V Feira do livro e V Jornada das Letras de Limoeiro do Norte começam nesta quinta, 22, com homenagens e programação gratuita

O município, no vale do Jaguaribe, vai receber autores, lançamentos literários, exposição de livros, oficinas e apresentações artísticas.

Começam na próxima quinta-feira, dia 22, na Praça da Igreja Matriz, a quinta edição Feira do Livro e a V Jornada das Letras de Limoeiro do Norte, juntas são o maior evento literário da cidade. A abertura está marcada para as 20h. Toda a programação é gratuita e vai até sábado, dia 24.

Nesta edição, o público vai participar de lançamentos de livros, oficinas, palestras, rodas de conversa com autores, recitais e apresentações musicais, e terá acesso aos estandes de exposição de livros, durante os três dias de evento. A Tenda das Artes, no largo da Igreja Matriz, terá apresentações de teatro, música e homenagens a Belchior, ao centenário do poeta Hercílio Pinheiro (1918 – 2018) e ao poeta Louro Branco.

A V Feira do Livro de Limoeiro do Norte é uma realização do Instituto Brasil de Dentro, em parceria com a Academia Limoeirense de Letras, e tem o apoio do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Estado, e da Enel.

Parte da programação, a Jornada das Letras, vai acontecer na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), que é um campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE) em Limoeiro. Com o tema Literatura: Múltiplos Olhares, a roda de conversa vai reunir a Profa. Me. Fernanda Cardoso, o Prof. Me. Francisco Romário Nunes e a Prof. Dra. Sarah Maria Forte Diogo.

LANÇAMENTOS DE OBRAS

Entre os títulos lançados nesta edição, estão Aventura Jaguaribana, num ano de Estio de Agamenon Viana; Simplesmente Tião, de Avanir Fernandes Maia; A tragédia dos mil dias – a seca de 1877-79 no Ceará, de Cicinato Ferreira Neto; Para Belchior Com Amor, de Ricardo Kelmer; As cidades de Rubem Braga e W. Benjamin, de Ana Karla Dubiela; e Livro Zero, de Denis Akel.

CENTENÁRIO DO POETA HERCÍLIO PINHEIRO

Uma das principais homenagens programadas para esta edição de 2018 é ao centenário do repentista norte-rio-grandense Hercílio Pinheiro («1918 - U 1958), que morreu antes dos 40 anos de idade, em Tabuleiro do Norte-CE. Hercílio é considerado, até hoje, uma das maiores expressões da arte popular nordestina.

HOMENAGEM AO REPENTISTA CEARENSE LOURO BRANCO

Também homenageado nesta edição, o repentista Louro Branco, natural de Jaguaribe (CE), morreu no último dia 18 de janeiro de 2018, em Santa Cruz do Capibaribe (PE). Francisco Maia de Queiroz tinha 75 anos e era poeta e compositor, com mais de 700 composições e participação em mais de 400 festivais. Louro Branco começou a cantar aos 12 anos de idade; foi pescador, agricultor e vendedor ambulante, e viajou por quase todo o Brasil, propagando sua arte.

SHOWS E HOMENAGEM A BELCHIOR

Como parte da programação musical da V Feira do Livro de Limoeiro do Norte, haverá apresentações de Agamenon Viana, Banda Aécio de Castro (alunos do colégio Diocesano), Maracatu Nação Jaguaribe e Banda Big Head.

No sábado, dia 24, o encerramento da programação será com Deilson Rabelo, Celinha Guará e Gildomar Marinho, que além de apresentarem o cancioneiro autoral e sucessos da MPB, prestarão homenagens ao cantor e compositor cearense Belchior («1946 - U 2017).

SERVIÇO
V FEIRA DO LIVRO DE LIMOEIRO DO NORTE
Data: 22, 23 e 24 de Fevereiro de 2018
Local: Praça da Igreja Matriz (Praça José Osterne) de Limoeiro do Norte/CE
Horários: De 9h às 11h e de 17h às 23h.
Informações: (88) 99661-0512
Facebook: www.facebook.com/feiradolivrodelimoeirodonorte

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
Expositores: FT Livros, Moderna, FTD, Martin Claret, Expressão Gráfica, LCR, Feira do Livro, Littere, Lmiranda, Ludis, IMEPH, Peter Rohl, Premius, Tiprogresso, Projeto Mais Leitura/ Edit Ideal, Smile, Record, Terra da Luz.
Quinta, 22 de Fev

FAFIDAM – Sala Multimídia
19:00 – Jornada das Letras – Roda de Conversa, tema: Literatura: Múltiplos Olhares; Participantes: Profa. Me. Fernanda Cardoso Nunes (UECE-FAFIDAM); Prof. Me. Francisco Romário Nunes (UECE-FAFIDAM) e Profa. Dra. Sarah Maria Forte Diogo (UECE-FAFIDAM)

Tenda das Artes
17:00 – Praça livre, início exposição e venda;
18:30 – Professores da Escola Reinações – Brincanças, Dinâmica na Praça, Contação de Histórias, Cantinho da Matemática, Testes Piagetianos;
19:00 – Apresentação do Boizinho da Faceira, crianças do bairro Luiz Alves e comunidade Faceira;
20:00 – Abertura oficial da Feira – Realizadores, apoiadores e convidados;
20:30 – Autores no Tablado, lançamentos: Avanir Fernandes Maia, Simplesmente Tião;  Agamenon Viana, Aventura Jaguaribana, num Ano de Estio; Francinilto Almeida, autografa Geografia do Amor em Transe e outros títulos de sua autoria. Sessão de Autógrafos na Sala dos Autores;
21:15 – Cordel e Cantoria – Paiva Neves, lança O Mundo Perdido, adaptado da obra de Arthur Conan Doyle para Cordel; Homenagens, Centenário do poeta Hercílio Pinheiro e ao PoetaLouro Branco; cordelistas Paiva Neves, Rafael Brito, participação do cantador Zé Cardoso;
22:00 – Música na Praça, apresentação de Agamenon Viana.

Sexta, 23 de fev
Tenda das Artes/ Manhã
08:00  – Contação de História - Historias só fazem sentido quando nos faz Sentir, com a Professora Luci Oliveira e alunos  da escola Pe. José Anchieta, comunidade Cercado do Meio, Quixeré (CE);
09:00  – Oficina de arte, pintura, com Luci Oliveira;
10:00  –  lanche

Tenda das Artes/ Noite
17:00 – Praça livre, início exposição e venda
19:00 – Banda Aécio de Castro, alunos Colégio Diocesano, regência Bergson de Castro;
19:30 – Grupo de Teatro A Vida é Uma Peça, alunos do Colégio Diocesano, com a peça O Pequeno Príncipe;
20hs – Escritores no Tablado/ lançamentos – Cicinato Ferreira Neto, A tragédia dos Mil Dias - A Seca de 1877-79 no Ceará; Ana Karla Dubiela, As cidades de Rubem Braga e W. Benjamin;Denis Akel, Livro Zero, prosa, poesia, ilustração livre. Sessão de Autógrafos na Sala dos Autores;
20:30 – Apresentação do Maracatu Nação Jaguaribe, da comunidade Arraial, Limoeiro do Norte Ce.
21:00 – Cordel no tablado – Adriano Deodato, Quixeré Ce; Sessão de Autógrafos na Sala dos Autores;
22:00 – Música na Praça - Show Banda Big Head, cancioneiro popular brasileiro, participação Gilson saraiva.

Sábado, 24 de fev
Tenda das Artes/ Manhã
08:30 –  Oficinas de artes e brincanças;
10:00 – Lanche
Noite:
17:00 – Praça livre, início exposição e venda
19:30 – Atores e Brincantes na Praça
20:00 – Grupo Turma da Alegria, com o musical O Mundo Encantado da Leitura, por Missielma e Nivia;
20:30 – Escritores no Tablado, lançamentos – Bruno Paulino, Pequenos Assombros; Carlos Vazconcelos, Os Dias Roubados; Ricardo Kelmer, Para Belchior Com Amor. Sessão de Autógrafos na Sala dos Autores;
21:00 – Grupo Cena’s de Teatro, com Leituras e Loucuras, de Tércia Montenegro;
21:30 – Cordel no Tablado – Com Rafael Brito e Paiva Neves;
22:00 – Música na Praça - Show Deilson Rabelo, Celinha Guará e Gildomar Marinho, com canções autorais, Música Popular Brasileira e homenagens a Belchior.


Fonte: Secult

Comentários

Mais Visitadas

Assunção: Deus recorre aos humildes

Filme luso-brasileiro com índios Krahô vence Festival de Cinema de Lima

Evento em São Paulo discute as questões do homem contemporâneo

Parabéns, Padre Geovane!

1º Festival de Literatura do Sertão do São Francisco vai homenagear escritor de Petrolina, PE