Acontecerá o I Festival de Fotografia em Quixadá e Quixeramobim, no Sertão Central

O evento acontece em Quixadá e Quixeramobim (Ceará), entre os dias 13 a 17 de março de 2017, e conta com apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult).

Entre os dias 13 e 17 de março de 2018, os municípios de Quixadá e Quixeramobim, no Ceará, sediarão o I Festival de Fotografia do Sertão Central, o QXAS. Ao deslocar o eixo do litoral para o sertão, o Festival reafirma a força deste território em termos artísticos, sociais, políticos e poéticos, atraindo fotógrafos de todo o país e dando visibilidade à produção local. Além de exposições fotográficas, o Festival terá workshops, palestras, leituras de portfólio, lançamentos de livro e oficinas em escolas públicas. Serão dias de intensa imersão fotográfica. O QXAS é uma realização do Instituto da Fotografia (Ifoto) e do Fórum Cearense da Fotografia.

Nesta primeira edição, o QXAS tem como tema “O sertão de Antônio Conselheiro”, beato nascido em Quixeramobim, responsável por liderar uma guerrilha nordestina que tencionou as oligarquias e os coronéis dos sertões. A abertura do evento acontece em 13 de março, dia em que se celebra o nascimento do cearense que foi líder do movimento popular massacrado na Guerra de Canudos, há 120 anos.

Entre os convidados confirmados - que ministrarão cursos e palestras - estão Evandro Teixeira, um dos maiores fotojornalistas brasileiros; a paraense Elza Lima, fotógrafa que documenta diferentes manifestações culturais; Guy Veloso, com expressiva obra no campo das festas religiosas; Ângela Berlinde, artista e curadora que foi diretora dos Encontro da Imagem em Braga, Portugal. Também estarão presentes na programação o Descoletivo, formado por Marília Oliveira e Régis Amora; o fotógrafo e pesquisador Silas de Paula; Tiago Santana, fotógrafo e editor da Tempo d’Imagem; Júlio Santos, um grande mestre da Fotopintura;  Fernando Jorge, fotógrafo e professor da Casa Amarela; Iana Soares, fotógrafa e editora de fotografia do O POVO; Fernanda Meireles e Emi Teixeira, que farão oficinas de fotozines; o fotógrafo Chico Gome, que falará sobre seu projeto Francisco de Canindé; e os fotógrafos Celso Oliveira e Gentil Barreira, responsáveis por construir uma obra que tem forte imersão sertão.

Entre as exposições confirmadas estão: “Sertão Imaginário”, montada a partir de convocatória do Festival; “Cocosi”, de Fernando Jorge e Rubens Venâncio; “Caminho das Abelhas”, exposição sobre a desertificação em Irauçuba, dos fotógrafos Vanessa Andion, Sérgio Carvalho, Markos Montenegro, Iana Soares, Paulo Gutemberg e Silas de Paula; exposição em homenagem ao fotógrafo Paulo Harding; “Os Sertões de José Celso”, com fotografias realizadas durante a passagem do Teatro Oficina por Quixeramobim. A exposição do coletivo de Mulheres da Imagem do Ceará, realizada durante o último Encontros de Agosto, também vai ao Sertão.

Em Quixeramobim, as atividades acontecem no Memorial Antônio Conselheiro, na Casa do Conselheiro, no Sesc Ler, no Liceu, Salão Paroquial, Ruas da cidade de Quixeramobim e em escolas estaduais e municipais. Acontecerão também projeções fotográficas na Praça da Matriz, em Quixeramobim. Em Quixadá, o evento ocorre na Casa de Saberes Cego Aderaldo

Página do evento no facebook:

https://www.facebook.com/qxasfestival/.

Serviço

QXAS - I Festival de Fotografia do Sertão Central

Quando: de 13 a 17 de março de 2018

Onde: Quixadá e Quixeramobim, no Sertão Central

Fonte: Secult

Comentários

Mais Visitadas

MISTÉRIOS DE NESTOR

Livro de Juliano Garcia Pessanha traz reflexões filosóficas e relatos

Editoras de pequeno porte e autores independentes solidificam um nicho de mercado

Conceição Evaristo: 'A literatura está nas mãos de homens brancos'

Acordo entre UFRJ e BNDES dará novo papel cultural ao Canecão