Para manter viva a poesia e o legado do poeta, governador Camilo Santana sanciona a Lei Patativa do Assaré que inclui a festa no calendário oficial do Estado e cria Comenda para homenagear artistas cearenses


Foto: Nívia Uchoa
Com alegria, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará anuncia a sanção de leis importantes para a memória e para a cultura do Ceará. Na data em que o poeta Patativa do Assaré estaria comemorando 109 anos de vida, o Governo do Ceará, por proposição da Secult, sancionou, no dia 5 de março, em Assaré, a Lei Patativa do Assaré, aprovada no final de fevereiro pela Assembleia Legislativa, que inclui a Festa de Patativa do Assaré no calendário oficial do Turismo e Cultura do Estado. A lei cria também a Comenda Patativa do Assaré para homenagear, anualmente, via Secretaria da Cultura do Estado, artistas cearenses. "São ações para homenagear os nossos artistas e para celebrar a vida e a obra do nosso poeta. Para eternizar o nome do maior poeta popular", disse o governador Camilo Santana, durante o o XIV Patativa do Assaré em Arte e Cultura, evento de arte e cultura realiza pela Secult em Assaré, de 3 a 5 de março. Vida longa ao Patativa!

"Para manter a obra e a poesia do Patativa vivas, garantir que a festa aconteça anualmente e que possamos reconhecer os artistas e o legado do nosso poeta", comentou Fabiano Piúba, secretário da Cultura do Estado do Ceará.

A Secult compreende a necessidade de promover o reconhecimento de pesquisadores, artistas, poetas e cantores populares, daí, a necessidade da comenda para que se possa levar adiante os saberes e fazeres do poeta, uma homenagem a essas pessoas que contribuíram amplamente com a valorização da cultura brasileira. A entrega da medalha deverá ser feita pelo Governador do Ceará em evento aberto, preferencialmente, no dia 5 de março de cada ano. "A comenda será uma homenagem a essas pessoas que contribuíram amplamente com a valorização da diversidade artística", afirma Fabiano Piúba.

Além da Comenda, a inserção da data de nascimento do Patativa no Calendário Cultural Oficial do Estado do Ceará fortalece as festividades que já acontecem no município e fomenta ainda mais ações para garantia da memória e do legado.

Saiba mais:

109 anos do Patativa: a Secult realizou, em Assaré, de 3 a 5 de março, o XIV Patativa do Assaré em Arte e Cultura, evento que homenageia o poeta popular

O XIV Patativa do Assaré em Arte e Cultura, evento que homenageou os 109 anos do Poeta Patativa do Assaré, buscou a valorização da história de Patativa, bem como dar sustentabilidade ao memorial, aos espaços que detêm sua trajetória de vida dentro do município de Assaré além de destacar a literatura criada a partir de seus poemas, sua relação com o campo e as lutas de classe apresentadas. O evento foi realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), pelo Sistema Social do Comércio (Sesc), e pela Prefeitura de Assaré, através da Secretaria da Cultura, Turismo, Desporto e Lazer, e conta com o apoio da Fundação Memorial Patativa do Assaré e da Casa Grande Patrimônio da Chapada do Araripe.

Surgido em 2004, em Assaré, município do Crato, Ceará, o Patativa do Assaré em Arte e Cultura foi uma aspiração dos jovens daquela localidade, que acompanharam a trajetória do Poeta e criaram um Memorial em sua homenagem. Em 2018, o evento chegou a sua 14ª Edição trazendo contações de Histórias, Cortejo da Tradição, Abertura da Exposição "Casa de Gino", Feira de Artesanato e Gastronomia, além do Encontro de Sanfoneiros de Assaré, do Seminário sobre Patrimônio e Memória, de Mesas Redondas sobre a Vida e Obra de Patativa do Assaré, Lançamento de Cordéis, Festival de Violas e Violeiros e muito mais.





Fonte Secult

Comentários

Mais Visitadas

Assunção: Deus recorre aos humildes

Filme luso-brasileiro com índios Krahô vence Festival de Cinema de Lima

Evento em São Paulo discute as questões do homem contemporâneo

Parabéns, Padre Geovane!

1º Festival de Literatura do Sertão do São Francisco vai homenagear escritor de Petrolina, PE