Pular para o conteúdo principal

Papa condena 'mal' de notícias falsas e seu uso para ganhos políticos

Mensagem do papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais foi publicada nesta quarta-feira.
Francisco condena o uso manipulativo de redes sociais.
Francisco condena o uso manipulativo de redes sociais. (Vatican Media)

Por Philip Pullella
CIDADE DO VATICANO - O papa Francisco condenou nesta quarta-feira o "mal" das notícias falsas, dizendo que jornalistas e usuários de redes sociais devem rejeitar e desmascarar "táticas de serpente" manipuladoras que fomentam a divisão para servir a interesses políticos e econômicos.
"Notícias falsas são um sinal de atitudes intolerantes e hipersensíveis e levam apenas a difusão de arrogância e ódio. Esse é o resultado final da mentira", disse Francisco, no primeiro documento do papa sobre o assunto.
A declaração foi emitida após meses de debate sobre o quanto notícias falsas podem ter influenciado a campanha presidencial dos Estados Unidos em 2016 e a eleição do presidente norte-americano, Donald Trump.
O documento, chamado "A verdade irá libertá-lo --notícias falsas e jornalismo para a paz", foi emitido em antecipação ao Dia Mundial das Comunicações Sociais da Igreja Católica, em 13 de maio.
"Difundir notícias falsas pode servir para atingir objetivos específicos, influenciar decisões políticas e servir a interesses econômicos", escreveu o papa, condenando o "uso manipulativo de redes sociais" e outras formas de comunicação.

Reuters

Comentários