Pular para o conteúdo principal

Presidência


PRESIDENTES DA AMLEF
Biênio 2018-2019 (atualmente): FRANCISCO RÉGIS FROTA ARAÚJO

REGIS FROTA, advogado, economista, cineasta, com mestrado e doutorado em Direito Constitucional pela Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, onde viveu entre os anos 1994/1998. É professor associado III, da UFC, na graduação e na pós-graduação em Direito, possui diploma de livre-docente em Direito Constitucional pela UVA (Sobral – CE), bem como cursa, desde 2010, um MBA em Direito Constitucional Comparado (MCL), na Samford University (Birminghand-Alabama-USA), em Cumberland School of Law, ao tempo em que participa do convênio UFC/Université de Havre (França), para proferir conferências naquela universidade (2009).
Diplomado nos anos 1970 pela Universidade Católica de Minas Gerais em Cinema estagiou, em 1976, na Cinemathéque Du Quebec (Canadá) e realizou vários documentários em Super 8 e em 16 mm (A poesia folclórica de Juvenal Galeno (1971), Meninos de aço (1976), co-dirigiu e coproduziu com Elizeu Ewald Rezende, o documentário ficcional Ópera (1975), Franz Kafka (1975), premiado em Curitiba-PR), e muitos outros, e atualmente, coordena o programa editorial Direitos Fundamentais, Cinema e Literatura.
Participa, outrossim, de vários conselhos editoriais com destaque para o da Revista do Instituto dos Advogados do Ceará (IAC), Revista de Estudos Constitucionais Latino-americanos e da Revista da AIADCE (Associação Iberoamericana de Direito Constitucional Econômico), a qual preside desde 2001. É membro efetivo do ICET (Instituto Cearense de Estudos Tributários), e membro vitalício da Academia Fortalezence de Letras (AFL) e da Academia Sobralense de Estudos e Letras (ASEL). Integra o conselho superior da Fundação Paulo Benevides (FPB), desde 2009, sendo coordenador da Especialização em Direito Público da UFC.
Publicou vários livros dentre os quais se destacam, em 2ª edição:
“Solidaridad Contitucional en Brasil” (2005);
Meios e mensagens: história da comunicação (2006);
Direito e comunicação: os limites da informação (1997), pela editora Laiovento, de Galícia-Espanha;
Coordenou várias obras coletivas como “Metodologia do Ensino Jurídico: propostas e debates” (2009);
Direitos Fundamentais, Cinema e Literatura (2011);
Já publicou mais de 50 artigos científicos em revistas nacionais e estrangeiras.
Atualmente, assume, como presidente da Academia Cearense de Cinema (ACC), com o blog: http://accfortalezace.blogspot.com.br/; e membro efetivo da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza (AMLEF), com o blog: http://www.amlef.com.br/.






Biênio 2016-2017: GRECIANNY CARVALHO CORDEIRO

GRECIANNY CARVALHO CORDEIRO é Promotora de Justiça no Estado do Ceará. Mestre em Direito Público pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ e pela UNIVERSIDADE DE FORTALEZA. Autora dos livros jurídicos: PENAS ALTERNATIVAS - UMA ABORDAGEM PRÁTICA (2ª ed.) e PRIVATIZAÇÃO DO SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO (2ª ed.), pela Editora Freitas Bastos, Rio de Janeiro. Articulista do JORNAL O ESTADO. Autora dos romances: ANJO CAÍDO (Novo Século), TROIA – UMA VIAGEM NO TEMPO (REBRA/Scortecci) e MARCAS DA INOCÊNCIA (Giostri). Em coautoria com Luiz Gondim, escreveu POEMAS A QUATRO MÃOS (vols. 1 e 2) (Premius). Foi Presidente da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza no biênio 2016-2017.

Lançou os livros:

MARCAS DA INOCÊNCIA

Rebecca Thompson mora em Nova York e tem tudo o que uma jovem pode querer: beleza, dinheiro, inteligência e um maravilhoso futuro pela frente. Mas sua vida dá uma enorme reviravolta quando é acusada do assassinato de Sandy FitzGerald, sua melhor amiga.
Ficção e realidade se encontram neste romance, cujo enredo passa pelo crescimento dos Estados Unidos após a Grande Depressão, a ascensão do nazismo, o Holocausto, a Guerra Fria e outros acontecimentos marcantes do século XX. (GIOSTRI.2014).






TROIA: UMA VIAGEM NO TEMPO convida o leitor a uma empolgante viagem pelo mundo de Homero, pela Guerra de Troia, com seus mitos, deuses e heróis.
Mário é um garoto que, em circunstâncias misteriosas, cruza o portal do tempo e chega à bela e rica cidade de Troia. Com a ajuda da princesa Cassandra, passa a morar no castelo de Príamo, tornando-se um dos soldados do príncipe Heitor e participando dos principais eventos que marcaram essa guerra épica entre gregos e troianos.
Aventura, fantasia, mitologia, suspense, ação, romance, são os ingredientes que tornam TROIA: UMA VIAGEM NO TEMPO um livro fabuloso. (REBRA/SCORTECCI.2012)





ANJO CAÍDO é um romance policial eletrizante que aborda os bastidores do turismo sexual, da exploração sexual de adolescentes e do tráfico de mulheres.
Maria da Silva resolve se prostituir na adolescência e logo se torna o braço direito de um dos maiores agenciadores de mulheres para abastecer o mercado do turismo sexual no Ceará, especialmente fomentado por turistas estrangeiros. Transformada em escrava sexual numa boate de luxo em Milão, Maria da Silva é alvo de investigação das polícias brasileira e italiana, que buscam desvendar as redes criminosas do turismo sexual e do tráfico de mulheres. (EDITORA ABC.2009)









Comentários