Bate papo interativo desvenda mitos e verdades sobre o câncer

O Centro Regional Integrado de Oncologia – CRIO, referência em oncologia no estado, promoverá na próxima quarta-feira (17/04), às 09h, no auditório, um Bate Papo sobre mitos e verdades do câncer, aberto a comunidade, pacientes, acompanhantes e demais interessados. Profissionais da saúde especialistas em câncer irão realizar perguntas e respostas e tira dúvidas de forma dinâmica. O intuito do evento é alertar os participantes sobre os cuidados que cada pessoa deve ter com a saúde e a busca de um especialista regularmente. Na ocasião será realizado sorteio de brindes.
Comandado por uma equipe multidisciplinar Carone Alves – Nutricionista, Cândida Otília – Fisioterapeuta e Emanuelly Mota – Psicóloga, a conversa responderá perguntas como “câncer é contagioso? O tabaco causa apenas câncer de pulmão? Um paciente com câncer de próstata tem perda de masculinidade? Se eu faço o autoexame de mama todos os meses, não preciso fazer a mamografia? Alimentos cozidos em forno de micro-ondas provocam câncer?”, essas e outras dúvidas serão esclarecidas. A iniciativa é uma maneira de alertar a população que mudanças simples no dia a dia, podem prevenir a doença e levar a pessoa a uma maior qualidade de vida.
Infelizmente os casos de câncer no Brasil têm sido cada vez mais frequentes. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer – INCA, a estimativa para este ano é de 165.580 novos casos de câncer, sendo 85.170 homens e 80.410 mulheres. Para o biênio 2018/2019 em números de casos novos de câncer por sexo masculino são: próstata 68.220, traqueia, brônquios e pulmão 18.740, intestino 17.380 e nas mulheres: mama: 59.700, intestino 18.980, colo do útero: 16.370. Já o câncer de pele, mais frequente no Brasil corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país e apresenta altos percentuais de cura, se for detectado precocemente. Entre os tumores de pele, o tipo não-melanoma é o de maior incidência e mais baixa mortalidade.

A saúde começa na mesa

Podemos dizer que a prevenção inicia-se na mesa? Sim. Ao modificar a alimentação, consumindo opções mais saudáveis, se promove saúde e consequentemente, prevenindo o aparecimento de algumas doenças crônicas não transmissíveis, como o câncer. Deve-se, portanto, incluir alimentos como peixes, frango, ovos, frutas, verduras, legumes, cereais integrais, etc. É o que relata a equipe de nutrição do CRIO.
De acordo com a Dra. Carone Alves, especialista em nutrição oncológica, em relação ao consumo de carnes, deve-se ter uma atenção, principalmente, as carnes ultra processadas, a exemplo das carnes de hamburgueres e embutidos (salsichas, mortadelas, linguiças), devem ser evitadas, pois possuem aditivos e substâncias prejudiciais que contribuem para o aparecimento de canceres. A carne vermelha em si é rica em gorduras e demora mais tempo para ser digerida em nosso organismo, portanto, recomenda-se comer até 2x por semana. A carne do sol está relacionada com o câncer de estômago devido ao seu método de conservação. Dessa forma, seu consumo deve ser moderado. E o consumo deve estar associado a uma maior ingestão de fibras como salada preferencialmente crua e frutas com casca.

Conheça o Centro Regional Integrado de Oncologia

O CRIO é considerado um dos maiores e mais bem equipados centros de tratamento de câncer no Estado do Ceará. Habilitado pelo Ministério da Saúde como uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia – Unacon. Sendo referência em Oncologia no estado, realiza anualmente mais de 160.000 atendimentos, sendo responsável por 53% da Radioterapia e 24% da quimioterapia do estado. Atende a mais de 170 municípios sendo seu atendimento destinado em 85% para pacientes do SUS.
O CRIO atua desde a prevenção ao tratamento paliativo do câncer tendo como marca principal, a humanização. Todo o trabalho desenvolvido no CRIO, tem por base a interdisciplinaridade, a transparência, o respeito ao ser humano, a dedicação, seriedade e segurança tanto de seus clientes como de seus colaboradores.

Centro de Pesquisa Clínica

Contribuindo para a prática de uma medicina de melhor qualidade, baseada em evidências científicas, o CRIO participa como centro de pesquisa clínica de vários ensaios clínicos randomizados multicêntricos, com a responsabilidade e no compromisso de auxiliar na busca por novos tratamentos e conquistas tecnológicas de novas drogas.

Centro de Estudos

O CRIO é hoje, um importante campo de estágio e pesquisa para estudantes de várias universidades, além de residência multiprofissional em parceria com a Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará.

Serviço

Bate Papo Interativo sobre diversos tipos de câncer
Dia: 17/04 (terça-feira)
Horário: 09h
Auditório do CRIO
Rua Francisco Calaça, 1300 – Álvaro Weyne
Fone (85) 3521-1537 / 9.9690-0550
Aberto ao público
Com informações da Assessoria do Evento

Boa Notícia

Comentários

Mais Visitadas

Pessoas com deficiência ainda não têm assegurados o acesso a bens culturais

Autor revisa história do gênero literário em novo livro

Professores pedem tombamento do prédio da antiga Escola Normal Rural

Resgate em caverna da Tailândia pode virar filme em Hollywood

Novo livro de Scholastique Mukasonga, traz o retrato cruel do genocídio ocorrido em Ruanda, na África, em 1994