Pular para o conteúdo principal

Chorões - Gonzaga Mota

Gonzaga Mota*

Pedindo permissão ao Nirez, digno confrade do Instituto do Ceará, conhecedor do assunto, tomei a liberdade de fazer sucintamente algumas observações sobre as raízes da Música Popular Brasileira. Além de gostar, sou um curioso. Todos nós, principalmente, parte significativa dos nossos jovens precisa conhecer a origem da MPB, para elevar a autoestima e o sentimento de brasilidade. 

Dentre os vários gênios da nossa cultura musical, destacaria uma chorona e dois chorões, autores de belos ritmos como choro, polka, samba, valsa e marcha. Chiquinha Gonzaga(17/10/1847 - 28/02/1935) primeira maestrina do Brasil, sofreu preconceitos mas conseguiu superá-los em razão de sua forte personalidade e de sua dedicação à música. Participou da campanha abolicionista e da proclamação da República do Brasil. 

Dentre as dezenas de composições, destacam-se os choros Atraente e Corta-Jaca, bem como a belíssima e poética valsa Lua Branca. Ernesto Nazareth (20/03/1863 - 01/02/1934), principal nome do Tango Brasileiro, subgênero do choro, conforme Mário de Andrade: "compositor brasileiro dotado de uma extraordinária originalidade, porque transita com fôlego entre a música popular e erudita, fazendo-lhe, a ponte, a união, o enlace". Ressalto: Apanhei-te Cavaquinho, Atlântico e Odeon. 

Mestre Pixinguinha(23/04/1897 - 17/02/1973), imortal como Chiquinha e Nazareth, fabuloso, perfeito influenciou os maiores nomes da MPB. Dentre muitas, três obras merecem destaque: Carinhoso, Rosa e Lamento. Buscando ajuda em Vinícius, digo: Saravá Chiquinha, Nazareth e Pixinguinha.


*É membro da  Academia Metropolitana de Fortaleza, poeta, escritor, professor da UFC e ex-governador do Ceará

Comentários