Pular para o conteúdo principal

7 fanfics de sucesso da literatura para o cinema

Por AdoroCinema
As ficções de fã que deram certo.
Fanfics de sucesso na literatura e no cinema
Fanfics de sucesso na literatura e no cinema
George Lucas tanto estimulou as fanfics que elas se tornaram um fenômeno nas últimas décadas — muito embora já existissem antes. Conheça algumas ficções de fãs importantes com repercussão importante no audiovisual.
Leia mais
Fanfics de sucesso na literatura e no cinema
1. Cinquenta Tons
Cinquenta Tons é fanfic de Crepúsculo
2. Os Instrumentos Mortais
Os Instrumentos Mortais é fanfic de Harry Potter
3. Romeu e Julieta
Romeu e Julieta é fanfic de um poema do século 16
4. Orgulho e Preconceito e Zumbis
Orgulho e Preconceito e Zumbis é fanfic de Orgulho & Preconceito
5. Voldemort: Origins of the Heir
Voldemort: Origins of the Heir é fanfic de Harry Potter
6. The Problem of Susan
The Problem of Susan é fanfic de As Crônicas de Nárnia
7. Prelude to Axanar
Prelude to Axanar é fanfic de Star Trek
Bônus: A Liga Extraordinária
Veja também
1/17
Cinquenta Tons de Cinza, a série de livros eróticos cuja adaptação cinematográfica chega ao fim com a grande estreia dessa semana, Cinquenta Tons de Liberdade, pertence a um segmento bem particular de histórias popularmente conhecidas como fanfics.
Para quem não conhece o termo, fanfic é o termo usado para as ficções de fãs. Ou seja, histórias que reinventam uma obra cultuada — como foi o caso de E.L. James ao escrever a série Cinquenta Tons — ou apenas estendem o seu universo, por meio de continuações, narrativas paralelas etc.
É preciso seguir uma cartilha rigorosa para fazer fanfics de Star Trek sem sofrer sanções penais.
A ideia de fanfic se popularizou com o sucesso mundial de Star Wars, quando fãs começaram a escrever histórias baseadas no universo fantástico criado por George Lucase o próprio autor passou a estimulá-las. Outra franquia espacial de sucesso, Jornada nas Estrelas seguiu o caminho oposto e só passou a aceitar fanfics inspiradas na obra de Gene Roddenberry após uma verdadeira batalha judicial, e após estabelecer uma série de critérios para permissão do uso de sua marca em filmes de fãs.
Como o exemplo de Cinquenta Tons aponta, essa ideia se expandiu e possui seus exemplos de sucesso que migraram da literatura para o cinema. Descubra, acima, outras fanfics famosas, suas inspirações e se surpreenda com um verdadeiro clássico literário, tantas vezes adaptado ao cinema (à televisão, ao teatro...) e que foi inspirado na criação de outro artista.
Cinquenta Tons de Liberdade Trailer Legendado

Comentários