17 de janeiro é comemorado o Dia do Ceará

CULTURA
O Dia do Ceará
Qual o apelido do autor de Iracema?
O dia 17 de janeiro faz parte do calendário oficial de eventos do Estado por meio da Lei nº 13.470, de 18 de maio de 2004, que instituiu a data comemorativa referenciando o dia em que o Ceará ganhou autonomia da Capitania de Pernambuco, em 1799, tornando-se administrativamente independente. A emancipação do Ceará foi garantida por Carta Régia assinada pela Imperatriz de Portugal, D. Maria I, em virtude do crescimento populacional e econômico que a antiga capitania do Ceará apresentava em 1799.
A lei estadual determina a realização anual de um evento oficial em Aquiraz, primeira capital do Estado, por ocasião da data. Além disso, órgãos e entidades da administração estadual, assim como as escolas da rede pública estadual de ensino, devem promover o Dia do Ceará.
O Dia do Ceará será comemorado, hoje, em Aquiraz — Região Metropolitana de Fortaleza. A Secretaria da Cultura do Estado (Secult) e a Prefeitura de Aquiraz realizam programação na praça Cônego Araripe, a Praça da Matriz, na data que marca comemora os 219 anos de emancipação do Estado. Aquiraz é a primeira capital do Estado. A festa começa às 8 horas. Atividades como apresentações culturais, shows e programação gastronômica estão previstas para o dia todo na Cidade.
O Povo

Comentários

Mais Visitadas

Trinta Anos de Ordenação Sacerdotal do Pe. Geovane Saraiva

Parabéns, Padre Geovane!

Exposição traz obras do cearense José Ximenes

Para especialistas, pais devem acompanhar uso da internet por crianças

Michelle Bachelet será a nova chefe de direitos humanos da ONU