Confira entrevista com a Escritora Angélica Sampaio para a Vitrine do Artista

A.C.I.MA. dando continuidade ao projeto de mapeamento dos artistas e escritores brasileiros &  lusófonos - “Vitrine do Artista Brasileiro & Lusófono no Exterior”, iniciado em setembro de 2011, com entrevistas dirigidas inicialmente para os artistas e escritores brasileiros residentes no exterior, dá início em 2013 ao segundo ciclo do projeto de entrevistas para a “Vitrine do Artista Brasileiro” com os artistas e escritores associados A.C.I.MA., residentes no Brasil, que contribuem para a divulgação e valorização da Arte & Cultura brasileira e lusófona no exterior.
O projeto “Vitrine do Artista Brasileiro & Lusófono no Exterior” da A.C.I.MA. abraça a arte e a cultura dos povos migrantes em todas as suas formas e manifestações – sejam elas, musicais, literárias, teatrais, artes plásticas, cinema, dança, fotografia, folclore, enfim, todas as expressões artísticas.
ANGÉLICA SAMPAIO

A.C.I.MA. – Bem-vinda Angélica Sampaio, é uma honra tê-la conosco! Primeiramente, gostaríamos de saber um pouco sobre você: de onde vem, qual sua terra natal? Onde vive atualmente? Além da escrita, que trabalho ou hobby desenvolve?
  1. S. –Eu nasci em Quixadá-CE, mas como minha família morava em Nova Vida (uma comunidade no sertão cearense), então morei lá até os 5 anos, indo depois morar em Quixadá. Aos 12 anos, passei a morar em Fortaleza, onde resido até hoje. Além de ser escritora, sou professora de Língua Portuguesa, pesquisadora e palestrante (incentivando a leitura e a escrita).
A.C.I.MA. – Como e quando se dá o seu primeiro contato com a escrita? Sobre qual tema você escreve? De onde vem as inspirações para suas obras literárias? Poderia nos contar um pouco sobre seu processo criativo?
  1. S. –Desde os meus 8 anos já dizia que queria ser escritora e adorava escutar histórias, assim como ler e escrever. Admirava a escritora Rachel de Queiroz e quando a conheci, por ocasião do lançamento do meu primeiro livroÊxtase, em 1998, ela me incentivou e desafiou a escrever romances e deu certo.
A inspiração para meus livros vem de tudo o que está a nossa volta: um sorriso, um filme, uma leitura, uma conversa, algo ou alguém que vejo na rua, ir à praia, observar o que geralmente as pessoas enxergam, mas não veem, o sentimento das pessoas.
Nesse processo de criar, tudo é válido, desde estar em silêncio para organizar as ideias ou em lugares onde circulam muitas pessoas. Mas é necessário técnica para escrever, pesquisar sobre assuntos diversos para inseri-los nas obras. Escrever é bem mais do que apenas inspiração, é um processo de liberdade de ideias, mas com todo zelo e cuidado ao repassar o que pensam e sentem os meus personagens para que os leitores possam vivenciar o enredo do modo mais verossímil possível.
Os temas dos meus livros são variados: a violência, o câncer como antagonista na vida das pessoas, o relacionamento entre pais, filhos, professores, alunos, bullyingciberbullying,preconceito racial, cultura brasileira e indígena, lendas, a arte da dança e da música, a valorização da mulher, entre tantos outros.
A.C.I.MA. – Qual foi a pessoa que primeiramente acreditou em seu talento? E qual outra linguagem da Arte tem o seu interesse?
  1. S. –Digo que foram muitas, não apenas uma, mas, principalmente, minha família, amigos que acreditaram em meu potencial criativo, professores que perceberam meu talento para escrever, como o professor de Literatura Cearense Batista de Lima (também escritor), assim como a já citada conterrânea Rachel de Queiroz.
Aprecio muito outras artes, entre elas a liberdade que a música, aquela em que se percebe letra, ritmo e arranjo musical de modo a nos convidar a ouvi-la, não importando o ritmo ou o cantor, mas que seja boa.
A.C.I.MA. – O que você acha que seria prioritário fazer para criar oportunidades para valorizar e divulgar o trabalho dos escritores e artistas brasileiros no Brasil e no exterior?
  1. S. –A literatura é algo que precisa ser mais valorizada pelos leitores, pelos próprios escritores de um modo geral. Mas, principalmente, atitudes e ações dos escritores para que priorizem a divulgação dos seus textos por meio de antologias, eventos de integração entre estados de um mesmo país ou entre países. AA.C.I.M.A já é um excelente exemplo de como fazer essa divulgação dos autores brasileiros. Acredito que a união é um bom exemplo de como o que escreve cai no gosto das pessoas, pois assim, tudo fica, não digo mais fácil, mas viável para que as pessoas possam conhecer seu trabalho literário, que, na verdade, é a arte da palavra escrita. Para isso, é preciso expor o que se escreveu, colocar para que um maior número de pessoas possa ter contato com o texto.
    Escrever é fácil, publicar também; o difícil é fazer com que as pessoas tenham interesse pelo o que você escreveu. É bom ter coragem para essa exposição, estar preparado para as críticas, sejam boas ou não. Caso contrário, o escritor ficará sempre à margem do ostracismo. Coragem e perseverança são essenciais.
A.C.I.MA. – Na sua opinião, qual o maior obstáculo que encontra o escritor brasileiro para ingressar no universo literário? Como você divulga o seu trabalho? Onde é possível adquirir seus livros?
  1. S. –O maior obstáculo a ser derrubado é falta de divulgação do trabalho do autor, que deve ser feito inicialmente por ele mesmo. Sempre digo que a Literatura precisa cativar para ser bem aceita. É uma arte diferente da música, pois mesmo sem querer, você pode ouvir uma canção passando ou estando por determinado lugar.
A Literatura é arte que necessita de pessoas aptas a ler e gostar do que leu e, também digo, de quem escreveu. Às vezes, o carisma do escritor é primordial, pois estar acessível para ouvir o que o leitor deseja ler, dar voz a eles por meio de encontros com esses leitores, expor trechos ou spoillers do próximo livro nas redes sociais. Essas atitudes já ajudam a manter os leitores cativados e a angariar novos admiradores.
Outro obstáculo que precisa ser derrubado é a barreira da distância entre o escritor e o leitor. A maioria dos jovens imagina que o autor é inacessível, alguém que já faleceu ou idoso demais para estar com e entre eles. Portanto, a proximidade com os jovens é fundamental, pois eles podem indicar o caminho para as novas obras que o autor poderia escrever e as que eles gostariam de ler. É imprescindível disponibilizar as obras para que se tornem acessíveis.
Minhas obras podem ser adquiridas em livrarias físicas e virtuais. Em Fortaleza: Livrarias Leitura dos shoppings RioMar (Papicu) e Del Paseo (Aldeota), Livraria Dom Pedro, Livraria Somos, assim como nas livrarias das escolas adotantes dos meus livros.
Nos ambientes virtuais, para todo o Brasil através do blog www.daangelica.blogspot.com.br ou do site www.solliterario.com.br.
Para o envio a outros países, é só entrar em contato pelo o e-mail solliterarioatendimento@gmail.com
A.C.I.MA. – Que conselho daria a quem está dando os primeiros passos no universo literário?
  1. S. –O conselho seria acreditar em si mesmo em primeiro lugar, porque caso receba críticas negativas não irá se abater diante disso, pois são comuns e fazem parte da luta para que possamos ser acreditados. Depois, não espere que alguém venha lhe convidar a publicar suas obras. Obtenha recursos próprios, por meio do seu trabalho, para a publicação, já que no Brasil, são poucos os escritores que podem e vivem do que escrevem por meio de contratos com editoras. Ingresse em grupos de escritores, fique sempre engajado com quem produz há mais tempo, porque você aprenderá com as experiências deles. Estamos sempre ensinando e aprendendo, o tempo todo e, com o escritor, seja iniciante ou não, isso também ocorre.
Participar de eventos, bienais, associações de escritores, reuniões de academias, enfim estar sempre em contato é muito válido. Caso não possua editora que se interesse por seu material, faça como eu que nunca esperei por dias melhores, pois fiz os dias serem melhores quando acreditei em mim. Sempre publiquei meus livros com recursos próprios, salvo a exceção quando ganhei alguns projetos os quais o que se ganhava era a publicação da obra. Também criei o selo editorial Sol Literário, e as minhas obras agora saem com a divulgação do meu trabalho no ISBN e na ficha técnica.
Mas, nem sempre foi assim, eu publicava, no caso imprimia o material numa gráfica que levava o nome dela como aparente patrocinadora, mas, na verdade, todo o investimento era meu, então, resolvi pesquisar e inovei tendo meu selo. Outro fator importante é ter humildade. Eu escrevo, contrato alguém para diagramar, ilustrar e editorar o livro, depois, divulgo em eventos, por meio de palestras em escolas, distribuo e comercializo. E tem dado certo. Atualmente, meus livros estão adotados em 13 escolas entre os estados do Ceará, Rio Grande do Norte e São Paulo. Não foi golpe de sorte, mas trabalho árduo mesmo.
A.C.I.MA. – Poderia nos falar um pouco sobre suas obras, e particularmente, (se já houve) sobre a experiência de divulgar suas obras no exterior?
  1. S. – Livros individuais:Êxtase(poemas 1998), Iraguacy, Índia do Sertão (romance 2001), Os olhos não veem, o coração sente (romance 2011), Amigos de Verdade (conto infantil 2012), Olhos para Mariella (romance 2014), O Cajueiro (conto infantil 2016).
Antologias: Ceia Literária (1999); Um dedo de prosa, outro de poesia (AMLEF–2015 lançado no 29º Salão Internacional do Livro e da Imprensa em Genebra - Suíça); Coletânea Literária Integração Cultural Interestadual Fortaleza-CE/Mossoró-RN– 2016.
A.C.I.MA. – Novos projetos?
  1. S. –Tenho sempre (rsrsrsrs...). Pretendo lançar ainda este ano um livro de poemas para comemorar meus 20 anos de carreira revisitando o gênero que ingressei na Literatura, a poesia. Outro livro, mas de estreia, de crônicas. E estou escrevendo o terceiro volume da trilogiaSonhos de Mariella, no caso os volumes 1 e 2 são: Os olhos não veemo coração sente e Olhos para Mariella, mas sem previsão de quando irei lançá-lo.
A.C.I.MA. – Se desejar deixe-nos uma mensagem, frase, reflexão ou poesia de sua autoria, por favor!

  1. S. –Tenha sonhos, lute por eles e mesmo que em algum momento se sinta derrotado, acredite que dias melhores virão. E não se esqueça de que o primeiro a dar valor a você precisa ser você mesmo.



RAPIDINHAS por Angélica Sampaio:



A.C.I.MA. – Uma saudade? 

  1. S. –De algo que nunca vivi e, paradoxalmente, sinto falta.
A.C.I.MA. – Um sonho? 

  1. S. –Ser uma escritora reconhecida nacionalmente e internacionalmente.
A.C.I.MA. – Um lugar?

  1. S. –Minha casa, meu templo sagrado.
A.C.I.MA. – Uma música? 

  1. S. –Sou eclética nesse ponto, pois gosto de todas as boas e verdadeiras músicas da MPB até as internacionais.
A.C.I.MA. – Uma tristeza? 

  1. S. –Não ter conhecido os meus avós. Apenas conheci a minha vó que adotou a minha mãe (ela era prima da Rachel de Queiroz) e que faleceu na minha presença quando eu tinha 10 anos.
A.C.I.MA. – Um barulho? 

  1. S. –Do mar seja calmo ou agitado.
A.C.I.MA. – Um cheiro? 

  1. S. –De terra molhada após a chuva.
A.C.I.MA. – Doce ou salgado? 

  1. S. –Os dois.
A.C.I.MA. – Destino ou casualidade? 

  1. S. –Ter sido eleita para ocupar a cadeira de nº 06 na Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza (AMLEF) e que era, coincidentemente, tendo como patronesse, Rachel de Queiroz.
A.C.I.MA. – Quente ou frio? 
  1. S. –Quente.
A.C.I.MA. – Seu hobby? 
  1. S. –Escrever pra mim é uma profissão, portanto, meu hobby é estar em contato com o mar para recarregar as energias.
A.C.I.MA. – Comida preferida? 

  1. S. –Comida boa. Adoro comer e fica difícil escolher (rsrsrsr...)
A.C.I.MA. – O que ama? 

  1. S. –Escrever é minha vida e minha vida é escrever.
A.C.I.MA. – O que não ama? 

  1. S. –Não saber a verdade sobre alguém ou alguma coisa.
A.C.I.MA. – Um livro? 

  1. S. –O Pequeno Príncipede Antoine de Saint-Exupéry.
A.C.I.MA. – Um filme?

  1. S. –Os miseráveis. Pode ser também séries?Stranger Things, Outlander, Sense 8, Arquivo X.
A.C.I.MA. – Uma homenagem? 

  1. S. –Aos professores do Brasil para que pudessem ser vistos como os verdadeiros heróis dessa nação que não os valoriza.
A.C.I.MA. – Momento inesquecível? 

  1. S. –O nascimento da minha filha Ana Carolina.
A.C.I.MA. – Três coisas fundamentarias para ser feliz? 

  1. S. –Sonhar, acreditar e batalhar para realizar o que se quer.

    A.C.I.MA. – Muito Obrigada Angélica Sampaio!!! Muita Luz em seu caminho! Sucesso Sempre!!!

Se você é um artista brasileiro e deseja participar do Projeto:
 “Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior”, escreva para:  
associazionemandala@hotmail.com
                                                           EXTERIOR
A.C.I.M.A entrevista Geovana Clèa ( Itália) (1)
 http://acimamandala.blogspot.com/2011/09/vitrine-do-artista-brasileiro-no.html
A.C.I.M.A entrevista Ana Miquelin ( Itàlia) (2) 
http://acimamandala.blogspot.com/2011/09/vitrine-do-artista-brasileiro-no_25.html
A.C.I.MA. entrevista Fátima Freita (Suíça) (3) 
http://acimamandala.blogspot.com/2011/11/vitrine-do-artista-brasileiro-no.html
A.C.I.MA. entrevista Mara Parrela (Holanda) (4) 
http://acimamandala.blogspot.com/2011/12/entrevista-mara-parrela-na-vitrine-dos.html
A.C.I.MA. entrevista Lúcia Amelia Brüllhardt   (Suíça) (5)
http://acimamandala.blogspot.com/2012/01/acima-entrevista-lucia-amelia.html

A.C.I.MA. entrevista JacquelineAisenman (Suíça) (6)
http://acimamandala.blogspot.com/2012/02/acima-entrevista-escritora-jacqueline.html
A.C.I.MA. entrevista Marcos Borges (Dinamarca) (7)
http://acimamandala.blogspot.it/2012/03/acima-entrevista-marcos-borges.html
A.C.I.MA. entrevista Josane Mary Amorim  (Holanda) (8)
 http://acimamandala.blogspot.it/2012/05/entrevista-josane-mary-amorim.html
A.C.I.MA. entrevista Márcia Rocha  (Itália) (9)
 http://acimamandala.blogspot.it/2012/08/a-acima-entrevista-marcia-rocha.html
A.C.I.MA. entrevista Jacilene Brataas (Noruega) (10)
 http://acimamandala.blogspot.it/2012/11/acima-entrevista-escritora-brasileira.html
A.C.I.MA. entrevista Alexandra Magalhães Zeiner (Alemanha) (11) 
 http://acimamandala.blogspot.it/2012/11/aacima-entrevista-escritora-alexandra.html
A.C.I.MA. entrevista Evandro Raiz Ribeiro (Japão) (12) 
http://acimamandala.blogspot.it/2012/10/a-acima-entrevista-o-escritor.html
A.C.I.MA. entrevista a escritora Rosemary Mantovani (Itália) /13) 
http://acimamandala.blogspot.it/2012/10/acima-entrevista-escritora-rosemary.html
 A.C.I.MA. entrevista  ROSENI KURÁNYI (Alemanha)   (14)
http://acimamandala.blogspot.it/2013/01/acima-entrevista-roseni-kuranyi.html
A.C.I.MA. entrevista a escritora Karina Martinelli (Irlanda) (15)
http://acimamandala.blogspot.it/2012/10/acima-entrevista-escritora-karina.html
A.C.I.MA. entrevista a escritora Beti Rozen (EUA) (16) 
http://acimamandala.blogspot.it/2012/10/acima-entrevista-escritora-beti-rozen.html
A.C.I.MA. Entrevista a Escritor ANTONIO SALVADOR (Alemanha) (17) 
http://acimamandala.blogspot.it/2014/03/acima-entrevista-o-escritor-antonio.html
A.C.I.MA. entrevista a escritora LIGIA BRAZ (Alemanha) (18)
 http://acimamandala.blogspot.it/2012/09/a-acima-entrevista-escritora-ligia-braz.html
A.C.I.MA. entrevista o escritor Sérgio, Beija-Flor-Poeta (Alemanha) (19) 
http://acimamandala.blogspot.it/2013/11/acima-entrevista-o-escritor-sergio.html
A.C.I.MA. entrevista o escritora NELSI EMILIA TORRES STOCKER (Suíça) (20)
http://acimamandala.blogspot.it/2013/12/acima-entrevista-escritora-nelsi-emilia.html
A.C.I.MA. entrevista a escritora JAMILE DO CARMO (ALEMANHA) (21) 
http://acimamandala.blogspot.it/2014/08/a_12.html
A.C.I.MA. entrevista a escritora MARIANA BRASIL (ITÁLIA) (22) 
http://acimamandala.blogspot.it/2014/08/a_19.html
A.C.I.MA. entrevista a Escritora ELIANA MACHADO (23) 
http://acimamandala.blogspot.it/2014/08/acima-entrevista-escritora-eliana.html
A.C.I.MA. Entrevista o Escritor  JOSÉ MÁRIO NEVADO GUERRA (EUA) (24) 
http://acimamandala.blogspot.it/2014/08/acima-entrevista-escritor-jose-mario.html
A.C.I.MA. entrevista a Escritora  FÁTIMA NASCIMENTO - (Alemanha) - (25) 
 http://acimamandala.blogspot.it/2014/12/acima-entrevista-escritora-fatima.htm
 
A.C.I.MA. entrevista a Escritora BlENDA BORTOLINI - (Suìça) ) - (26) 
http://acimamandala.blogspot.it/2015/06/acima-entrevista-blenda-bortolini-para.html
A.C.I.MA. entrevista a Escritora VALDIVIA BEAUCHAMP - (EUA) - (27)

 http://acimamandala.blogspot.it/2015/12/a.html
                    BRASIL
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora FLÁVIA ASSAIFE. (1)
http://acimamandala.blogspot.it/2013/11/acima-entrevista-escritora-flavia.htm
A.C.I.MA. Entrevista o Escritor  VALDECK ALMEIDA DE JESUS (2)
http://acimamandala.blogspot.it/2013/12/acima-entrevista-o-escritor-valdeck.html
A.C.I.MA. Entrevista o Professor e Escritor FRANCISCO EVANDRO DE OLIVEIRA (Farick).  (3)
http://acimamandala.blogspot.it/2013/12/acima-entrevista-o-professor-e-escritor.html
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora  HEBE C. BOA-VIAGEM A. COSTA (4)
http://acimamandala.blogspot.it/2013/12/acima-entrevista-hebe-c-boa-viagem-costa.html
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora GRECIANNY CARVALHO CORDEIRO (5)
http://acimamandala.blogspot.it/2013/12/acima-entrevista-grecianny-carvalho.html
A.C.I.MA. Entrevista a  Escritora  ANA CRISTINA COSTA SIQUEIRA (6)
http://acimamandala.blogspot.it/2013/12/acima-entrevista-escritora-ana-cristina.html
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora DULCE AURIEMO (7)
http://acimamandala.blogspot.it/2013/12/acima-entrevista-escritora-dulce-auriemo.html
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora JÔ MENDONÇA ALCOFORADO (8)
http://acimamandala.blogspot.it/2013/12/acima-entrevista-escritora-jo-mendonca.html
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora VERA SALBEGO (9)
http://acimamandala.blogspot.it/2014/01/acima-entrevista-escritora-vera-salbego.html
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora IZABELLA PAVESI (10)
http://acimamandala.blogspot.it/2014/02/acima-entrevista-escritora-izabella.html
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora SANDRA NASCIMENTO  (11) 
http://acimamandala.blogspot.it/2014/02/acima-entrevista-escritora-sandra.html
A.C.I.MA. Entrevista o Escritor ROGÉRIO ARAÚJO (ROFA)  (12)
http://acimamandala.blogspot.it/2014/02/acima-entrevista-o-escritor-rogerio.html
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora CRISTINA RAMOS (13)
http://acimamandala.blogspot.it/2014/02/acima-entrevista-escritora-cristina.html
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora TEREZINHA GUIMARÃES (14)
http://acimamandala.blogspot.it/2014/03/acima-entrevista-escritora-terezinha.html
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora MIRIAM DE SALES OLIVEIRA (15)
http://acimamandala.blogspot.it/2014/03/acima-entrevista-escritora-miriam-de.html
A.C.I.MA. Entrevista o Escritor IGOR BUYS (16)
http://acimamandala.blogspot.it/2014/03/acima-entrevista-o-escritor-igor-buys.html
A.C.I.MA. Entrevista o Escritor MARCO COUTO (17)
http://acimamandala.blogspot.it/2014/03/acima-entrevista-o-escritor-marco-couto_20.html
A.C.I.MA. Entrevista o Escritor MOGG MESTER (18)
http://acimamandala.blogspot.it/2014/03/a.html
A.C.I.MA. Entrevista o Escritor J. MARINS (19)
http://acimamandala.blogspot.it/2014/04/acima-entrevista-o-escritor-j-marins.html

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora SILVIA BRUNO SECURATO (20)

http://acimamandala.blogspot.it/2014/04/acima-entrevista-escritora-e-editora.html
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora IRMA GALHARDO (21)
 http://acimamandala.blogspot.it/2014/04/acima-entrevista-escritora-irma.html
A.C.I.MA. entrevista a Escritora ANGELA DELGADO (22) 
http://acimamandala.blogspot.it/2014/08/acima-entrevista-escritora-angela_15.html
A.C.I.MA. entrevista a Escritora VERA LAURIA (23) 
http://acimamandala.blogspot.it/2014/08/a.html
A.C.I.MA. entrevista o Escritor JOSE HILTON ROSA (24) 
http://acimamandala.blogspot.it/2014/08/acima-entrevista-o-escritor-jose-hilton.html
A.C.I.MA. entrevista a Escritora VILMARA BELLO (25) 
http://acimamandala.blogspot.it/2014/08/acima-entrevista-escritora-vilmara-bello.html
A.C.I.MA. entrevista a Escritora RENATA VAZQUEZ (26) 
http://acimamandala.blogspot.it/2014/08/acima-entrevista-escritora-renata.html
A.C.I.MA. entrevista a Escritora MÁRCIA CHRISTINA LIO MAGALHÃES (27) 
http://acimamandala.blogspot.it/2014/09/acima-entrevista-escritora-marcia.html
A.C.I.MA. entrevista a Escritora ELIANE MARIA DE SOUZA (28) 
http://acimamandala.blogspot.it/2014/09/acima-entrevista-escritora-eliane-maria.html
A.C.I.MA. entrevista a Escritora RAI d'LAVOR (29)
http://acimamandala.blogspot.it/2014/09/rai-d-lavor-a.html
A.C.I.MA. entrevista a Escritora ESTHER ROGESSI (30) 
http://acimamandala.blogspot.it/2014/10/a-a.html
A.C.I.MA. entrevista a Escritora CÉLIA LAMOUNIER DE ARAÚJO (31) 
http://acimamandala.blogspot.it/2014/10/acima-entrevista-escritora-celia.html
A.C.I.MA. entrevista a Escritora NERI FORNARI BOCCHESE (32) 
http://acimamandala.blogspot.it/2014/10/acima-entrevista-escritora-neri-fornari.html
A.C.I.MA. entrevista a Escritora LUIZA TELLES (33) 
http://acimamandala.blogspot.it/2014/11/acima-entrevista-escritora-luiza-telles.html
A.C.I.MA. entrevista o Escritor RODRIGO DIAS (34) 
http://acimamandala.blogspot.it/2015/02/acima-entrevista-escritora-rodrigo-dias.html
A.C.I.MA. entrevista a Escritora LIZ MARCCO (35) 
http://acimamandala.blogspot.it/2015/04/acima-entrevista-escritora-liz-marcco.html
A.C.I.MA. entrevista a Escritora ARLETE TRENTINI DOS SANTOS (36) 
http://acimamandala.blogspot.it/2015/06/acima-entrevista-escritora-arlete.html
A.C.I.MA. entrevista a Escritora LARISSA LÚCIO DE CARVALHO (37) 
http://acimamandala.blogspot.it/2015/06/acima-e-entrevista-advogada-e-escritora.html
A.C.I.MA. entrevista o Escritor JC BRIDON (38) 
http://acimamandala.blogspot.it/2015/06/acima-conectando-mentes-culturas.html
A.C.I.MA. entrevista a Artista Plástica e escritora Maria Araújo (39) 
http://acimamandala.blogspot.it/2015/06/acima-entrevista-maria-araujo-para.html
A.C.I.MA. entrevista o Escritor LUÍS DELGADO (40) 
http://acimamandala.blogspot.it/2015/07/a.html
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora ALEXANDRA VIEIRA DE ALMEIDA (41) 
http://acimamandala.blogspot.it/2015/08/acima-entrevista-alexandra-vieira-de.html
A.C.I.MA. - Entrevista a Escritora RÔ ANGELI (42) 
http://acimamandala.blogspot.it/2015/08/acima-entrevista-escritora-ro-angeli.html
A.C.I.MA. - Entrevista o Escritor LUIZ OTÁVIO OLIANI (43) 
http://acimamandala.blogspot.it/2015/09/acima-entrevista-escritor-luiz-otavio.html
A.C.I.MA. - Entrevista a Escritora ADRIANA VIEIRA (44) 
http://acimamandala.blogspot.it/2015/09/acima-entrevista-o-escritora-adriana.html
A.C.I.MA. - Entrevista a Escritora CARMEN LÚCIA HUSSEIN (45) 
http://acimamandala.blogspot.it/2016/03/acima-entrevista-escritora-carmen-lucia.html
A.C.I.MA. - Entrevista a Escritora JACKMICHEL (46) 
http://acimamandala.blogspot.it/2016/04/acima-entrevista-jackmichel.html

A.C.I.MA. entrevista a Escritora  Paula Valéria Andrade. (47)
http://acimamandala.blogspot.it/2016/06/acima-entrevista-escritora-paula-valria.html
A.C.I.MA. entrevista a Escritora ANGELA GUERRA. (48)
http://acimamandala.blogspot.it/2017/02/acima-entrevista-angela-guerra-para.html
A.C.I.MA. entrevista o Escritor MARSHAL JR. (49)
http://acimamandala.blogspot.it/2017/02/acima-entrevista-marshal-jr-para.html

A.C.I.MA. entrevista a Escritora IZA ENGEL. (50)
http://acimamandala.blogspot.it/2017/02/acima-entrevista-eliane-tonello-para.html
A.C.I.MA. entrevista a Escritora ELIANE TONELLO. (51)
http://acimamandala.blogspot.it/2017/02/acima-entrevista-iza-engel-para-vitrine.html

A.C.I.MA. entrevista a Atriz GINA TEIXEIRA (52)
http://acimamandala.blogspot.it/2017/02/acima-entrevista-gina-teixeira-para.html


A.C.I.MA. entrevista a Escritora ARAHILDA GOMES ALVES (53)
http://acimamandala.blogspot.it/2017/02/acima-entrevista-arhailda-gomes-alves.html
A.C.I.MA. entrevista a Escritora IRISLENE MORATO (54)
http://acimamandala.blogspot.it/2017/02/acima-entrevista-irislene-morato-para.html
A.C.I.MA. entrevista a Escritora NINA FERNANDES (55)
http://acimamandala.blogspot.it/2017/02/blog-post.html
A.C.I.MA. entrevista a Artista Plástica ELSIE PAIVA (56)
http://acimamandala.blogspot.it/2017/02/acima-entrevista-artista-plastica-elsie.html

A.C.I.MA. entrevista a Escritora DINORÁ COUTO (57)
http://acimamandala.blogspot.it/2017/02/acima-entrevista-escritora-dinora-couto.html
A.C.I.MA. entrevista a Escritora ARLINDA LAMEGO (58)

http://acimamandala.blogspot.it/2017/03/acima-entrevista-escritora-arlinda.html
A.C.I.MA. entrevista a Artista Plástica ELYETHE MARINHO (59)

http://acimamandala.blogspot.it/2017/03/acima-entrevista-artista-plastica.html
A.C.I.MA. entrevista a Escritora ANA MARIA FELICIDADE COIMBRA TOURINHO(60)

http://acimamandala.blogspot.it/2017/03/acima-entrevista-escritora-ana-maria.html

A.C.I.MA. entrevista o Escritor ELZIO LUZ LEAL (61).

http://acimamandala.blogspot.it/2017/03/acima-entrevista-o-escritor-elzio-luz.html

A.C.I.MA. entrevista Artista Plástica e Poeta REGINA GUIMMARAES (62).
http://acimamandala.blogspot.it/2017/03/acima-entrevista-escritora-regina.html

A.C.I.MA. entrevista a Escritora NICIA CADINELLI (63)

http://acimamandala.blogspot.it/2017/03/acima-entrevista-escritora-nicia.html

A.C.I.MA. entrevista a Escritora ZILDA OLIVEIRA (64)
http://acimamandala.blogspot.it/2017/03/acima-entrevista-escritora-zilda.html

A.C.I.MA. entrevista o Escritor WALTER FILHO (65)

http://acimamandala.blogspot.it/2017/03/acima-entrevista-waler-filho.html
A.C.I.MA. entrevista o Escritor THIAGO SABINO LEITE (66)
http://acimamandala.blogspot.it/2018/01/acima-entrevista-o-escritor-thiago.html

A.C.I.MA. entrevista a Escritora IVANILDE MORAIS DE GUSMÃO (67)
https://acimamandala.blogspot.it/2018/03/acima-entrevista-escritora-ivanilde.html
A.C.I.MA. entrevista a Escritora Angélica Sampaio (68)
http://acimamandala.blogspot.it/2018/03/acima-entrevista-escritora-angelica.html
...

E CONTINUA...
           ...OUTRAS NACIONALIDADES...
A.C.I.MA. entrevista a Escritora MARIA CRISTINA DRESSE - (Argentina) - (1).
A.C.I.MA. entrevista a Escritora CARLA DE SÀ MORAIS (Angola/ Portugal) - (2)
E... CONTINUA...

Comentários

Mais Visitadas

Pessoas com deficiência ainda não têm assegurados o acesso a bens culturais

Autor revisa história do gênero literário em novo livro

Professores pedem tombamento do prédio da antiga Escola Normal Rural

Resgate em caverna da Tailândia pode virar filme em Hollywood

Novo livro de Scholastique Mukasonga, traz o retrato cruel do genocídio ocorrido em Ruanda, na África, em 1994