Pular para o conteúdo principal

História da Ordem do Santo Sepulcro é lançada no Brasil em livro bilíngue

Livro ‘Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém – Origem, história e missão’ / Foto: Divulgação
(ACI).- A história da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém estará disponível em português, a partir do dia 20 de maio, quando acontecerá o pré-lançamento de um livro bilíngue de autoria de Mons. André Sampaio de Oliveira, evento que contará com a presença do grão-mestre da Ordem, Cardeal Edwin O’Brien.
A obra, intitulada ‘Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém – Origem, história e missão’, conta a história de uma das mais tradicionais e antigas organizações leigas da Igreja Católica, fundada em data incerta, muito provavelmente à época das Cruzadas, e surgiu devido a certa dificuldade de encontrar conteúdo em português sobre a instituição.
“Este livro começou a ser escrito há 15 anos”, lembra Mons. André, que é diplomata e decidiu contar a história da Ordem do Santo Sepulcro quando estava a serviço da Santa Sé na Nigéria.
“Há várias publicações em italiano, francês e inglês, mas em português, nenhuma, então decidi escrever uma apostila para que damas e cavalheiros conhecessem as raízes da organização para a qual estavam entrando”, contou o sacerdote.
Com o passar dos anos, a apostila acabou se transformando em um livro bilíngue, português-inglês, publicado pela Editora MM.
Na obra, conforme indica a editora, “mais do que a trajetória de uma importante organização religiosa”, sua história e missão, conta-se também “parte da história da própria humanidade”.
O autor do livro, Mons. André Sanpaio de Oliveira, é natural do Rio de Janeiro, tendo nascido, por coincidência, na Paróquia do Santo Sepulcro, em Madureira. Foi ordenado sacerdote em 1997 e, no ano seguinte, ingressou na Escola Diplomática da Santa Sé.
Como diplomata, serviu à Santa Sé em missão à Tailândia, Nigéria e Lituânia, para em seguida assumir o cargo de secretário da Nunciatura Apostólica na Colômbia.
Atualmente é pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Misericórdia, juiz do Tribunal Eclesiástico no Rio de Janeiro, prior-coadjutor da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém – onde recebeu a condecoração da Concha do Peregrino e o título de comendador – professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio e professor do Pontifício Instituto de Direito Canônico.
O pré-lançamento de ‘Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém – Origem, história e missão’ acontecerá no dia 20 de maio, no Edifício João Paulo II, Glória, Rio de Janeiro (RJ). O evento faz parte da programação da visita oficial ao Brasil do grão-mestre da Ordem, Cardeal Edwin O'Brien.

Comentários