Pular para o conteúdo principal

I Feira da Literatura Cearense começa hoje no CCBNB

XICO SÁ O escritor cearense é uma das principais atrações da Feira que acontece de hoje a sábado, 10 DANIEL MARENCO/ FOLHAPRESS
XICO SÁ O escritor cearense é uma das principais atrações da Feira que acontece de hoje a sábado, 10 DANIEL MARENCO/ FOLHAPRESS
Com o objetivo de dar uma maior visibilidade às editoras do Nordeste, a Casa da Prosa realiza, desde 2010 e com abrangência nacional, a Feira do Livro Infantil de Fortaleza. “Com essa crise nacional e a dificuldade de editoras - muitas delas têm fechado suas portas nesse momento - resolvemos agora fazer uma feira em nível estadual que pudesse fortalecer esse nosso mercado e continuar, assim, com essa demanda literária no Ceará”, explicou Júlia Barros.
Sócia-administrativa da Casa da Prosa (produtora cultural e editora especializada em publicações de literatura infanto-juvenil), Júlia também responde agora pela coordenação executiva da Feira da Literatura Cearense, cuja primeira edição acontece de hoje a sábado, no CCBNB-Fortaleza (Centro), recebendo uma programação de lançamentos de livros, bate-papo e oficinas com a presença de diversos autores.
Dentre os destaques, a Feira irá trazer nomes nacionais como Xico Sá para um bate-papo amanhã, às 19 horas, sobre sua trajetória na escrita que versa sobre temas variados, tendo no amor seu principal estopim. “Sem amor não se atravessa uma rua, não se chupa um picolé, como diziam os personagens de Nelson Rodrigues. Em tempos de intolerância, o discurso amoroso consegue romper barreiras, desatar as sangrias e fazer sangrar os açudes como neste inverno atual no Ceará. A crônica de amor tem poder, só o lirismo radical nos devolve a delicadeza perdida”, enfatiza ele, que recentemente lançou O Livro das Mulheres Extraordinárias (Ed. Três Estrelas).
A presença das mulheres - 17 escritoras, ao todo - é outro ponto alto da I Feira da Literatura Cearense. “O evento abre com a autora Fernanda de Façanha e encerra com a Socorro Acioli. Também teremos a presença da Academia Feminina de Letras, onde estarão presentes a Clara Lêda, Evan Bessa, Fátima Lemos, Francinete Azevedo e Sônia Nogueira, e, sempre ao meio-dia, teremos show com mulheres”, reforçou Júlia Barros.
O músico, cantor, compositor e escritor Eugênio Leandro irá aproveitar a oportunidade da feira para dois momentos distintos: relançar seu livro infantil As Moradoras do Céu (Ed. Imeph) e celebrar os 40 anos de trajetória em formato de show. “Será um passeio livre pelas cantigas que gosto mais de cantar. Coisas autorais, dos discos, mas também dos amigos e do repertório mais escondido, das cantigas brasileiras e até dos anônimos”, adiantou Eugênio (voz e violão), que irá contar com Jefferson Portela na percussão.
Atual presidente nacional da Central Única de Favelas (Cufa), Preto Zezé encontra-se em fase de elaboração de mais um livro, após Selva de Pedra - A Fortaleza Noiada (2013). “Vai se chamar Das Quadras para o Mundo. No primeiro, contei um pouco sobre a pesquisa que a gente fez sobre o crack e, a partir disso, contei histórias que a gente vivenciou no processo de gravação do documentário. Nesse agora, eu vou falar da minha trajetória - que, na verdade, é coletiva e se mistura com várias coisas. Traz muitas vivências, das experiências de trabalhos que eu venho desenvolvendo com o hip hop, a Cufa e a minha vida. A perda do meu filho, o nascimento do outro... Minhas vivências”, destacou.
Para discutir sobre o tema “Desafios do Mercado Editorial Alternativo no Ceará”, uma roda de conversa irá acontecer logo mais, às 17 horas, com as participações dos escritores e editores Alan Mendonça, Talles Azigon e Raymundo Netto. No último dia de programação, às 18 horas, Socorro Acioli também irá lançar sua mais recente obra, Diga, Astragud (Demócrito Dummar). Na sequência, Felipe de Paula irá apresentar seu show Macajuba.
SERVIÇO
I Feira da Literatura Cearense
Quando: de hoje a sábado, 10
Onde: CCBNB-Fortaleza (rua Conde d’Eu, 560 - Centro)
Programação gratuita
Info: 3252 3343 / 98526 1201
Site: www.casadaprosa.com

O Povo

Comentários