Postagens

Mostrando postagens de Março 21, 2018

Literatura da periferia veio para ficar, diz escritor Geovani Martins

Imagem
Guilherme Zocchio SÃO PAULO O escritor carioca Geovani Martins durante debate promovido pela Folha - Reinaldo Canato/Folhapress O escritor carioca Geovani Martins, 26, afirmou, nesta segunda (19), que autores originários das periferias das cidades brasileiras estão se tornando mais presentes na literatura nacional.  “Vejo com bastante esperança o movimento de escritores periféricos. Muita coisa está acontecendo e isso não tem mais volta”, declarou o autor de "O Sol na Cabeça", durante lançamento de seu livro no teatro Eva Herz, em São Paulo, em evento conduzido pelo escritor e colunista da Folha Antonio Prata.  Morador da favela do Vidigal, Martins acredita que esses autores estão propondo novas formas de escrever, trazendo gírias típicas dos jovens dessas comunidades e produzindo obras com linguagem marcada pela oralidade. Sua obra inaugural traz 13 contos que narram a infância e a adolescência de moradores de favelas do Rio, abordando dúvidas e dificuldades próprias dos pers…

Músico fabrica instrumentos com material achado no lixo e ajuda crianças no Crato

Imagem
“A história começou assim: minha mãe era cantora e atriz, meu pai era violeiro repentista. Meus avós também eram violeiros. Aí, desde criança, ela ensinava a gente a construir coisa de barro, a fazer instrumento de palha de coqueiro, era coisa de criança brincar”. Foi desse jeito que Aécio Ramos, de 62 anos, começou a contar o caso de sintonia entre música e artesanato que toca a vida dele na cidade do Crato, no Ceará. Aos 8 anos, motivado pelas brincadeiras, pediu autorização a mãe para catar lixo na beira do Rio Granjeiro. De lá vinha a água que a família bebia, mas também o material usado para fabricar brinquedos e instrumentos. Tudo feito com as mãos. “Ia limpar o rio, porque a gente bebia a água de lá, e do lixo começava a fabricar carrinho de lata, instrumento de percussão, também fazia coisa de barro. Aí fui desenvolvendo. Nessa época, fabriquei meu primeiro violão de palha de coqueiro. Minha mãe que me ensinou”, disse o músico. Seu Valdomiro Apolinário e dona Josefa Rodrigues…

Produção do CE sobre Che Guevara estará em festival

Imagem
O Festival Internacional de Documentários "É Tudo Verdade - It's All True", que acontece de 12 a 22 de abril, já anunciou os filmes que estão em competição em 2018, e entre eles, figura uma produção cearense: "Che, memórias de um ano secreto", primeiro longa de Margarita Hernandez. A produção da Bucanero Filmes, gerida pelos diretores Wolney Oliveira e Magarita Hernández, está na competição brasileira e latino-americana do evento. Com 78 minutos, o longa acontece em dezembro de 1965, no auge da Guerra Fria. Ernesto Che Guevara desaparece misteriosamente do cenário público mundial. E todos se perguntam: Onde está o Che? Margarita nasceu na cidade de San Antonio de los Baños, Cuba, em 1960. Como produtora executiva, já produziu longas documentários e de ficção, tais como “Os Últimos Cangaceiros” e “A Ilha da Morte”.  Desde o ano 2000, ela atua como coordenadora geral do Festival Ibero-americano de Cinema Cine Ceará. Além do destaque local, o filme "Adoniran…

Exposição "Êxodos", de Sebastião Salgado, chega a Caixa Cultural

Imagem
Desde que o mundo é mundo o homem migra. De forma temporária ou permanente, o fluxo de pessoas tem motivos mil: a procura por alimento, a fuga de uma guerra iminente ou, como nos versos de Fernando Catatau, simplesmente porque "lá fora tem um lugar que me faz bem, e eu vou lá". Sebastião Salgado, renomado fotógrafo mineiro, imergiu nesse universo tão duro e particular, resultando num apanhado de registros fotográficos que ele batizou de Êxodos. "É uma história perturbadora, pois poucas pessoas abandonam a terra natal por vontade própria", define ele próprio no projeto. Êxodos chega a Fortaleza para, até o dia 20 de maio, ser um dos destaques da programação da Caixa Cultural (Praia de Iracema). Ao todo, 60 pôsteres em preto-e-branco compõem a mostra, ainda inédita na Capital, que já é um desdobramento do livro homônimo, lançado em 2000 pela Companhia das Letras. Assim como na publicação, a exposição encontra-se dividida por temas: "Luta pela Terra", "…

Papa Francisco se dirige aos jovens em novo livro

Imagem
O Papa Francisco declara seu amor aos jovens, mas adverte sobre as tentações do efêmero, no livro de conversas "Deus é jovem", lançado nesta terça-feira (20) em vários países. Neste livro-entrevista com o escritor e jornalista italiano Thomas Leoncini, Jorge Bergoglio se dirige aos jovens e não à juventude, porque, segundo ele, "a juventude não existe". "Falar dos jovens é falar de promessas e falar de alegria", acrescenta o sumo pontífice. "Mas também é falar de exclusão", pondera. "Acredito que devemos pedir desculpas aos jovens porque nem sempre os levamos a sério", declara o papa argentino de 81 anos, ressaltando que "nem sempre os ajudamos a encontrar o caminho ou os meios que lhes permitiriam não acabar na exclusão". "Todo ser humano deve ter a possibilidade concreta de trabalhar, de provar a si mesmo e a seus parentes que é capaz de ganhar a vida", lembra Francisco, que não deixa de denunciar o poder do dinh…

Enem deste ano terá 30 minutos a mais para provas de exatas

Imagem
Sabrina Craide - Repórter da Agência Brasil Neste ano, os candidatos que participarão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terão 30 minutos a mais para fazer a prova do segundo dia, que reúne conteúdos de ciências da natureza e matemática. Segundo o edital da prova, publicado hoje (21) no Diário Oficial da União, os estudantes terão cinco horas para fazer a prova no segundo dia e cinco horas e meia no primeiro dia. Assim como em 2017, neste ano as provas do Enem serão realizadas em dois domingos seguidos: nos dias 4 e 11 de novembro. A estrutura da prova também não mudou: no primeiro dia serão aplicadas as provas de Redação, Linguagens e ciências humanas, com duração de cinco horas e meia, e no segundo dia, as provas de ciências da natureza e matemática, com cinco horas de duração. As inscrições deverão ser feitas das 10h do dia 7 de maio às 23h59 de 18 de maio deste ano. A taxa de inscrição foi mantida em R$ 82. O pagamento deve ser feito entre os dias 7 e 23 de maio. Isenções A solici…

Mais Visitadas

Assunção: Deus recorre aos humildes

Filme luso-brasileiro com índios Krahô vence Festival de Cinema de Lima

Evento em São Paulo discute as questões do homem contemporâneo

Parabéns, Padre Geovane!

1º Festival de Literatura do Sertão do São Francisco vai homenagear escritor de Petrolina, PE