Pular para o conteúdo principal

Mostra resgata a história da Paixão de Cristo no Cine Humberto Mauro

A programação reúne sete longas-metragens, de diferentes gêneros, que abordam a maior história de todos os tempos sob diferentes perspectivas.
O musical Jesus Cristo Superstar (1973).
O musical Jesus Cristo Superstar (1973). (Divulgação)

A vida e, principalmente, a morte da figura central do Cristianismo, Jesus de Nazaré, é o tema da mostra A Maior História de Todos os Tempos, que segue em cartaz no Cine Humberto Mauro. A programação reúne sete longas-metragens, de diferentes gêneros, que abordam a maior história de todos os tempos sob diferentes perspectivas. Jesus Cristo Superstar, A Vida de Brian, A Última Tentação de Cristo e A Montanha Sagrada são algumas das produções que serão exibidas ao longo da mostra.
Com curadoria de Bruno Hilário e Vitor Miranda, A Maior História de Todos os Tempos reúne produções de Pier Paolo Pasolini, Alejandro Jodorowski e Martin Scorsese, conhecidos por seus filmes provocativos, entre outros diretores. Apesar de visões diferentes sobre a narrativa cristã, os filmes têm, em comum, a constante presença de personagens marcantes de passagens bíblicas, como os apóstolos e Maria Madalena.
Segundo Vitor Miranda, a escolha do tema da mostra não foi apenas pelo período da Páscoa, mas, também, para mostrar como uma narrativa única pode ter várias perspectivas quando abordada pela linguagem do cinema. “A mostra apresenta a criatividade desses cineastas em utilizar uma história consagrada e já conhecida como um universo de criação para formas totalmente novas e revigorantes, normalmente não vistas em produções tradicionais de teor religioso”, aponta.
Um nome, diferentes histórias – Em A Maior História de Todos os Tempos, o público poderá conferir produções consagradas na indústria cinematográfica, bem como obras mais alternativas. O Evangelho Segundo São Mateus (1964), de Pier Paolo Pasolini, retrata Jesus como um messias mais severo e politizado. O longa conta a história de Jesus a partir do texto de São Mateus, tido como o mais realista da Bíblia. “Apesar de ter sido desaprovado em seu lançamento pela Igreja Católica, atualmente é visto pelo Vaticano como o melhor filme sobre Jesus jamais rodado”, comenta Vitor Miranda.
Outro destaque da mostra é a produção surrealista A Montanha Sagrada (1973), dirigido pelo chileno Alejandro Jodorowsky. O longa é plástico e perpassa diversos misticismos sem se preocupar com crenças institucionalizadas, contando de forma quase ininteligível a jornada de Ladrão, figura representativa de Jesus, que, sob orientação de um guia espiritual, se reúne a sete discípulos rumo à Montanha Sagrada para tomar o lugar dos deuses imortais que dominam o mundo.
Em A Última Tentação de Cristo (1988), de Martin Scorsese, Jesus aparece como uma figura conflituosa em relação à sua figura espiritual e corpórea, passando por diversas provações comuns a todos os homens, como a depressão e a luxúria. Todos esses conflitos fazem com que o Messias passe a questionar a própria divindade, ao imaginar como seria sua vida se tivesse escolhido casar-se e ter filhos.
A comédia também é um gênero explorado pela mostra com A Vida de Brian (1979), de Terry Jones, um dos integrantes do Monty Phyton. No longa, Brian é contemporâneo de Jesus e, por ter nascido na noite de Natal num estábulo próximo ao que o próprio Cristo veio ao mundo, passa a ser visto como outro messias. “É a própria catarse do ridículo que dá profundidade ao filme e humaniza a figura de Jesus”, aponta Vitor Miranda. O musical Jesus Cristo Superstar (1973), icônica produção de Norman Jewison, traz elementos da cultura pop para contar a história de amizade e conflito entre Jesus e Judas, além de destacar a relação entre o filho de Deus e Maria Madalena, abordando o pecado da carne.

Mostra A MAIOR HISTÓRIA DE TODOS OS TEMPOS
Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes
Endereço: Av. Afonso Pena, 1.537
Período: 30 de março a 5 de abril
Classificação Indicativa: 16 anos
Entrada gratuita
Informações para o público: (31) 3236-7400

Fundação Clóvis Salgado

Dom Total

Comentários