Postagens

Mostrando postagens de Setembro 26, 2017

A história contada por Paulo Henrique Lustosa, autor do livro "O Plano que Fechou o Congresso"

Imagem
Em 1937 acontecia no Brasil o primeiro fechamento de congresso, dando início a um período de ditadura que duraria oito anos. Essa é a história contada por Paulo Henrique Lustosa, autor do livro "O Plano que Fechou o Congresso", que será lançado hoje (26), às 20h, no Terraço Cultural do Ideal Clube. Primeiro romance do deputado federal, o livro transita entre o ficcional e o real, contando a história do Plano Cohen e de como o presidente Getúlio Vargas instaurou o Estado Novo. O livro tem uma história dinâmica, que começa no Rio de Janeiro e termina em Fortaleza, passando por Recife, e por algumas cidades do interior do Nordeste. A realidade do cangaço, da chegada da tecnologia, de estradas de ferro e da iluminação pública são alguns dos eventos retratados na obra. A obra tem como objetivo primordial contar a história do Brasil daquela época, trazendo o clima político em que vivia o país no final dos anos 30. Alfredo Eugênio, personagem fictício no livro, surge como narrador…

Fósseis cearenses são traficados pela internet para EUA e Europa

Os fósseis do Geopark Araripe, patrimônio natural da Unesco esquadrinhado entre nove municípios do Cariri cearense, estão à venda em sites de classificados e de lojas virtuais e físicas nos Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido e Espanha. Traficados do Brasil, da região da Chapada do Araripe, as “pedras” bichos pré-históricos são oferecidas para colecionadores ou instituições de pesquisa e museus. Sobre o assunto Lei brasileira sobre fósseis é de 1942"Agora, é ilegal exportá-los", diz vendedor de fósseis da AlemanhaComércio ilegal de fósseis do Geopark Araripe InternetPolícia Federal apreendeu 32 mil fósseis do Ceará em 10 anos Centenas de fósseis da “mundialmente famosa Formação Santana” , como anunciam o site eBay e o vendedor alemão Michael Baudendistel, entram e saem dos catálogos de venda ou leilões do material científico extraído, clandestinamente, daqui. Não faltam “produtos”. O POVO navegou pelas páginas da web, trocou e-mails com vendedores, entrevistou pesquisadore…

Exposição de Jorge dos Anjos e Ricardo Aleixo promove bate-papo com artistas

Imagem
Mostra 'Infinito Instante' em exibição na capital mineira tem programação com conversa com artistas e palestra com doutora em Artes Visuais.
Exposição inédita cruza três conceitos presentes nos projetos individuais dos artistas: o desejo, a liberdade e a construção. (Élcio Paraíso/Divulgação)
A exposição Instante Infinito, de Jorge dos Anjos e Ricardo Aleixo, que ocupará a Galeria de Arte BDMG Cultural até o dia 16 de outubro, conta com uma programação especial, com bate-papo com os artistas e palestra com Sônia Salcedo Del Castillo, arquiteta, urbanista, cenógrafa, especialista em história da arte e da arquitetura, mestre em história e crítica da arte e doutora em artes visuais.
Nesta quinta-feira, 28, às 19h, Jorge dos Anjos e Ricardo Aleixo participarão de uma roda de conversa na galeria de arte. Em pauta, as trajetórias artísticas, a longa amizade entre os artistas e curiosidades. “Vamos falar sobre a maior parte das coisas de que temos tratado, como amigos e parceiros, de…

A importância das boas músicas

Imagem
Quer ensinar seus filhos a apreciarem boa música? Então anote estas dicas! Tem se tornado cada vez mais difícil passar por aqui e compartilhar coisas que acho que são úteis ou importantes para as famílias homeschoolers. São muitos os projetos nos quais estamos envolvidos, e há ainda novas coisas surgindo, por isso, pela necessidade de priorizar, o blog, que foi o começo de tudo, acaba ficando para trás. Ainda assim, porém, quero compartilhar com vocês algumas coisas bonitas que temos usado e feito por aqui. Eu e Gustavo, na vida adulta, nunca fomos apreciadores de músicas populares. Sempre que colocamos alguma música, ou é clássica, ou é sacra. Raras vezes Gustavo varia um pouco o repertório acrescentando alguma música regional gaúcha ao menu. Por isso, desde sempre, nossos filhos foram acostumados com boas músicas, ainda que não saibam os nomes dos compositores/autores e das músicas, pois fazemos tudo de maneira muito tranquila e informal. Assim, vindo a complementar um pouco mais e…

Governo decide manter o horário de verão a partir do dia 15 de outubro

Imagem
Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil O governo decidiu manter o horário de verão em 2017. A medida foi confirmada hoje (25) pelo ministério de Minas e Energia. Com a decisão, os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão adiantar os relógios em 1 hora a partir do dia 15 de outubro. Na semana passada, o final de horário de verão chegou a ser cogitado pelo governo, após estudos mostrarem perda na efetividade da medida, em razão das mudanças nos hábitos de consumo de energia. De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), a temperatura é quem determina o maior consumo de energia e não a incidência da luz durante o dia, fazendo com que, atualmente, os picos de consumo ocorram no horário entre 14h e 15h, e não mais entre 17h e 20h. O ONS aponta que no horário de verão praticado em 2016/2017 a economia foi de R$ 159,5 milhões, valor abaixo período de 2015/2016, que foi de R$ 162 milhões. O governo informou que, para 2018, deve fazer uma pesquisa para decidir s…

Verde do Parque do Cocó dá espaço para as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul

Imagem
O Instituto do Câncer do Ceará unifica duas campanhas de conscientização e promete colorir o Cocó levando uma programação para toda a família, neste domingo (1°), a partir das 8 horas Com o objetivo de conciliar prevenção e saúde com um lugar apaixonante e cheio de vida, o Instituto do Câncer do Ceará (ICC) escolheu o Parque Ecológico do Cocó para oficialmente dar início às suas campanhas de conscientização sobre o câncer de mama e de próstata, que pela primeira vez estão unificadas, conciliando assim a importância da saúde tanto da mulher quanto do homem. O ‘Cocó Rosa & Azul: juntos por mais saúde!’, marcado para este domingo (1°), a partir das 8 horas, promete misturar o verde e a natureza do lugar com o rosa e azul, cores tradicionais de ambas as campanhas. Uma manhã inteira de informação e lazer A programação terá seu início com um bate-papo com o mastologista do Instituto, Dr. Antônio de Pádua Almeida Carneiro, que tratará do tema ‘Câncer de Mama, Prevenção, Diagnóstico Preco…

Exposição meu caju cajueiro segue até maio de 2018 no museu do caju, em Caucaia

Imagem
A iniciativa conta com exposição, oficinas, ações culturais de sustentabilidade e de acessibilidade Foto: divulgação/assessoria O Museu do Caju, apresenta o projeto Meu Caju Cajueiro, que engloba uma exposição temporária, oficinas e ações culturais. As atividades tiveram início no dia 01 de setembro de 2017, com a abertura da exposição, e continuam até 30 de maio de 2018. O projeto foi desenvolvido para permitir maior visitação do público e a sustentabilidade das ações permanentes da instituição, que é dedicada a promover a cultura do caju como um importante produto de inclusão social, educacional, turística, cultural e econômica do Ceará. Com a criação da nova exposição temporária serão inseridos novos recursos expositivos, bem como ações de acessibilidade, visando melhorar o espaço e qualificar o atendimento ao visitante com ou sem deficiência. Além disso, novas ações pedagógicas educativas do museu serão implementadas. Oficinas
A partir do patrocínio da Caixa, o Museu do Caju passa…

Mais Visitadas

Conheça o cearensês e saiba como surgiram vocábulos muito usados pelos cearenses

Arquivos de cartórios do Ceará integrarão árvore genealógica mundial

COPA DO MUNDO

São Luiz exibe "Vidas Secas" e homenageia Nelson Pereira dos Santos

Carta ao eleitor V