarizados com o Campanário de Giotto (um dos três edifícios que compõem o impressionante conjunto arquitetônico conhecido como Santa Maria del Fiore), o Palácio Pitti, o Ospedale Degli Innocenti, a igreja de Santa Maria Novella e muitas outras grandes joias arquitetônicas. Mas muito poucos florentinos – e aqueles que não nasceram nesta cidade particular – podem ter tido a chance de olhar para a cidade a partir desta perspectiva única. Aproveite o vídeo abaixo!
 Aleteia

Filmes brasileiros que concorrerão a vaga no Oscar

Imagem
O Ministério da Cultura (MinC) divulgou a lista dos filmes brasileiros que concorrerão a uma vaga na disputa da estatueta. O Filme da Minha Vida, de Selton Mello, está entre os longos que concorrerão a uma vaga no Oscar. (Divulgação.)
Foi dada a largada para a corrida em direção ao Oscar 2018. O Ministério da Cultura (MinC) divulgou a lista dos filmes brasileiros que concorrerão a uma vaga na disputa da estatueta mais cobiçada do planeta. O indicado será anunciado em 15 de setembro na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. Ao todo foram selecionados 23 filmes entre os inscritos para concorrer ao título de Melhor Filme Estrangeiro na edição 2018 do Oscar, que chega a sua 90ª edição. De acordo com o ministério o número de inscritos superou o do ano passado, quando somente 18 longas foram habilitados. E, pela primeira vez, as inscrições foram feitas pela internet. Alguns filmes são recentes e estão em cartaz nas salas do País, como O Filme da Minha Vida, de Selton Mello, ele que represento…

Fortaleza sedia mobilização nacional em defesa da infância

Imagem
Como resultado, será apresentado na Assembleia Legislativa do Estado um projeto de lei de iniciativa popular, para garantir a efetiva participação dos adolescentes em ações de combate ao trabalho precoce Estudantes de todo o Brasil estarão reunidos em Fortaleza, nos próximos dias 04 e 05 de setembro, para discutir uma série de medidas em defesa da infância. Estimular a participação dos adolescentes na formulação e monitoramento de políticas públicas é o principal objetivo do Encontro Nacional de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (ENAPETI), iniciativa do Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE). Como resultado, será apresentado na Assembleia Legislativa do estado um projeto de lei de iniciativa popular, para garantir a efetiva participação dos adolescentes em ações de combate ao trabalho precoce.
Para o procurador do Trabalho Antonio de Oliveira Lima, o evento será a oportunidade de formar lideranças nos estados. “Vamos envolver os adolescentes e c…

Mais Visitadas

Conheça o cearensês e saiba como surgiram vocábulos muito usados pelos cearenses

O padrão qualidade do ensino

São Luiz exibe "Vidas Secas" e homenageia Nelson Pereira dos Santos

Inscrições Abertas para o 25º Prêmio CNH Industrial de Jornalismo

JOÃO BATISTA, O MAIOR