Pular para o conteúdo principal

Aplicativo agilizará registro de colisões sem vítimas


Aplicativo AMC Móvel terá, futuramente, recursos para sugerir instalação de semáforo e pavimentação MATEUS DANTAS
Para evitar que casos de pequenas colisões, sem vítimas, deixem ainda mais congestionado o trânsito de Fortaleza, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania lançou o aplicativo AMC Móvel, para smartphones e tablets de sistemas Android e iOS. Até a noite de ontem, porém, o App ainda não estava liberado para IOS.
O Boletim de Acidentes de Trânsito Eletrônico Unificado de Fortaleza (Bateu) é a principal ferramenta da plataforma, tornando possível registrar o acidente logo que ele ocorrer e já retirar os veículos do local sem a necessidade de esperar a perícia. “O uso do sistema não está condicionado ao acesso à internet”, ressalta o superintendente da AMC, Arcelino Lima. Os dados registrados serão enviados à central da AMC quando o aparelho tiver acesso à rede.
Em caso de colisão, com o aplicativo já instalado no celular ou tablet, é possível preencher os dados do acidente, anexar fotos, nomes dos envolvidos e até três testemunhas. Em até cinco dias úteis, os técnicos da autarquia liberam o documento, que pode ser usado para acionar seguradoras ou em ação judicial. “O App deve produzir boletins de ocorrência com a mesma validade dos convencionais, feitos nas delegacias ou pela internet. É uma facilidade na vida do condutor”, afirma Arcelino Lima.
O serviço funciona exclusivamente para acidentes sem vítimas e que tenham ocorrido em vias municipais — o que exclui estacionamento de condomínios e de shoppings, assim como rodovias estaduais e federais.
Em caso de acidentes graves ou que envolvam motorista alcoolizado, será necessário chamar a perícia. “Os dados só poderão ser colocados na plataforma se os danos do acidente forem somente materiais”, reforça Luiz Alberto Saboia, titular da Secretaria da Conservação e dos Serviços Públicos (SCSP).
De acordo com o artigo 178 do Código de Trânsito Brasileiro, o condutor que deixar de retirar o carro da via em acidente sem vítima está sujeito a ser autuado por infração de natureza média, com quatro pontos e multa no valor de R$ 130,16.
Serviço
AMC Móvel
O aplicativo para dispositivos móveis está disponível para sistemas Android e iOS.

ANGÉLICA FEITOSA
 O Povo

Comentários