Pular para o conteúdo principal

Escola do CE completa 14 anos ressaltando os valores humanos de seus alunos

Foto: Divulgação / Assessoria
Fundada em fevereiro de 2004, a Escola Prof. Clodomir Teófilo Girão comemora 14 anos de existência. A instituição foi criada em 14 de abril de 2004 pela Associação Estação da Luz, entidade sem fins lucrativos, localizado no município do Eusébio, no Ceará.
O nome faz homenagem ao educador Clodomir Teófilo Girão, que também era jornalista e escritor. A escola tem como diferencial a aplicação do Programa Sathya Sai de Educação em Valores Humanos ao currículo tradicional, o qual trabalha com cinco técnicas: harmonização, citação/provérbios, histórias/contos, canto grupal e atividade grupal.
O objetivo é atender crianças do município do Eusébio e adjacências, trabalhando com um programa de educação de valores que visa desenvolver a excelência humana e a excelência acadêmica. Segundo a coordenadora pedagógica Eliana Barbosa em 2018 196 crianças estão matriculadas, distribuídas nas séries do infantil 3 ao 7º ano do ensino fundamental.
As aulas curriculares seguem as exigências do Ministério da Educação e contam com atividades de Educação de Valores Humanos (EVH), recreação e música. Os valores destacados são: verdade, amor, paz, e não-violência. A missão é a formação do caráter, unindo pensamento, palavra e ação.

Bons frutos

Ao longo desses 14 anos, muitas crianças e adolescentes passaram pela escola. Um exemplo que é motivo de orgulho é Emanuella Pinheiro, hoje com 19 anos e estudante do 3º semestre do curso de pedagogia.
“Estudei toda a minha infância na escola, saí de lá no 5º ano porque na época só tinha até essa série. Fui muito feliz. Lembro que eu lamentei muito por ter que sair de lá. A escola prega valores que são fundamentais para todos os homens, como a verdade e a não violência”.
Logo que estiver apta a estagiar, a futura pedagoga pretende retornar à escola. Uma forma de não perder o vínculo e estar perto de algumas pessoas que ajudaram em sua formação.

Estação da Luz

A Associação Estação da Luz é uma entidade civil sem fins lucrativos, criada em 12 de fevereiro de 2004, sediada no município de Eusébio, no Ceará; a instituição nasceu do sonho de um grupo de voluntários comprometidos com o desenvolvimento e a transformação social através de uma cultura de Paz e Valores Humanos.
Além da Escola, a Associação Estação da Luz atua na cultura, com o projeto Tocando a Vida, que oferece a 65 crianças e adolescentes, com faixa etária de 7 a 17 anos, capacitação musical e desenvolvimento pessoal.
São oferecidas aulas de violão, guitarra, percussão, flauta e de acompanhamento psicossocial, como uma equipe especializada. Atua também no Esporte, com o Projeto Vida & Esporte, que proporciona a 424 crianças e adolescentes, de ambos os sexos, de 07 e 15 anos, escolinha de futebol, atividades recreativas, oficinas pedagógicas e campeonatos externos.

Serviço

Escola Professor Clodomir Teófilo Girão – Rua Zildênia, 593
Eusébio (RMF). Telefone: 85 32605140

Boa Notícia

Comentários