Pular para o conteúdo principal

Pré-indicados para o Oscar festejam 25 anos de cinema

Parte desses longas que foi escolhida para iniciar os festejos dos 25 anos do Cinema Augusta.
São oito produções, que serão exibidas uma por dia, sempre às 21h30, na Sala 1.
São oito produções, que serão exibidas uma por dia, sempre às 21h30, na Sala 1. (Itau/divulgação)

Os finalistas para a cerimônia do Oscar só serão conhecidos no dia 23, mas já há um punhado de filmes com grande chance de estar entre eles. É justamente uma parte desses longas que foi escolhida para iniciar os festejos dos 25 anos do Espaço Itaú de Cinema - Augusta, cuja data exata de inauguração é 6 de outubro de 1993.

São oito produções, que serão exibidas uma por dia, sempre às 21h30, na Sala 1. E a seleção começa na quarta, 17, justamente com Me Chame Pelo Seu Nome, que causou sensação em Sundance e vem angariando elogios ao longo dos meses.

Na quinta, 18, é a vez de Ella e John, com o casal de veteranos Helen Mirren e Donald Sutherland vivendo aposentados que decidem fazer sua última viagem juntos. A sexta-feira, 19, está reservada para Artista do Desastre, filme dirigido por James Franco, que ganhou um Globo de Ouro por sua atuação do excêntrico Tommy Wiseau, responsável pelo pior filme do mundo.

A seleção continua no sábado, 20, com o esperado A Forma da Água de Guillermo Del Toro, que ganhou o Globo de Ouro de melhor diretor (a trilha sonora de Alexander Desplat também foi vitoriosa), além de quatro prêmios do Critics’ Choice. Trata-se da história da muda Elisa (Sally Hawkins, que deverá ser indicada), zeladora em um laboratório experimental secreto do governo, que se afeiçoa a uma criatura fantástica mantida presa e maltratada no local.

Para o domingo, 21, foi reservado o pesado, mas não menos fascinante Sem Amor, o russo cujo título original é Loveless. Pré-indicado entre os 9 finalistas para o Oscar de filme estrangeiro, o longa incomoda ao mostrar os efeitos de uma nervosa e agressiva separação de um jovem casal. Incomoda muito.

Na segunda-feira, 22, é a vez de Eu, Tonya, filme baseado em fatos reais sobre Tonya Harding, jovem patinadora que cresce se destacando no esporte e aguentando maus-tratos e humilhações por parte da agressiva mãe. O penúltimo filme comemorativo, a ser exibido na terça, 23, será The Post - A Guerra Secreta, longa em que Steven Spielberg conta com um casal de atores da pesada (Meryl Streep e Tom Hanks) para narrar os bastidores do jornal The Washington Post durante o momento em que a direção recebe relatórios secretos sobre a Guerra do Vietnã. Finalmente, a festa se encerra na quarta, 24, com Três Anúncios para um Crime, poderoso drama sobre uma mulher, Mildred Hayes, que, incomodada com a ineficiência da polícia em descobrir o autor do assassinato da filha, vai para a ação. Frances McDormand é séria candidata ao Oscar de melhor atriz.

Agência Estado

Comentários