Pular para o conteúdo principal

Livro reúne 54 poemas criados pela autora paulistana Tatti Munuera

por Mylena Gadelha - Repórter
Quinze anos guardando poemas e poesias de modo despretensioso resultaram em um livro com as emoções de anos de vivências pessoais. Lançado na última semana pela editora Livrus, "Poemas, Poesias e Amores", da autora Tatti Munuera, traz 54 poemas e nove fotografias de experiências pessoais da paulistana.
A autora conta que o material desenvolvido, que havia sido escrito despretensiosamente de início, começou a ser organizado para publicação há cerca de dois anos.
Sem intenção
E desse ato despretensioso surgiram impressões nas quais cabiam muito sentimento. Assim, foram surgindo as primeiras linhas.
"Meus poemas são, a grosso modo, impressões pessoais sobre acontecimentos da vida, situações que, de algum maneira, me tocam emocionalmente e acabaram ganhando corpo. São minhas emoções postas no papel", comenta ela.
Além disso, a escritora explica que tudo aconteceu de forma fluida e todo o trabalho foi surgindo de acordo com a própria intuição. "Trata-se de um fluxo de pensamento, de consciência, sabe", explica.
Infância
E Tatti não perde tempo ao falar do porque da escolha pela poesia. Ela conta que sempre ficou encantada com a possibilidade de dizer tanto em textos compactos. Além disso, ela acredita no potencial da poesia de gerar reações diferenciadas.
Mas para além da escolha pela poesia, ela revela que o processo de escrita sempre esteve latente, mesmo quando ainda era uma menina.
"Desde muito nova fui incentivada à leitura por meus pais e isso, de alguma maneira, é a base de minha formação como escritora", diz, ressaltando a importância dos professores que teve ao longo da sua formação escolar. E não são só os poemas que compõem e fazem a graça do livro. Segundo Tatti, as imagens também são muito importantes para entrar na alma da obra.
"As fotografias foram tiradas em inúmeras viagens, mas, em especial, no Caminho de Santiago, rota de peregrinação na Espanha, realizada por mim no ano passado", destaca a autora.
Interesse
Mesmo sendo um dos gêneros literários que é mais conhecido por retratar as emoções, ainda existe muita gente que não se sente familiarizado com as poesias.
Tatti afirma que tudo é uma questão de se acostumar e saber apreciar o que os poemas têm a dizer. Segundo ela, como é um gênero mais livre, a poesia permite leituras diferentes de acordo com cada pessoa. "A poesia permite ampla reflexão e não aborrece, até mesmo porque não precisa ser lida sequencialmente e de uma só vez", diz.
Projetos
Depois de tanto tempo no processo de escrita, ela diz que não vai parar por aí. Agora, a aposta, além de um novo livro de poesias, deve ser em uma forma de escrita distinta. "Tenho um romance em andamento! E já estou no terceiro capítulo. E há um projeto em parceria com pessoa da área da psicologia também".
Enquanto isso, os poemas do livro da autora falam de amor, vida e de coisas que tocam os sentimentos mais profundos que o coração pode abrigar.
INFO
Diário do Nordeste

Comentários

Postar um comentário