Postagens

Mostrando postagens de Setembro 5, 2017

Jovem em academia literária nacional

Imagem
Fortaleza. Tomou posse, no último dia 31 de agosto, na Academia de Letras do Brasil (ALB), no Rio de Janeiro, o jovem professor e poeta Adriano Deodato, do município de Quixeré. A solenidade ocorreu no Copacabana Palace Hotel, reunindo os membros da entidade literária que completou 16 anos. Nascido em Limoeiro do Norte e radicado em Quixeré, Adriano é o membro mais jovem da entidade, eleito para a cadeira número 37 da seccional do Ceará. O jovem, de apenas 22 anos, é estudante de Enfermagem e, desde criança, escreve poemas, tendo participado de publicações e de recitais em eventos, como a Bienal Internacional do Livro do Ceará. É vice-presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais e sócio da Associação dos Poetas e Apologistas do Vale do Jaguaribe. Foi ao atuar no âmbito da educação e cultura no município de Quixeré, localizado no Vale do Jaguaribe, ao tornar-se professor, aos 18 anos, que o jovem passou a ganhar maior reconhecimento por seu talento para as letras. E por isso…

Novo disco de Chico Buarque será lançado também em vinil

Imagem
O novo disco de Chico Buarque, o "Caravanas", chegou às lojas físicas e digitais no dia 25 de agosto. Apenas no primeiro fim de semana no mercado, o CD vendeu mais de 10 mil cópias. Com o bom retorno do público, a gravadora Biscoito Fino irá, agora, comercializar o "Caravanas" em discos de vinil. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 5, na página oficial do Instagram de Chico Buarque. Segundo a postagem, o álbum em vinil chega às lojas no mês de outubro.      Leia também:Conheça as nove músicas de "Caravanas", novo disco de Chico Buarque No álbum, o artista passeia por arranjos, em sua maioria, enxutos, nas músicas que vão do blues ao samba canção, passando até por um funk atravessado por beatbox. Com direção musical assinada pelo violonista Luiz Cláudio Ramos, o novo trabalho é o sucessor de "Chico" (2011) e "Carioca" (2007). Redação O POVO Online

Curso Básico de Histórias em Quadrinhos, do projeto HQCeará, promovido pela Fundação Demócrito Rocha, é vencedor de prêmio nacional

Imagem
O Curso Básico de Histórias em Quadrinhos, do projeto HQ Ceará, oferecido pela Fundação Demócrito Rocha em parceria com a Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), ganhou o troféu HQMix na categoria Grande Contribuição. A premiação, que divulgou seus vencedores na última sexta, 1º, já existe há 29 anos e é considerada a mais importante do gênero no Brasil. A série Edição Especial, do canal HBO, também ganhou na mesma categoria. O troféu será entregue em cerimônia no dia 17 deste mês, em São Paulo. “Para mim foi uma surpresa muito boa. É o primeiro curso a distância em quadrinhos do País, tem o pioneirismo dessa iniciativa”, comenta Raymundo Netto, coordenador geral do projeto. O curso foi composto de 12 fascículos e 12 vídeo-aulas que falavam sobre temas como narrativas e roteiros, tiras, criação, edição e o mercado de HQs e foi projetado por cerca de 23 quadrinistas do Estado. Guabiras, cartunista do O POVO, fez as ilustrações. Ao todo, foram 6,2 mil inscritos de quase todo o …

Pesquisa aponta que 23% das mulheres foram ameaçadas por um homem este ano

Imagem
A pesquisa ouviu, entre os dias 15 e 20 de agosto, 2.030 mulheres e homens em 35 cidades brasileiras. De acordo com a pesquisa, somente este ano 13,7 milhões de mulheres afimaram que já foram “encoxadas” ou tiveram o corpo tocado sem autorização. (Reprodução)
Pesquisa divulgada nesta segunda (4) do Instituto Locomotiva aponta que 94% das pessoas avaliam que uma mulher ser “encoxada” ou ter o corpo tocado sem a sua autorização é uma forma de violência sexual. A pesquisa ouviu, entre os dias 15 e 20 de agosto, 2.030 mulheres e homens em 35 cidades brasileiras.
De acordo com a pesquisa, somente este ano 13,7 milhões de mulheres afimaram que já foram “encoxadas” ou tiveram o corpo tocado sem autorização, o que representa 17% do total de mulheres adultas do país. Este número é ainda maior (20% do total) entre as mais jovens, na faixa etária de 18 a 34 anos.
Conforme a pesquisa, 35% dos brasileiros adultos, ou o correspondente a 84 milhões de pessoas, conhecem uma mulher que foi beijada à f…

Morre no Rio, aos 74 anos, a atriz e cantora Rogéria

Imagem
Artista carioca participou de shows, filmes, novelas. Enfrentou a ditadura fazendo espetáculos transgressores numa época de muita censura. Nunca foi de fazer passeata por direitos de gays, mas sabia que sem seu pioneirismo, e das demais divas. (Divulgação)
Na entrevista que deu ao jornal O Estado de S. Paulo - na estreia de "Divinas Divas", o belo documentário de Leandra Leal sobre as pioneiras do travestismo no Brasil -, Rogéria reafirmou o que nunca se cansou de dizer. Que era "a travesti da família brasileira". Era.

A atriz e cantora Rogéria, de 74 anos morreu na noite desta segunda-feira, 4, vítima de outra infecção urinária. Ela estava internada em um hospital na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio. A informação de sua morte foi confirmada pelo empresário da atriz, Alexandro Haddad.

Ainda na segunda, ela voltou a ser internada. A informação foi dada pela apresentadora Sônia Abrão: "Rogéria volta para a UTI: pessoal, o estado de saúde de nossa querida Rogé…

Escritores de língua portuguesa vão reunir-se em Cabo Verde

Imagem
Rádio Vaticana Cabo Verde recebe em Outubro reunião de Escritores de língua portuguesa
Um grupo de escritores lusófonos vão se reunir de 27 a 29 de outubro, na cidade da Praia, no VII Encontro de Escritores de Língua Portuguesa (EELP), promovido pela UCCLA – União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, em parceria com a Câmara Municipal da Praia. O evento visa contribuir para o diálogo e o enriquecimento recíproco entre escritores dos diferentes países e continentes. De acordo com informações divulgadas pela UCCLA, o certame, que vai reunir escritores conhecidos e de renome dos países de Língua Portuguesa, nas áreas da literatura e da linguística, pretende ainda promover o intercâmbio entre os autores lusófonos. Na última edição, que decorreu na cidade da Praia sob o lema “A literatura e as diásporas, a literatura e a insularidade e a poesia e a música”, estiveram presentes mais de 30 escritores de Cabo Verde, Angola, Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Brasi…

Amazonas comemora elevação do estado à categoria de província

Imagem
Bianca Paiva - Correspondente da Agência Brasil O Palácio Rio Negro, em Manaus, sede do governo local - Imagem de divulgação/Portal Amazonas Na semana da Pátria, os amazonenses têm um motivo a mais para comemorar. Hoje, 5 de setembro, feriado estadual, é celebrada a elevação do estado à categoria de província. Nessa mesma data, em 1850, a antiga capitania de São José do Rio Negro, como era chamado o Amazonas, deixou de pertencer à Província do Grão Pará e se tornou independente. Na época do Segundo Reinado no Brasil, de 1840 a 1889, no governo de Dom Pedro II, as grandes divisões administrativas eram chamadas de províncias. Somente com a Proclamação da República, há quase 128 anos, em 15 de novembro, houve a mudança de província para estado. O secretário-geral do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas, Geraldo Xavier dos Anjos, especialista em história, explica o que significou para a região a conquista dessa autonomia. “Um dos fatos mais importantes desse período para nós foi a …

Mais Visitadas

Trinta Anos de Ordenação Sacerdotal do Pe. Geovane Saraiva

Deus, alimento e remédio

Filme luso-brasileiro com índios Krahô vence Festival de Cinema de Lima

Parabéns, Padre Geovane!

Evento em São Paulo discute as questões do homem contemporâneo