Pular para o conteúdo principal

Caminhos da Reportagem conquista 13º Prêmio Troféu Mulher Imprensa

Caminhos da Reportagem
A reportagem “Assédio sexual no trabalho: um crime silenciado”, produzida pelo programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, conquistou o  13º Troféu Mulher Imprensa na categoria  “Melhor Reportagem Especial ou série com Temática Sobre Mulheres”. O resultado foi divulgado hoje (4) no site do Portal Imprensa, organizador da premiação.
A edição mostrou como identificar esse crime, onde denunciá-lo e também o que é possível fazer para combater essa prática que ainda causa espanto e questionamentos quando se torna pública.
A seleção das finalistas das 17 categorias do prêmio foi realizada por um júri  formado por 47 profissionais e também por votação popular pela internet. 
Exibido em setembro de 2017, o programa concorreu com outras dez matérias. A EBC já recebeu o troféu em 2011 e foi finalista na 10ª edição, com a jornalista Ana Lúcia Caldas, e na 11ª edição, com a jornalista Mara Régia.
A repórter Flávia Peixoto conta que recebeu a notícia da premiação com muita satisfação, principalmente, por concorrer com reportagens do Huffpost Brasil, segunda colocada; Profissão Repórter, da Rede Globo, que foi terceira colocada, e Agência Pública, quarta colocada.
Flávia Peixoto conta que a proposta da reportagem surgiu a partir da leitura de uma matéria sobre o lançamento da cartilha “Assédio Sexual no Trabalho: perguntas e repostas”, produzida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT).
“Achávamos que o tema não renderia e até propusemos a pauta para outro programa. Nos surpreendemos com o número de denúncias. Somos uma equipe majoritariamente de mulheres e nos identificamos bastante com as situações, mesmo que não tenhamos sofrido assédios tão fortes como os das entrevistadas”, afirmou Flávia Peixoto. 

Caminhos da Reportagem

A reportagem “Assédio sexual no trabalho: um crime silenciado” aborda um crime sobre o qual, mesmo sendo frequente, não há estatísticas nacionais nem mundiais: o assédio sexual no trabalho.
A equipe do programa conversou com vítimas que decidiram contar suas histórias. Elas narram situações constrangedoras vivenciadas durante o expediente e que geraram angústia, medo, traumas e doenças.
A legislação brasileira prevê punições para quem comete assédio sexual.
Assista a íntegra do programa:


Agência Brasil

Comentários