Pular para o conteúdo principal

Antologia de contos reúne grandes nomes da literatura e tem como tema o sobrenatural

Reprodução - Virginia Woolf: entre os autores reunidos no livro de contos de assombração
Virginia Woolf: entre os autores reunidos no livro de contos de assombração
Tudo do que a gente duvida da existência acaba por ganhar mais formas de existir. O diabo, por exemplo, pode surgir por aí cheio de disfarces: travestido no corpo de um homem respeitável; muito alto, com olhos admiráveis; na aparência de um lenhador, no meio do pântano; ou então como um ser repugnante, entediado e de ombros peludos.

Acontece até mesmo de o diabo não ser chamado por seus nomes mais conhecidos, nem ser tão maligno quanto imaginamos: um "Espírito da Vida" que aparece para mostrar o que acontece após a morte. 
Rumores, ruídos, sons que não sabemos identificar na treva do quarto antes de dormir; um cachorro invisível que só se manifesta quando as luzes se apagam e ninguém consegue ver mais nada. 
"Contos de Assombro" faz um apanhado das formas possíveis que esses seres de existência duvidosa assumem pelo mundo. Mais do que um livro de gênero que traz clássicos como Edgar Allan Poe ou Robert Louis Stevenson, a coletânea transita por narrativas do século 19 e início do 20 que se aproximam do desconhecido e descrevem o assombro que sentimos nessa aproximação. 

"Assombro" é uma palavra precisa: pode significar espanto ou medo - como quando flexiona e se torna "assombração" -, mas pode também querer dizer admiração ou maravilha. É na tensão entre aquilo que atrai e o que dá vontade de fugir que moram as sombras, os reflexos, os contornos que vemos com o canto dos olhos e não sabemos como nomear. 
Entre os 18 contos, Virginia Woolf aponta as criaturas assustadiças que se espalham pela casa vazia; o personagem de João do Rio explora o pavor em suas diversas possibilidades enquanto escuta, da cama, barulhos esquisitos. 
Mas as situações assombrosas também podem expandir as fronteiras do absurdo, ou revelar a sua outra face: o cômico. Luigi Pirandello fala de um gesto banal - o sopro de um homem ao constatar a brevidade da vida - com inesperado poder assassino; Humberto de Campos conta que a vingança de uma paixão não correspondida vai ser devorar, literalmente, os pedaços da carne roxa da amada. 
O conto de Ivan Turguêniev inicia o livro com uma pergunta: "Mas e se admitíssemos a possibilidade do sobrenatural, a possibilidade de sua interferência no cotidiano, que papel deveria desempenhar, depois disso, o bom senso?". 

Talvez todos os contos seguintes estejam, de certa forma, orbitando em torno dessa questão: nas situações mais simples ou mais fantásticas, as narrativas revelam algum mistério que, por si só, desfaz qualquer resposta razoável. 
Sobra o desconcerto - e o que fazer com isso? Se soubéssemos, não estaríamos desconcertados. Fazemos então gestos estranhos, percebemos seres inauditos, ouvimos criaturas que rastejam no escuro, de repente nos damos conta de outras presenças ao nosso redor. 
É desse tipo de sensação difícil de se explicar que nascem as histórias do livro "Contos de Assombro", em que vida e morte se confundem continuamente. Autores de contextos tão distintos têm em comum o assombro contagioso de que nenhuma narrativa dá conta e que, por isso mesmo, cresce mais em todas elas. 

Serviço 

Contos do Assombro – Vários autores 
Editora: Carambaia 
Quanto: R$ 89,90 (224 págs.)


Comentários