Pular para o conteúdo principal

História do transporte de passageiros é contada em Centro Cultural da Fetrans

Das carroças aos bondes, e chegando depois o ônibus. O transporte de passageiros evoluiu, cresceu e conta hoje com modernos veículos. Na semana em que se comemora o Dia Nacional dos Museus, a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Ceará, Piauí e Maranhão (Fetrans) convida a população cearense para conhecer a história do transporte. A exibição vai até esta sexta-feira (18).
No total, são seis exposições e um centro de documentação com biblioteca, documentos textuais e iconográficos. Além disso, a ação educativa “Pela janela do ônibus” atende alunos do ensino fundamental ao superior e grupos formais, estimulando os jovens a valorizarem o passado e o legado cultural da cidade que estão registrados em locais como os museus e centros culturais.
Na visita é possível conhecer o desenvolvimento dos carros na cidade, a formação do sistema de transporte coletivo através da biografia de empresários e marcos históricos, além de objetos usados pelos trabalhadores do setor desde 1940 nos espaços “Memorial Fotográfico”, “Galeria do Transporte” e “Salão do trabalho em transporte”. Nas exposições “Mais de um século sobre rodas” e “Um passeio pelo tempo” estão os documentos que orientam o sistema de transporte coletivo desde 1867 até 2004 no Ceará, e um pouco do que ocorreu no Brasil e no mundo.
As escolas interessadas podem entrar em contato com a Fetrans para realizar agendamento. O local está aberto a visitação, de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 18h.

Serviço:Centro Cultural Fetrans 
Quando: Até 18 de maio, de 8h às 18h
Onde: Rua Dona Leopoldina, 1.050, Centro – Fortaleza
Informações: (85) 3261.7066

Tribuna do Ceará

Comentários