Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 7, 2018

O 'menino' Helder

Imagem
GeovaneSaraiva*
Não podemos esquecer jamais o menino Helder, nascido há 109 anos, aos 7 de fevereiro de 1909, em Fortaleza, onde cresceu brincando de celebrar missa e, ao receber o conselho do pai, quando soube que queria ser padre, escutou dele: "Meu filho, você sabe o que é ser padre? Lembre-se de que padre e egoísmo nunca podem andar juntos. Padre tem que se gastar e se deixar devorar". Dom Helder toma a decisão de ir para o Rio de Janeiro em 1936 e Dom Manoel da Silva Gomes, seu arcebispo, ao saber do desejo do jovem padre, assim se expressou: "Meu filho, é Deus, é Deus que está lhe chamando para o Rio de Janeiro. Vá, meu filho! Vá!". O encontro de Dom Helder Câmara com Dalai Lama - dois grandes pacifistas - no Rio de Janeiro, em 1992, bem que nos ajuda a refletir e pensar na boa semente plantada no coração do povo de Deus pelo Artesão da Paz no século XX, numa longa estrada: 1909 a 1999. Diante dos sinais de morte e tribulações, pelos quais passa a humanidade,…

Literatura 2.0

Imagem
O verbo “compartilhar” ganhou outra dimensão com a internet. De slogan de banco à botão do Faceboook, a palavra tem sido tão utilizada que seu significado nem é mais levado em conta. Tornou-se a pior coisa que pode acontecer com uma palavra: o famoso clichê. 
Normalmente, compartilhamos algo que já está pronto. Uma música, por exemplo. O artista produz, alguém coloca na rede e todos nós podemos ouvir a mesma canção, em diversas partes do mundo. Mas e se o processo criativo também fosse compartilhado? Foi nisso que o artista Willy Chyr pensou ao criar o site Collabowriters.com
Como o próprio nome sugere, a ideia da iniciativa é criar um romance absolutamente colaborativo. Ao se inscrever no site, você se transforma em uma romancista em potencial. Com um limite de 140 caracteres, o usuário posta uma frase para continuar a trama. Com um simples sistema de votação, a sentença eleita automaticamente entra no romance. Uma frase de cada vez. 
O conceito do projeto mexe com muitos paradigmas…

Destaque da temporada, "Três Anúncios Para Um Crime" costura violência contra a mulher, racismo e impunidade

Imagem
Frances McDormand e Sam Rockwell em cena de "Três Anúncios Para Um Crime", e um dos outdoors do longa, que cobram do delegado a solução do crime Racismo, violência contra a mulher e o ódio às instituições perpassam as quase duas horas de "Três Anúncios Para Um Crime" (Three Billboards Outside Ebbing, Missouri), com data prevista de estreia para 15 de fevereiro. No drama, passado na cidade fictícia de Ebbing, no estado do Missouri, Mildred Hayes (Frances McDormand) perde sua filha em um ataque violento e brutal. Passados seis meses sem resolução para o crime, Mildred resolve expor a polícia local, ao comprar três outdoors à beira de uma estrada nos limites da cidade, com mensagens que cobram (novamente) das autoridades policiais a investigação do caso. O alvo principal é o delegado Willoughby (Woody Harrelson). O que mais se destaca no longa é a força de Mildred, e isso explica Frances McDormand ter sido indicada e ganhado vários prêmios pela atuação, em diversos fe…

Projeto de alunos da UFC de Quixadá é finalista em competição de inovação tecnológica

Imagem
Foto: Divulgação/UFC Com o projeto denominado "Fala aí - Identificador e Distúrbios Fonológicos", a Universidade Federal do Ceará, com uma equipe do campus de Quixadá, é uma das finalistas do Campus Mobile, na categoria Educação.  O Campus Mobile é um evento promovido pelo Instituto Net Claro Embratel e premia boas iniciativas de inovação para telefonia móvel, além de contribuir com a formação de jovens talentos universitários. O projeto da equipe cearense trata-se de um aplicativo que tem como finalidade auxiliar professores na execução de atividades lúdicas focadas na linguagem e na fala.  O objetivo é alertar quando há necessidade de encaminhar a criança a um especialista em distúrbios do tipo. A fase seguinte será para a finalização dos protótipos e a banca de avaliação vai estabelecer algumas metas para o desenvolvimento do projeto. Se elas forem cumpridas, são premiadas com R$ 6 mil. Os alunos cujo projeto possui melhor desempenho são contemplados  com uma viagem para …

Criadores de 'Game of Thrones' vão produzir novos filmes de 'Star Wars'

Imagem
"David e Dan são alguns dos melhores contadores de histórias trabalhando hoje", disse Kathleen Kennedy, presidente da Lucasfilm, em comunicado. 'Star Wars' se tornou a mais lucrativa e influente franquia de filmes de todos os tempos. (Divulgação)
A Lucasfilm anunciou seus planos nesta terça-feira (6) para uma nova série de filmes de "Star Wars" produzidos pela equipe por trás de "Game of Thrones", à medida que busca construir uma lucrativa franquia de ficção científica.
David Benioff e D.B. Weiss, os criadores da série vencedora de prêmios Emmy, escreverão e produzirão os novos filmes, à parte da saga principal de Luke Skywalker e da trilogia desenvolvida por Rian Johnson - roteirista e diretor de "Star Wars: Os últimos Jedi".
"David e Dan são alguns dos melhores contadores de histórias trabalhando hoje", disse Kathleen Kennedy, presidente da Lucasfilm, em comunicado.
"Seu comando de complexos personagens, a profundidade d…

Virado à Paulista é reconhecido como patrimônio imaterial

Imagem
O Condephaat tombou e o reconheceu como patrimônio cultural para preservar a tradição e fortalecer sua importância para a história do estado de São Paulo. Arroz, feijão, farinha de milho, carne-seca, bisteca, torresmo, linguiça, couve, ovo frito e banana empanada são os ingredientes básicos da receita. (Divulgação)
Protagonista do almoço dos paulistanos às segunda-feira, o Virado à Paulista passou a ser oficialmente um patrimônio imaterial do Estado de São Paulo. O Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Governo do Estado de São Paulo (Condephaat) tombou e o reconheceu como patrimônio cultural para preservar a tradição e fortalecer sua importância para a história do estado.
Arroz, feijão, farinha de milho, carne-seca, bisteca, torresmo, linguiça, couve, ovo frito e banana empanada são os ingredientes básicos da receita tombada pelo órgão.
O prato, que teve origem no século 16, era composto por feijão, farinha de milho ou de mandioca e toucinh…

Inscrições abertas: edital voltado para festivais em todo o Brasil, com intercâmbio cultural

Imagem
Programa vai destinar R$ 500 mil para projetos que integrem à sua programação residências artísticas de profissionais britânicos Foto: Divulgação / oi Em uma parceria inédita, o Oi Futuro e o British Council lançaram dia 29 de janeiro, no centro cultural Oi Futuro, um novo edital de fomento a projetos culturais, o Programa Pontes, com foco na internacionalização de festivais artísticos de todo o Brasil. Produtores de festivais de linguagens variadas podem inscrever suas propostas até dia 28 de fevereiro no site do Oi Futuro (www.oifuturo.org.br). “O Oi Futuro acredita no diálogo entre criadores locais e de fora como maneira de fortalecer a cultura”, define Roberto Guimarães, gestor de Cultura do Oi Futuro. “Os festivais artísticos são uma força única para renovar a vida nas cidades e contribuem para formar novos públicos, e o Programa Pontes vai fomentar experimentações de inovação e estimulam conexões. ” “A construção de um programa especialmente concebido para festivais brasileiros …

Arqueólogos encontram lugar descrito no livro Atos dos Apóstolos

Imagem
A piscina bizantina pode ter sido construída no lugar onde Filipe batizou o eunuco etíope Arqueólogos de Israel acabam de encontrar uma piscina de 1500 anos em um antigo lugar cristão conhecido como Ein Hanniya Park, que fica perto de Jerusalém. A piscina, datada da era bizantina (entre os séculos IV e VI) pode ter sido o lugar onde o eunuco etíope mencionado no livro Atos dos Apóstolos foi batizado pelo apóstolo Filipe.
De acordo com os artigos publicados no The Christian Post e World Israel News, a diretora de escavação da Autoridade de Antiguidades de Israel, Irina Zilberdod, explicou que “a piscina foi construída no centro do espaçoso complexo, ao pé de uma igreja que havia aqui. Ao redor da piscina foram construídas colunatas cobertas, que davam acesso às alas residenciais”.
A piscina pode ter sido construída sobre o que alguns estudiosos dos antigos cristãos asseguram ter sido o lugar onde Filipe batizou o eunuco etíope, conforme Atos 8,26-40. O doutor Yuval Baruch, arqueólogo …

Candidatos aprovados na 1ª chamada do Sisu têm até hoje para fazer matrícula

Imagem
Sabrina Craide - Repórter da Agência Brasil Termina hoje (7) o prazo para que os candidatos aprovados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) façam a matrícula na instituição escolhida. Também é o último dia para os candidatos que pretendem concorrer a uma vaga na lista de espera manifestar interesse.
Para isso, o estudante deve consultar o boletim do candidato na página do Sisu. A convocação desses candidatos pelas instituições será feita a partir de 9 de fevereiro.
Este ano são ofertadas 239.716 vagas em 130 instituições, sendo 30 instituições públicas estaduais e 100 públicas federais.
O Sisu é o ambiente virtual criado pelo Ministério da Educação para selecionar estudantes para vagas em instituições de educação superior com base nas notas registradas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Podem concorrer todos os que fizeram as provas do Enem em 2017 e obtiveram nota acima de zero na redação.

Mais Visitadas

Trinta Anos de Ordenação Sacerdotal do Pe. Geovane Saraiva

Deus, alimento e remédio

Filme luso-brasileiro com índios Krahô vence Festival de Cinema de Lima

Parabéns, Padre Geovane!

Evento em São Paulo discute as questões do homem contemporâneo