Exposição em Fortaleza resgata fragmentos da história da imprensa cearense

A exposição “Casa do jornalista: Fragmentos de uma imprensa citadina” está em cartaz no Centro Cultural Banco do Nordeste, no Centro de Fortaleza, até o dia 30 de junho. As visitações são gratuitas.
A exposição mostra extratos do acervo da Associação Cearense de Imprensa (ACI), fazendo conexões com fases da história da imprensa cearense, brasileira e com outros acervos e arquivos particulares.
A mostra é composta por objetos, fotografias e fichas de filiação à instituição como elementos iconográficos que apresentam redatores, repórter, editores, locutores, colaboradores, linotipistas, revisores, impressores, gazeteiros, locutores e fotógrafos, que trabalham ou ainda exercem atividade na imprensa cearense.
Serão expostos livros especializados, dissertações e teses sobre jornalismo e comunicação, realçando a preocupação de pesquisadores e escritores sobre a temática imprensa e jornalismo. Uma forma de demonstrar o impacto da atividade na sociedade local.
Espaços especiais apresentarão o Plebeu Gabinete de Leitura, cujo acervo bibliográfico, um dos mais ricos da cidade, foi recentemente incorporado à biblioteca da ACI, por doação da professora, historiadora e pesquisadora Adelaide Gonçalves, e uma pequena redação do final dos anos 1970, quando a máquina de datilografia ainda imperava, e os computadores pareciam distantes.
Serviço: 
Onde: Centro Cultural Banco do Nordeste (Rua Conde d’EU, 560 – Centro)
Quando: 9 de maio a 30 de junho
Entrada gratuita
Tribuna do Ceará

Comentários

Mais Visitadas

Trinta Anos de Ordenação Sacerdotal do Pe. Geovane Saraiva

Parabéns, Padre Geovane!

Exposição traz obras do cearense José Ximenes

Para especialistas, pais devem acompanhar uso da internet por crianças

Michelle Bachelet será a nova chefe de direitos humanos da ONU