Pular para o conteúdo principal

1º Festival de Literatura do Sertão do São Francisco vai homenagear escritor de Petrolina, PE

Entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro, a cidade de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, sediará a 1° edição do Festival de Literatura do Sertão do São Francisco (FliSertão). O festival vai homenagear o escritor Antônio Padilha, autor do livro ‘Pedro e Lina’, um romance sobre o surgimento da cidade.
 
FliSertão será realizado em Petrolina (Foto: Alexandre Justino / Ascom PMP)
FliSertão será realizado em Petrolina (Foto: Alexandre Justino / Ascom PMP)

A programação foi apresentada na terça-feira (14), durante um evento no Parque Josepha Coelho. Todas as atividades do FliSertão serão gratuitas. Durante o festival, serão realizados lançamento de livros, debates com o público e palestras com a presença de autores de diversos universos literários. A feira também contará com um concurso literário para crianças e jovens, com objetivo de incentivar a produção literária. Segundo os organizadores, a ideia é garantir uma programação que atenda a todos os públicos.
O FliSertão está sendo promovido pela prefeitura e uma editora de livros. O tema do festival é: “Petrolina: cidade alfabetizadora”. De acordo com a organização, serão realizadas atividades em dois polos. “No Centro de Convenções, o Festival vai contar com mais de 50 estandes, funcionando das 9h às 21h e com expectativa de público de 20 mil visitantes. No Josepha Coelho, a estimativa é de receber mais de 5 mil pessoas”.

Programação

A abertura oficial do FliSertão será realizada na quarta-feira (29), às 19h, no Centro de Convenções. O escritor petrolinense Antônio Padilha será homenageado. Em seguida, o poeta Jessier Quirino subirá ao palco para apresentar seus “causos” com humor no recital “Juntando os Cacarecos”.
 
Chico Pedrosa é poeta e declamador do Sertão. Ele é uma das atrações do Festival (Foto: Juliane Peixinho/G1)
Chico Pedrosa é poeta e declamador do Sertão. Ele é uma das atrações do Festival (Foto: Juliane Peixinho/G1)

Na quinta-feira (30), terá palestra poética de Chico Pedrosa e show de Maciel Melo. Outra atração da noite é o educador e psicólogo Marcus Jullierme, que vai apresentar a palestra “O mundo do Pequeno Príncipe com um olhar para o novo”, abordando assuntos referentes à coleção de livros de sua autoria adquiridos pelo município para serem trabalhados em 2019.
A especialista em educação sexual, Laura Müller, estará no FliSertão na sexta-feira (31), às 19h. Segundo a programação, nos dias 30 e 31, paralelamente à feira, acontecerá o Polo Parque, com atividades de recreação, esportivas e culturais para as crianças e adolescentes
No sábado (1) e domingo (2), será realizada a Oficina de Escrita Criativa com ojornalista e escritor Raimundo Carrero, assim como o lançamento do seu último livro “Tetralogia”. Na noite do dia 1° acontecerá o show musical de Santanna.
Às 10h, no domingo, haverá um bate-papo com o professor de biologia Fernando Beltrão. O professor vai autografar o livro “Eu, um vencedor”, que reúne 99 textos da cultura popular, interpretados, comentados e adaptados para a realidade dos estudantes, vestibulandos e concurseiros.

DO G1

Comentários