Pular para o conteúdo principal

Bíblia Sagrada

Gonzaga Mota*
A Bíblia é o Livro mais vendido de todos os tempos; não sabemos se é o mais lido e interpretado. Consideramos o Texto mais sábio da literatura universal. É formado por centenas de páginas, escritas sob inspiração divina, abrangendo o Antigo Testamento (escrito antes de Cristo e mostrando a história do mundo) e o Novo Testamento (escrito depois de Cristo e apresentando os ensinamentos de Jesus). Todos os livros bíblicos destacam a importância das análises teológicas, é um convite à reflexão. Existem estudos controversos, no entanto para nós a Bíblia é a palavra de Deus. É bom salientar que a Sagrada Escritura não pertence aos estudiosos, mas ao povo.
As verdades divinas constantes do Livro Sagrado, se consignaram por inspiração do Espírito Santo. O Texto não se destina somente à leitura, mas principalmente à oração. Os ensinamentos são vários, no entanto poderemos resumi-los em uma só expressão: "amar a Deus e ao próximo como a si mesmo".
A exegese bíblica não é fácil, pois os livros foram escritos em várias épocas e em muitos lugares, por pessoas distintas e em línguas diferentes. Surgiram, ao longo do tempo, conflitos entre ciência e religião, sanados, com a harmonização da fé e da razão. Ademais, dentro de um sentimento ecumênico, o importante é que as mensagens bíblicas orientem todos nós.
Em um de seus sermões, disse o padre AntonioVieira: "Semem est verbum Dei" (A semente é a palavra de Deus). Com efeito, os frutos surgirão e estaremos nos aproximando da felicidade. Ademais, reconhecendo os nossos erros do passado e do presente visaremos com fé, esperança e amor o futuro.
*Professor aposentado da UFC

Comentários