Postagens

Mostrando postagens de Outubro 30, 2017

CINEMA: A última fronteira de Joan Didion

Imagem
ELSA FERNÁNDEZ-SANTOS Jan Didion, seu marido e filha em sua casa de Los Angeles em 1968JULIAN WASSER / CORTESÍA DE NETFLIX O documentário Joan Didion: The Center Will Not Hold(Joan Didion: o Centro Cederá), dirigido pelo sobrinho da escritora, o ator e cineasta Griffin Dunne, indaga sobre a vida da mulher que nos anos sessenta trouxe sensibilidade californiana ao Novo Jornalismo e que quatro décadas depois viu sua fama se revigorar com uma dissecação arrepiante da dor: O Ano do Pensamento Mágico (2005), que se centrava na perda de seu marido, o escritor John Gregory Dunne, e na doença de sua filha, Quintana Roo Dunne, cujo fatal desenlace inspiraria também Noites Azuis(2011). Acompanhada de seu terrier, Didion (Sacramento, Califórnia, 1934) vive o presente rodeada de recordações, comendo como um passarinho e combatendo suas incessantes enxaquecas. Em sua mesa de trabalho há emolduradas duas notas manuscritas da filha. Em uma delas se lê: “Querida mamãe, era eu quem fugia quando você ab…

O vendedor de Judas, de Tércia Montenegro, é tema do Clube Escritoras Cearenses

Imagem
O Clube de Leitura Escritoras Cearenses, que atua em Fortaleza desde 2016, vai discutir o livro O Vendedor de Judas – obra da escritora Tércia Montenegro. A entrada é gratuita e o encontro acontece no Espaço O POVO de Cultura e Arte, no dia 31 de outubro, terça-feira, a partir das 19 horas. Os encontros vão acontecer sempre nas últimas terças de cada mês. A mediação é da poetisa Mika Andrade, criadora do projeto Escritoras Cearenses(@escritorasce no instagram) e da jornalista Isabel Costa (redatora do blog Leituras da Bel). Vamos fazer um momento de debate aberto. Todos poderão falar sobre a experiência com os escritos das autoras cearenses. Publicado pelas Edições Demócrito Rocha, O vendedor de Judas, livro de contos de Tércia Montenegro, revela uma escritora sensível aos dramas da condição humana. Leia Tércia Montenegro “Os personagens que habitam suas histórias são pessoas simples envolvidas em situações comuns ou inusitadas, mas acima de tudo reais na sua fé ingênua, na obsessão …

Projetos literários promovem compartilhamento de livros

Imagem
Escolas também podem promover trocas de livros mais abertas, como bancas em feiras literárias. As regras, aliás, são estabelecidas nos primeiros combinados com as famílias. (Pixabay)
Pare por um instante e imagine alguém lendo um livro. Esta pessoa  está sozinha, certo? Pelo menos na maioria das vezes é esta a imagem que  temos do ato de leitura, digamos, ideal. Esquecemos que compartilhar  leituras com o outro pode fazer parte da formação literária e ser um  benefício fundamental para que se construa, de fato, um país de  leitores. Isso porque o coletivo tem muita potência.

Na Escola Carandá Vivavida, na Vila Clementino, zona sul de São Paulo, o  exercício começa cedo. As crianças com 3 anos são estimuladas a criar  uma ciranda de livros. As famílias recebem a incumbência de ajudá-las a  escolher um livro do acervo pessoal para compartilhar com o grupo. Elas,  então, fazem carteirinha, identificam as obras e anotam as idas e  vindas. Depois que um livro passa pelas mãos de todos, volt…

Estátua de Drummond é mais uma vez alvo de vandalismo no Rio

Imagem
Douglas Corrêa - Repórter da Agência Brasil A Secretaria de Conservação e Meio Ambiente  do Rio informou que fará hoje (30) o registro do furto na polícia dos óculos da estátua em homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade, ocorrido na madrugada de ontem (29) na altura do posto 6, em Copacabana. A estátua foi instalada na orla em outubro de 2002 para comemorar o centenário do escritor nascido em Itabira, em Minas Gerais, em 31 de outubro de 1902. Imagens de câmeras de segurança do Centro de Operações Rio flagraram um homem carregando uma mochila e usando uma camisa listrada e boné. Ele chutou o rosto da estátua do poeta, cujos óculos foram arrancados. Em seguida, o homem pegou os óculos no chão e foi embora. Pela imagem das câmeras dá para avaliar que o vândalo agiu sozinho. Em nota, a Fundação Parques e Jardins, órgão da prefeitura do Rio,  informou que está em entendimentos com a multinacional francesa Essilor/Varilux para verificação de possível renovação ou não do termo de adoç…

Candidatos que fraudaram o Enem em 2016 serão eliminados, diz Inep

Imagem
Sabrina Craide – Repórter da Agência Brasil O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), informou hoje (30) que irá tomar providências para responsabilizar e eliminar pessoas que possam ter se beneficiado de esquemas de fraudes na edição de 2016 do exame. Uma operação foi deflagrada hoje (30) pela Polícia Civil do Distrito Federal para desarticular uma organização criminosa que fraudava concursos públicos no Distrito Federal e em Goiás, entre os quais o Enem. “A partir das informações obtidas e do que for constatado, o Inep tomará as providências cabíveis, delimitando as responsabilidades, eliminando eventuais beneficiários de esquemas de fraudes na edição de 2016”, informou o Inep, em nota. O Inep disse que ainda não foi notificado sobre essa operação. O órgão oficiou hoje (30) a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal para obter informações em caráter de urgência, sob…

Artista cearense ganha premiação no 1° concurso Paz no Caos

Imagem
O artista cearense Almeida Luz, mais conhecido como LUZ, foi o vencedor do I Concurso PAZ no CAOS, promovido nos meses de agosto e setembro pela SJ Administração de Imóveis. Com o objetivo de divulgar a arte urbana, a empresa disponibilizou uma parede de 35m² no interior de sua agência central (Av. Santos Dumont, 1388) para receber a obra – escolhida por uma comissão julgadora – e uma premiação em dinheiro, além de todo o material de pintura e suporte requerido pelo artista para a execução do projeto. Ao todo, a empresa recebeu 19 inscrições de obras de artistas locais. “Assim como a arte urbana, a SJ também está presente em toda a cidade, então, é natural que nossos caminhos se cruzem”, afirma Luciana Alencar, diretora geral da empresa. A iniciativa integra uma série de ações em comemoração aos 35 anos da SJ, como a reforma de sua sede. “O painel veio a coroar essa celebração, oferecendo aos nossos colaboradores e clientes o contato permanente com uma arte tão genuína como a urbana”…

Mais Visitadas

Conheça o cearensês e saiba como surgiram vocábulos muito usados pelos cearenses

O padrão qualidade do ensino

São Luiz exibe "Vidas Secas" e homenageia Nelson Pereira dos Santos

Inscrições Abertas para o 25º Prêmio CNH Industrial de Jornalismo

JOÃO BATISTA, O MAIOR