Pular para o conteúdo principal

Museu da Fotografia Fortaleza aposta em atividades voltadas a diferentes linguagens artísticas


A fotografia é uma das inúmeras formas da arte se manifestar. Mais recente equipamento cultural de Fortaleza, o Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) elevou essa manifestação artística a um patamar mais alto, levando o público fortalezense a ter contato com verdadeiros tesouros dessa linguagem.
Desde o final do ano passado, porém, o equipamento da Fundação Paula e Sílvio Frota vem apostando em outras linguagens artísticas. Um exemplo disso é o espetáculo "Encantos do Nordeste", que acontece neste sábado (27), às 14h. Em formato de contação de histórias, o Grupo Encantos traz o Nordeste para o centro de sua atuação.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail educacao@museudafotografia.com.br.
Para além das exposições, visitas guiadas e oficinas voltadas a diversos púbicos, o museu tem apostado em uma agenda de espetáculos teatrais e exibição de filmes, tudo dentro da ideia de formação de público.
A escolha por investir em diferentes linguagens também perpassa a valorização do turismo da cidade. Recentemente o MFF recebeu o curso Fotografia de Rua, ministrada por Thiago Braga, que levou os participantes a saírem por Fortaleza para captar a beleza da cidade pelas câmeras fotográfica.
Assim, o Museu se torna uma opção cultural a mais para a cidade e passa a integrar seu calendário, ao se revelar um espaço tanto de fruição quanto educacional. "A família vai assistir a um espetáculo de circo e acaba conhecendo o museu, e a gratuidade vem só para aumentar essa acessibilidade", explica Fernanda Oliveira, coordenadora do equipamento.
Foi o caso do espetáculo "A Mulher Mais Forte do Mundo", apresentado no último domingo (21), que conseguiu levar ao Museu quase 90 pessoas, um novo público que agora poderá se tornar constante.
O espaço escolhido para receber esses novos eventos é o auditório do local. Com capacidade para 120 pessoas sentadas, é um espaço multifacetado apto a receber palestras, mesas-redondas, oficinas, peças teatrais e outras atividades.
Além da foto
Agora, o MFF também tem no audiovisual mais uma forma de aproximar o público ao mundo da fotografia. Lançado no final de 2017, o Cinefoto exibe duas vezes por mês, sempre aos domingos, no auditório, filmes premiados ou indicados na categoria de fotografia, "pois as fotos como o audiovisual se complementam", aponta Fernanda. A ideia da nova faixa é "amadurecer e acrescentar atividades na programação do museu", pontua Fernanda. Após cada sessão há um debate com um especialista da área.
Já participaram desse momento figuras como Joe Pimentel, fotógrafo e realizador audiovisual que integrou a equipe técnica dos filmes: "Luzia Homem", "Sertão das Memórias" e "Um Cotidiano Perdido no Templo"; e a autora dos livros "Imagens Eletrônicas e Paisagem Urbana", "Cidade Anônima" e "Imagens que Resistem", Beatriz Furtado, pós-doutora em Cinema e Arte Contemporânea.
Programação
No dia 14 de janeiro o museu exibiu o filme "O Diabo Disse Não", premiado no Oscar de 1943 na categoria de melhor fotografia, e recebeu a professora Cristiana Parente, do curso de Cinema e Audiovisual da UFC para o debate pós-filme.
No último domingo (21) aconteceu a segunda sessão de janeiro, com o longa "Melodia Imortal" (1956), indicado ao Oscar de 1957 de Melhor Fotografia a Cores. Ao final, ocorreu palestra com Fernando Maia, docente da UFC.
Indicação
O Museu da Fotografia Fortaleza é um dos concorrentes da edição deste ano do Building of the Year 2018, prêmio promovido pela empresa ArchDaily. A instituição concorre à premiação internacional por seu projeto arquitetônico, assinado por Marcus e Lucas Novais. O MFF concorre na categoria Arquitetura Cultural, com quase 300 projetos de vários países.
A eleição tem duas etapas: na primeira, que vai até 30 de janeiro, usuários registrados no site da ArchDaily, especializado em arquitetura, poderão nomear um projeto para cada uma das 15 categorias do prêmio. Os cinco mais votados serão submetidos a nova a uma nova votação, com resultado saindo no próximo dia .

Programação
Exposição "Na Linha de Frente"

Visitação de quarta a domingo, das 12h às 17h
Entrada R$ 10 (inteira)

Espetáculo "Encantos do Nordeste" (Contação de Histórias)

Sábado (27), às 14h
Inscrições: educacao@museudafotografia.com.br

Cinefoto "Melodia Imortal"

Domingo (28), às 10h
Entrada gratuita.

MMF
R. Frederico Borges, 545, Varjota. Contato: (85) 3017.3661

Mais informações:
Visitação. Museu da Fotografia Fortaleza (Rua Frederico Borges, 545 - Varjota). De quarta a domingo, das 12h às 17h. Entrada R$ 10 (inteira) (menores de 18 anos e maiores de 60 têm direito a gratuidade e às quartas-feiras, a entrada é gratuita para todos). Contato: (85) 3017.3661
 
Diário do Nordeste

Comentários