Postagens

Mostrando postagens de Setembro 28, 2017

68º Salão de abril começa hoje, sem apoio da prefeitura de Fortaleza

Imagem
Começa hoje a 68ª edição do Salão de Abril, principal mostra de artes do Ceará. O evento, entretanto, não será realizado pela Prefeitura de Fortaleza. Diante da indefinição da gestão municipal sobre a realização ou não do evento este ano, os artistas “sequestraram” o Salão e, por conta própria, vão realizar as exposições em quinze espaços da Capital, entre eles, a Vila Vicentina, o Poço da Draga e o entorno do Parque do Cocó. Hoje, dois lançamentos simultâneos marcam o início das atividades: um na Galeria Multiarte, às 18h30min, e outro na Imagem Brasil Galeria, às 19h30min. Ao todo, 161 propostas compõem a programação, que se estende até dia 20 de outubro. “É importante se posicionar contra esse descaso da Secretaria da Cultura (Secultfor) e mostrar que a Cidade tem muitos artistas visuais, que estamos reagindo. A Cidade não pode ficar com menos essa ação artística”, afirma Jacqueline Medeiros, pesquisadora de arte e diretora da galeria Sem Título Arte, que também compõe a programaç…

Biografia de Belchior é lançada em Fortaleza

Imagem
O livro "Belchior - apenas um rapaz latino-americano", que chegou às lojas quatro meses após a morte do biografado, será lançado em Fortaleza, no dia cinco de outubro. O autor da obra, o jornalista Jotabê Medeiros, estará na Cidade para o evento, que irá ocorrer no teatro do Centro Dragão do Mar, às 18 horas, com acesso gratuito. O poeta, arquiteto e amigo de Belchior, Fausto Nilo, é um dos convidados da noite. Ele irá conversar com o autor sobre a vida e a obra do rapaz latino-americano. Em seguida, haverá um pocket show com nomes, como Rodger Rogério, Fausto Nilo, Lúcia Menezes e Orquestra Popular do Nordeste. O espetáculo terá direção artísticas assinada por Pedro Madeira, da Orquestra. Com apenas 240 páginas, esta é a primeira biografia que Antônio Carlos Belchior, morto no dia 30 de março deste ano, ganha. A notícia sobre a publicação veio poucos dias após o artista sair de cena. Sob críticas e aplausos, a obra foi lançada no último dia 26 de agosto. Serviço Lançamento de…

Supremo autoriza ensino religioso confessional nas escolas públicas

Imagem
O tema foi debatido por quatro sessões plenárias ao longo das últimas semanas. Julgamento não tratou do ensino religioso em escolas particulares, que fica a critério de cada instituição (Reprodução)
O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (27), por 6 votos a 5, que o ensino religioso nas escolas públicas pode ter natureza confessional, isto é, que as aulas podem seguir os ensinamentos de uma religião específica.
O julgamento ficou empatado até o último momento, sendo decidido pelo voto da presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, para quem “pode-se ter conteúdo confessional em matérias não obrigatórias nas escolas [públicas]”. Ela considerou não haver na autorização conflito com a laicidade do Estado, conforme preconiza a Constituição, uma vez que a disciplina deve ser ofertada em caráter estritamente facultativo.
O tema foi debatido por quatro sessões plenárias ao longo das últimas semanas. Ao ser aberto o julgamento desta quarta-feira, o placar era de…

Maioria dos professores da rede pública paulista já sofreu violência nas escolas

Imagem
Camila Boehm – Repórter da Agência Brasil Mais da metade dos professores da rede pública estadual de São Paulo (51%) já sofreram pessoalmente algum tipo de violência nas escolas em que trabalham, o que representa 104 mil profissionais. No período de 2013 a 2014, o percentual era de 44%. É o que revela pesquisa do Instituto Locomotiva, feita a pedido do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) e apresentada hoje (27) na capital paulista. Entre os estudantes, 802,5 mil dizem ter sofrido violência, o que representa 39% do total. Em 2013 e 2014, o índice era de 28%. Os tipos de violência sofridos nas escolas incluem agressão verbal, bullying, agressão física, furto, roubo e discriminação. Segundo a pesquisa, realizada neste mês, os professores são as maiores vítimas de agressão verbal e discriminação, enquanto os estudantes sofrem mais com bullying e agressão física. “Eu credito a causa da violência [nas escolas] ao abandono do governo do estado de São Pau…

ONU tem plano para possibilidade de refúgio de todos os rohingyas em Bangladesh

Imagem
A ONU tem um plano de emergência preparado para a eventualidade de que todos os rohingyas de Mianmar busquem refúgio em Bangladesh para fugir da violência, anunciou nesta quarta-feira uma fonte das Nações Unidas. Desde o fim de agosto, 480.000 membros desta minoria muçulmana abandonaram o oeste de Mianmar, onde são alvos de uma operação do exército birmanês e de milícias budistas, e buscaram refúgio no vizinho Bangladesh, um dos países mais pobres do sudeste asiático.
A magnitude do êxodo superou todas as expectativas tando de Bangladesh como das organizações internacionais. Para antecipar qualquer cenário, as agências da ONU estabeleceram um plano para ter reservas de comida suficientes ante a possibilidade de que toda a comunidade rohingya atravesse a fronteira. “Podemos enfrentar a situação caso cheguem até 700.000 pessoas, levando em consideração os refugiados já recebidos em Bangladesh desde o fim de agosto”, declarou à AFP Dipayan Bhattacharyya, do Programa Mundial de Alimentos…

Mais Visitadas

Conheça o cearensês e saiba como surgiram vocábulos muito usados pelos cearenses

O padrão qualidade do ensino

São Luiz exibe "Vidas Secas" e homenageia Nelson Pereira dos Santos

Inscrições Abertas para o 25º Prêmio CNH Industrial de Jornalismo

JOÃO BATISTA, O MAIOR