Pular para o conteúdo principal

Filme inspirado em canção de Belchior tem exibição gratuita no Cineteatro São Luiz

Filme "Capitais" (FOTO: Divulgação)
Um filme inspirado em uma canção do cearense Belchior será exibido na sexta-feira (10), às 19h30, no Cineteatro São Luiz, no Centro de Fortaleza. O curta “Capitais” foi desenvolvido no Curso Básico de Audiovisual do Porto Iracema das Artes, em 2017.
A exibição faz parte da Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem do 28º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema. O filme é dirigido pelos ex-alunos do Porto, Kamilla Medeiros e Arthur Gadelha.
A ideia inicial do curta surgiu já na seleção do Curso de Roteiro de Curta-metragens, ministrado pelo diretor e roteirista Marcelo Müller, nas férias de julho de 2017. A formação tinha como tema as canções do cantor cearense Belchior, falecido em abril daquele ano.
Na prova de seleção para o curso de férias, os candidatos tinham de escrever um texto com base em algum trecho da canção “Alucinação”, um clássico do disco de mesmo nome lançado em 1976. 
Os dois escreveram suas propostas com base no verso “uma mulher sozinha”. Conforme Kamilla, a partir do momento em que perceberam que haviam escrito sobre a mesma parte da música resolveram desenvolver o roteiro. “A gente viu que essas personagens que a gente tinha desenvolvido na prova de seleção podiam ser a mesma pessoa. Então nós decidimos juntar forças e escrever a história juntos”, conta.
Para a mostra, dois filmes cearenses foram selecionados. O outro filme do Ceará na mostra é A canção de Alice, de Bárbara Cariry, que também ministrou o módulo de Produção Cinematográfica durante o Preamar Audiovisual 2017, tutorando três filmes desenvolvidos no programa de realização do filme, inclusive “Capitais”.
Sinopse
Alice é uma jovem de 20 e poucos anos, que vive sozinha em um dos milhões de apartamentos empilhados das capitais. A calmaria do dia-a-dia muda quando Laura, filha da sua vizinha de parede, bate em sua porta para perguntar se sabe algo sobre sua mãe. Ninguém tem visto ela há dias; nem Alice, nem Laura, e muito menos os moradores do condomínio.

Biofilmografia dos diretores

Kamilla Medeiros é graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará e teve sua primeira experiência em cinema com a realização de “Capitais”, onde atuou como roteirista, diretora, atriz e montadora.
Arthur Gadelha é graduando no curso de Jornalismo, codiretor do site de cinema Quarto Ato e membro da Associação de Críticos de Cinema do Ceará (Aceccine), tendo estreado seu primeiro curta-metragem “Distante” em 2015. Atualmente, Kamilla e Arthur coordenam o Cineclube Âncora.
Serviço:
Exibição de “Capitais” na Mostra Competitiva de Curta-Metragem do 28º Cine Ceará
Quando: 10 de agosto, às 19h30
Onde: Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500 – Centro)
Gratuito | Ingressos na bilheteria do cinema

Tribuna do Ceará

Comentários