Postagens

Mostrando postagens de Setembro 19, 2017

Filme de Daniela Thomas levanta discussões sobre a representatividade negra no cinema

Imagem
por Diego Benevides* - Crítico de cinema A caprichada fotografia em preto e branco não salva o longa-metragem “Vazante” É recorrente que os ânimos se acentuem no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que chega à 50ª edição se reafirmando como o mais importante encontro cinematográfico que discute e dá espaço para as tendências da produção nacional. Em sua primeira exibição no Brasil, após passagem no Festival de Berlim, “Vazante” reacendeu as questões sensíveis do protagonismo negro no cinema. O longa de Daniele Thomas foi exibido na mostra competitiva do último sábado (16). Ambientada em Minas Gerais, no século XIX, a trama acompanha Antonio, que se casa com a jovem Beatriz após perder a esposa. As constantes expedições de Antonio exaltam a solidão de Beatriz, que encontra nos escravos uma companhia que se transforma em traição conjugal. Projeto dos sonhos de Daniela Thomas, “Vazante” é marcado especialmente pelo apuro estético, a partir de uma fotografia em preto e branco impecá…

Cineteatro São Luiz recebe mostra de terror, clássicos dos anos 1930 às produções mais recentes

Imagem
Festivais, maratonas e mostras especiais. Assim é feita a divulgação de filmes clássicos de velhos favoritos do público, na programação do Cineteatro São Luiz de Fortaleza, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado (Secult). Esta semana, o projeto Mostra Gêneros do Cinema é dedicado ao terror. A partir desta terça-feira (19) até a sexta-feira (22), serão exibidos nove produções que não podem faltar no repertório dos fãs deste gênero. As sessões – duas ou três por dia – são gratuitas. “Fizemos um recorte que cobre 90 anos do gênero”, explica Duarte Dias, programador e curador de cinema do Cineteatro São Luiz. “Começamos com os clássicos da década de 1930, de quando o terror se consolidou no campo cinematográfico. A gente abre a mostra com ‘Drácula’, de 1931, e finaliza com ‘Drácula de Bram Stoker’ (1992), de Francis Ford Coppola. São dois filmes marcantes sobre esse personagem tão presente no imaginário de quem curte esse gênero cinematográfico”, adianta.  Além de duas versões da…

Livraria Saraiva encerra uma das lojas em shopping de Fortaleza

Imagem
Uma das unidades da livraria Saraiva encerrou as atividades no shopping Iguatemi Fortaleza nesta segunda-feira, 18. Localizada no piso térreo, a loja tinha porte menor que o da Saraiva MegaStore, que mantém o funcionamento da marca em uma das entradas do shopping. Por email, a rede de livrarias informou aos clientes sobre o fechamento das portas da unidade: "Caro cliente, a loja Saraiva do Iguatemi Fortaleza, no piso térreo, encerrou suas atividades". Com o fechamento desta unidade, Fortaleza mantém outras duas lojas da livraria, sendo uma no próprio Iguatemi Fortaleza e a mais recente, no North Shopping Fortaleza.    "A Saraiva avalia constantemente a sua rede de lojas, considerando aberturas, reformas e fechamentos, dentro de seu plano de transformação e de manter sua operação saudável e cada vez mais multicanal para atender aos clientes em todas as plataformas, em lojas físicas e no e-commerce", explica a empresa por meio de nota enviada à imprensa. "Vale …

Nobel da Paz quebra silêncio sobre violência em Myanmar

Imagem
Líder de fato do país, Aung San Suu Kyi é criticada por minimizar situação denunciada por vítimas e testemunhas no oeste do país, onde, segundo a ONU, está em curso um processo de limpeza étnica contra minoria muçulmana. A líder de fato de Myanmar, a Nobel da Paz Aung San Suu Kyi, quebrou o silêncio nesta terça-feira (19/09) sobre a violência contra a minoria muçulmana rohingya no estado de Rakhine (oeste), denunciada pela ONU como um processo de limpeza étnica.
No discurso, Suu Kyi, que ocupa um cargo similar ao de primeira-ministra, pintou uma realidade paralela à que denunciam ONGs, vítimas e testemunhas. E se limitou a dizer que seu governo não foge de suas responsabilidades e está ao lado daqueles que sofrem.
"Apesar de todos os esforços, não conseguimos parar o conflito. Não é a intenção do governo fugir de suas responsabilidades", disse Suu Kyi, vencedora do Prêmio Nobel da Paz em 1991, diante de diplomatas, autoridades e jornalistas. "Condenamos todas as violaçõ…

'Diário de Anne Frank' ganha versão graphic novel

Imagem
"É necessário chegar a uma nova geração leitores". Foto do passaporte de Anne Frank sobre cadernos do diário que ela escreveu no sótão da casa em Amsterdã. (ANP/AFP)
O "Diário de Anne Frank", uma das obras mais vendidas no mundo, será publicado pela primeira vez no formato graphic novel em quase 50 países - informou a editora francesa Calmann-Levy nesta segunda-feira (18).
Após um acordo com o Fundo Anne da Basileia (Suíça), o diário da jovem judia de origem alemã que faleceu de tifo em fevereiro de 1945, no campo nazista de Bergen-Belsen, foi adaptado pelo autor israelense Ari Folman e seu compatriota e ilustrador David Polonsky.
"Quando o Fundo Anne Frank nos propôs adaptar o diário para os quadrinhos, nossa resposta foi: 'De jeito nenhum!'", afirmaram os autores em Paris.
"Mas temo que chegaremos ao dia em que já não restem sobreviventes do Holocausto no planeta, nem nenhuma testemunha viva para explicar esta história", completou Folm…

Ciclista britânico bate recorde ao dar volta ao mundo em menos de 79 dias

Imagem
O aventureiro, de 34 anos, entrou para o livro Guinness dos recordes. Ciclista teve que pedalar 16 horas por dia para percorrer os 29.000 quilômetros necessários para completar o desafio. Britânico Mark Beaumont chega em Paris após completar a volta ao mundo em 78 dias. (AFP)
O ciclista britânico Mark Beaumont terminou nesta segunda-feira à noite (horário local), em Paris, sua volta ao mundo em bicicleta, um trajeto percorrido em menos de 79 dias, batendo um novo recorde e superando a conquista fictícia do famoso personagem de Júlio Verne, Phileas Fogg.
O aventureiro, de 34 anos, conseguiu dar a volta ao mundo de bicicleta em 78 dias, 14 horas e 14 minutos, segundo o livro Guinness dos recordes.
Ele saiu de Paris em 2 de julho e chegou nesta segunda-feira pouco antes das 19h00 (14h00 de Brasília) no Arco do Triunfo, em pleno horário do rush.
"Fui além do que já havia feito, física e mentalmente", declarou o ciclista em sua chegada, onde era esperado por sua esposa e suas dua…

Lady Gaga posta foto rezando com terço e reacende rumores sobre “conversão”

Imagem
A foto contrasta com a performance da cantora exibida num clipe de 2010 que irritou cristãos de todo o mundo; na ocasião, ela engolia um rosário Um post feito por Lady Gaga em seu perfil no Instagram tem alimentado as especulações de mudança de vida da cantora, que estaria se aproximando da fé católica. Na foto, ela aparece rezando com um terço nas mãos. Na descrição ela explica o motivo pelo qual ficará longe de apresentações nos próximos meses. Após ter cancelado o show que faria no Rock in Rio, na última semana, agora ela adiou uma parte de sua turnê pela Europa, devido às fortes dores que sente no corpo, por causa da fibromialgia, uma síndrome clínica que afeta principalmente a musculatura. A previsão é de que até o início de 2018 ela não volte aos palcos. A devoção expressada pela imagem difere muito do escândalo provocado pelo clipe da música Alejandro, de 2010, no qual ela aparece engolindo um terço. Essa foi uma das várias performances executadas pela artista no passado que d…

Perdão, dom e graça

Imagem
Padre Geovane Saraiva*
O mundo em que vivemos é profundamente marcado por vingança, ódio e preconceitos. Considerando o bem maior da comunidade dos filhos de Deus, o maravilhoso é que contamos com a proposta de Jesus: a do perdão sem limites para os seus seguidores. Urge a necessidade de generosidade e misericórdia sempre maior, capaz de destruir o ódio e a agressividade reinantes no mundo, fugindo também da lógica dos números da matemática, a respeito do perdão. O Papa Francisco assegura aos que querem observar o chamado do Filho de Deus, afirmando que restam "a alegria, a paz e a liberdade interior que vêm do ser perdoado, podendo, por sua vez, abrir-se à possibilidade de perdoar; que o perdão não nega o erro sofrido, mas reconhece que o ser humano, criado à imagem de Deus, é sempre maior do que o mal que comete".
No perdão, na misericórdia e na reconciliação, experimenta-se a compaixão de Deus, quando a justiça se transforma em misericórdia: “Perdoa a injustiça cometida po…

Mais Visitadas

Conheça o cearensês e saiba como surgiram vocábulos muito usados pelos cearenses

O padrão qualidade do ensino

São Luiz exibe "Vidas Secas" e homenageia Nelson Pereira dos Santos

Inscrições Abertas para o 25º Prêmio CNH Industrial de Jornalismo

JOÃO BATISTA, O MAIOR