Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 8, 2018

Fernando Pessoa, instigador da vanguarda portuguesa

Imagem
Em 1912, com apenas 24 anos, Fernando Pessoa publicou na revista Á Águia uma série de artigos em que previu um novo renascimento da cultura portuguesa, incorporado na figura de um poeta messiânico que chamou de Super-Camoens. A crítica logo reconheceu que ele estava se referindo a si mesmo e que ele estava anunciando seu desejo de modernizar tudo. Foi uma profecia auto-realizável com um objetivo claro: recuperar o prestígio que Portugal acabou perdendo com o ultimato inglês de 1890 - o equivalente português a 98 espanhol - através da criação de um "império do espírito". A partir da escrita, e com os conceitos e idéias que ele colocou sobre a mesa, Pessoa marcou de forma crucial a vanguarda do país, impossível de imaginar sem ele. O Museu Queen Sofía é dedicado a esta faceta do personagema sua última exposição, uma co-produção com a Fundação Calotuse Gulbenkian, que pode ser vista até 7 de maio e leva como título uma das suas frases: "Toda arte é uma forma de literatura&…

O eremita da novela

Imagem
Sevilha 8 FEB 2018 - 06:33 BRST Julio Manuel de la Rosa, em 2008 em Sevilha. ALEJANDRO RUESGAAquele se dirige a ele assim, de repente, aquele que ele considera seu professor no comércio diabólico de contar, não é facilmente assumível. Claro, considerações pessoais não se encaixam agora, mesmo que sejam inevitáveis. Foram muitos anos de aprendizagem ao lado de Julio Manuel de la Rosa (Sevilha, 1935-2018), que morreu ontem aos 83 anos, do privilégio de conhecer um autor de corpo inteiro, que fez da prosa seu único caminho literário Quando, na Andaluzia, se você não fosse um poeta, ficou suspeito.

Tráfico de pessoas: como ajudar a combatê-lo?

Imagem
A Rede um Grito pela Vida está realizando uma série de eventos em todo o Brasil para ajudar as pessoas a tomarem consciência das consequências do tráfico e como combatê-lo. Para denunciar, em todo Brasil, disque 100 ou 180 (Reprodução)
Com o Papa Francisco, a Igreja Católica no mundo levanta a voz no combate à chaga social do tráfico de pessoas e promovendo um trabalho de base.
Rede um Grito pela Vida está realizando uma série de eventos em todo o Brasil para ajudar as pessoas a tomarem consciência das consequências do tráfico e como mudar esta realidade.
O Núcleo da Rede produziu programas de rádio e está divulgando informações em estandes em pontos estratégicos de algumas cidades para dar dicas de como ajudar a combater o fenômeno, sempre mais presente na Amazônia brasileira. O número de vítimas tem aumentado constantemente.
Conscientes desta problemática, os bispos do Regional Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos de Brasil, CNBB, formado pelas dioceses e prelazias dos estad…

Mostra Agremiações Carnavalescas de Fortaleza acontece hoje

Imagem
O evento será no Centro Cultural Belchior. A programação é gratuita com início programado para as 18h 08/02/2018 Foto: Divulgação / Evento Com objetivo de valorizar os costumes tradicionais dos fortalezenses, democratizando o acesso a práticas e saberes culturais, acontecerá nesta quinta-feira (08), a Mostra Agremiações Carnavalescas de Fortaleza, no Centro Cultural Belchior. A programação gratuita começa às 18h e traz oficina de mamulengos para crianças e adolescentes, além das apresentações culturais do Maracatu Nação Iracema, Afoxé Acabaca, Bloco a Turma do Mamão e Escola de Samba Império Ideal. O projeto promoverá a realização de uma oficina de manipulação de mamulengos voltada para as crianças até 12 anos com organização da teatróloga Reijane Reinaldo, ex-integrante do Boi Tungão do Mestre Pedro Boca Rica e diretora do teatro da Boca Rica, espaço instituído em homenagem ao maior mestre mamulengueiro do Nordeste Brasileiro, que se vivo completaria 80 anos de nascimento. “O nosso ob…

Direitos Humanos: Igreja celebra jornada de oração e reflexão contra o tráfico de pessoas

Imagem
Papa denuncia redes que exploram imigrantes Papa Francisco @Pontifex_pt Com espírito de misericórdia, acolhamos as vítimas do tráfico de pessoas e aqueles que fogem da guerra e da fome. 04:30 - 8 de fev de 2018 4.838 885 pessoas estão falando sobre isso Informações e privacidade no Twitter Ads Cidade do Vaticano, 08 fev 2018 (Ecclesia) – O Papa renovou hoje os seus apelos contra o tráfico de pessoas, no dia em que a Igreja Católica celebra uma jornada anual de oração e reflexão sobre o tema. “Com espírito de misericórdia, acolhamos as vítimas do tráfico de pessoas e aqueles que fogem da guerra e da fome”, escreveu Francisco, na sua conta ‘@pontifex’, do Twitter. A Igreja Católica promove anualmente, a 8 de fevereiro, a sua jornada mundial de oração e reflexão contra o tráfico de pessoas, com o tema ‘Migrações sem tráfico. Sim à liberdade! Não ao tráfico!’. Na quarta-feira, o Papa denunciou no Vaticano a “chaga vergonhosa” do tráfico de pessoas, pedindo empenho no combate a redes criminosas…

Mais Visitadas

Conheça o cearensês e saiba como surgiram vocábulos muito usados pelos cearenses

O padrão qualidade do ensino

São Luiz exibe "Vidas Secas" e homenageia Nelson Pereira dos Santos

Inscrições Abertas para o 25º Prêmio CNH Industrial de Jornalismo

JOÃO BATISTA, O MAIOR