Os Reis Magos

Padre Geovane Saraiva*

Somos a Igreja que se esforça para evangelizar e se evangelizar com a beleza da liturgia, no dizer do Papa Francisco. Cristo, no centro, ao assumir a nossa condição humana, dá-nos a chance de experimentar sua vida, na palavra de Deus e nos sacramentos, iluminando-nos e reavivando-nos como Igreja, peregrina pelos caminhos da História, com as marcas da fé e da esperança. Voltados para a liturgia da Epifania do Senhor, na viva mensagem dos Reis Magos, afastemo-nos do comodismo e sejamos conduzidos pela verdadeira estrela: Nosso Senhor Jesus Cristo.
Como é belo e maravilhoso pensar que de Belém, pequena cidade, saiu aquele que entrou na História da humanidade, querendo sua restauração! É a graça de Deus que se manifesta como luz, na vida dos homens e das mulheres de boa vontade, dispostos a se abrirem ao poder salvador de Deus, no reconhecimento de sua glória, na busca de um mundo justo, solidário e de paz.
Resultado de imagem para reis magos
Os três Reis Magos, impulsionados pelo Espírito de Deus, peregrinaram, desejosos de encontrar o Menino Jesus, conduzidos pela estrela. Chegaram a Herodes, em Jerusalém, que usou de má-fé, encaminhando-os a adorar o recém-nascido e informá-lo, para que também ele pudesse adorá-lo. Achar o lugar onde se encontrava a criança é o mesmo que transbordar da mais plena alegria, que deve ser a alegria de todos os que o acolhem, lá do fundo do coração! Como nesse exemplo, coloquemo-nos a caminho do reconhecimento do Menino Jesus como Deus, encontrando nele a razão da nossa alegria e esperança.
Os preciosos presentes oferecidos ao menino, fortes símbolos de sua missão: o ouro, que representa a realeza; o incenso, a divindade; e a mirra, a humanidade. O significado dessa festa litúrgica é para manifestar e revelar o poder de Deus sobre todos os povos da terra. Seu nascimento provoca reação em aceitá-lo ou não. Deus, que veio habitar entre nós, mostra-nos sua graça de acolhê-Lo e reconhecê-Lo como o Senhor da vida e da História, como no exemplo dos Reis Magos. Assim seja!

*Pároco de Santo Afonso e vice-presidente da Previdência Sacerdotal, integra a  Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza - geovanesaraiva@gmail.com

Comentários

Mais Visitadas

Trinta Anos de Ordenação Sacerdotal do Pe. Geovane Saraiva

Exposição traz obras do cearense José Ximenes

Parabéns, Padre Geovane!

Para especialistas, pais devem acompanhar uso da internet por crianças

Michelle Bachelet será a nova chefe de direitos humanos da ONU