Pular para o conteúdo principal

Filme do Cariri é indicado ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2018

por 
Filme retrata a procissão das velas na romaria de Nossa Senhora das Candeias que acontece em fevereiro. (Foto: Reprodução/Candeias)
Juazeiro do Norte. O filme caririense “Candeias”, foi indicado na categoria “Melhor curta-metragem documentário” no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2018, considerada por muitos o “Oscar nacional”. A premiação acontecerá no dia 18 setembro, na Cidade das Artes no Rio de Janeiro. Dirigido por Reginaldo Farias e Ythallo Rodrigues, o documentário local concorre com outros seis curtas nacionais.
Após uma primeira etapa de votação, envolvendo os sócios da Academia Brasileira de Cinema, chegaram à final da disputa 36 longas e 20 curtas nacionais, além de cinco estrangeiros, que concorrerão ao Troféu Grande Otelo em 25 categorias. A cerimônia deste ano homenageará a atriz Fernanda Montenegro.
Com recursos do Fundo Estadual de Cultura, aprovado no XI Edital de Cinema e Vídeo (de 2014) da Secretaria de Cultura do Estado Ceará, “Candeias” foi realizado pela produtora O Berro Filmes e filmado durante a Romaria de Nossa Senhora das Candeias, em 2016. O curta-metragem apresenta um olhar voltado para uma das mais belas expressões da religiosidade popular do Cariri, a “Procissão das Velas”, que ocorre em Juazeiro do Norte, sempre no dia 02 de fevereiro.
“Quando sentamos na perspectiva de fazer o nosso primeiro projeto, esse tema veio naturalmente, por conta dessa fascinação que todos nós temos por essa procissão. A procissão das velas carrega uma espécie de deslumbramento no imaginário de todos nós e isso é o principal motivo por termos começado a existência da nossa produtora por ela”, garante Ythallo Rodrigues.
Lançada no início de 2017, desde então a produção de O Berro Filmes vem sendo selecionada e exibida em importantes festivais de cinema, nacionais e internacionais, como é o caso do É Tudo Verdade, realizado no Rio e em São Paulo, e que  se trata do principal festival exclusivamente de documentários da América Latina.
 
“Candeias” também esteve na seleção para a Mostra Competitiva Nacional do Curta Cinema 2017, que aconteceu no Rio de Janeiro. E, além de já ter sido exibido em todas as regiões do Brasil, o filme também participou de festivais no exterior, como em Bogotá, na Colômbia, e em Sófia, na Bulgária.
Recentemente, o filme sobre a procissão das velas recebeu os prêmios de Melhor Curta-Metragem pelo Júri Popular, Melhor Fotografia e Melhor Som do 1º Cine Cariri, além do prêmio de Melhor Fotografia no II Festival de Cinema do Paranoá, no Distrito Federal.
“Candeias” concorrerá ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro na categoria de melhor curta documentário com outras 6 produções, todas realizadas na região Sudeste: Bambas, de Anna Furtado (SP); Borá, de Angelo Defanti (RJ); Em busca da terra sem males, de Anna Azevedo (RJ); O golpe em 50 cortes ou a corte em 50 golpes, de Lucas Campolina (MG); O quebra-cabeça de Sara, de Allan Ribeiro (RJ); e Ocupação do Hotel Cambridge, de Andrea Mendonça (SP).

Diário do Nordeste

Comentários