Para manter viva a poesia e o legado do poeta, governador Camilo Santana sanciona a Lei Patativa do Assaré que inclui a festa no calendário oficial do Estado e cria Comenda para homenagear artistas cearenses


Foto: Nívia Uchoa
Com alegria, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará anuncia a sanção de leis importantes para a memória e para a cultura do Ceará. Na data em que o poeta Patativa do Assaré estaria comemorando 109 anos de vida, o Governo do Ceará, por proposição da Secult, sancionou, no dia 5 de março, em Assaré, a Lei Patativa do Assaré, aprovada no final de fevereiro pela Assembleia Legislativa, que inclui a Festa de Patativa do Assaré no calendário oficial do Turismo e Cultura do Estado. A lei cria também a Comenda Patativa do Assaré para homenagear, anualmente, via Secretaria da Cultura do Estado, artistas cearenses. "São ações para homenagear os nossos artistas e para celebrar a vida e a obra do nosso poeta. Para eternizar o nome do maior poeta popular", disse o governador Camilo Santana, durante o o XIV Patativa do Assaré em Arte e Cultura, evento de arte e cultura realiza pela Secult em Assaré, de 3 a 5 de março. Vida longa ao Patativa!

"Para manter a obra e a poesia do Patativa vivas, garantir que a festa aconteça anualmente e que possamos reconhecer os artistas e o legado do nosso poeta", comentou Fabiano Piúba, secretário da Cultura do Estado do Ceará.

A Secult compreende a necessidade de promover o reconhecimento de pesquisadores, artistas, poetas e cantores populares, daí, a necessidade da comenda para que se possa levar adiante os saberes e fazeres do poeta, uma homenagem a essas pessoas que contribuíram amplamente com a valorização da cultura brasileira. A entrega da medalha deverá ser feita pelo Governador do Ceará em evento aberto, preferencialmente, no dia 5 de março de cada ano. "A comenda será uma homenagem a essas pessoas que contribuíram amplamente com a valorização da diversidade artística", afirma Fabiano Piúba.

Além da Comenda, a inserção da data de nascimento do Patativa no Calendário Cultural Oficial do Estado do Ceará fortalece as festividades que já acontecem no município e fomenta ainda mais ações para garantia da memória e do legado.

Saiba mais:

109 anos do Patativa: a Secult realizou, em Assaré, de 3 a 5 de março, o XIV Patativa do Assaré em Arte e Cultura, evento que homenageia o poeta popular

O XIV Patativa do Assaré em Arte e Cultura, evento que homenageou os 109 anos do Poeta Patativa do Assaré, buscou a valorização da história de Patativa, bem como dar sustentabilidade ao memorial, aos espaços que detêm sua trajetória de vida dentro do município de Assaré além de destacar a literatura criada a partir de seus poemas, sua relação com o campo e as lutas de classe apresentadas. O evento foi realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), pelo Sistema Social do Comércio (Sesc), e pela Prefeitura de Assaré, através da Secretaria da Cultura, Turismo, Desporto e Lazer, e conta com o apoio da Fundação Memorial Patativa do Assaré e da Casa Grande Patrimônio da Chapada do Araripe.

Surgido em 2004, em Assaré, município do Crato, Ceará, o Patativa do Assaré em Arte e Cultura foi uma aspiração dos jovens daquela localidade, que acompanharam a trajetória do Poeta e criaram um Memorial em sua homenagem. Em 2018, o evento chegou a sua 14ª Edição trazendo contações de Histórias, Cortejo da Tradição, Abertura da Exposição "Casa de Gino", Feira de Artesanato e Gastronomia, além do Encontro de Sanfoneiros de Assaré, do Seminário sobre Patrimônio e Memória, de Mesas Redondas sobre a Vida e Obra de Patativa do Assaré, Lançamento de Cordéis, Festival de Violas e Violeiros e muito mais.





Fonte Secult

Comentários

Mais Visitadas

Conheça o cearensês e saiba como surgiram vocábulos muito usados pelos cearenses

Santo Antônio, apóstolo da bondade

Dia dos namorados: os 15 poemas de amor da literatura brasileira pra você copiar, colar e brilhar

Judias são salvas do nazismo com casamentos arranjados em livro

Projeto do Instituto Brasil Solidário transforma o São João em grande festa literária